CCJ – 08/Abr/2017

       A audiência pública regional do Programa de Metas de Casa Verde/ Cachoeirinha aconteceu no Centro Cultural da Juventude (CCJ) e teve a presença de cerca de 80 lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil, para apresentar propostas ao Programa de Metas Municipal.

 

Apresentação do programa pela secretária adjunta de Esportes Daniela Castro.Apresentação do programa pela secretária adjunta de Esportes Daniela Castro.

 

REPRESENTAÇÕES – A prefeitura se fez representar pelo secretário municipal do Esporte Jorge Damião, pela secretária adjunta Daniela Castro e pelo prefeito regional Paulo Cahim. Já pela sociedade civil estiveram presentes: Movimento Urbano Agroecologia, Rede Cidadã, É hora da Horta, Associação Sucupira Cachoeira dos Antunes, Ciclo ZN, Núcleo do Imirim, UMPAS, Instituto Social Sem Barreiras, Conselho Municipal Participativo Casa Verde/Cachoeirinha/Limão, CADES da Casa Verde, Associação Futuro Melhor, Movimento Parque do Peruche, CONSEG Santa Maria, Comunidade União de Luta Casa Verde, entre outras entidades.  

 

O prefeito regional Paulo Cahim abre o evento.O prefeito regional Paulo Cahim abre o evento.

 

DINÂMICA – Após as apresentações Paulo Cahim explicou a dinâmica da audiência e a importância da participação popular na construção do Programa de Metas: "Um governo democrático tem que ouvir a comunidade, quem sabe dos problemas são os próprios moradores. Nós estamos dando ênfase para que a população possa se manifestar livremente com suas proposta", disse o prefeito regional.  Daniela Castro foi objetiva e explicou as etapas de construção do Programa.

PARTICIPAÇÃO – Durante o evento foram contabilizadas 24 intervenções do público, 19 intervenções por escrito e foram entregue dois documentos para contribuir com o Programa de Metas Municipal. Os temas mais citados foram urbanização e pavimentação, como resumiu Cris, coordenadora do Conselho Participativo Municipal (CPM) da Casa Verde/Cachoerinha/Limão. Outros temas levantados foram: Esporte, Áreas Verdes, Transporte, Saúde, Educação, Pessoa com Deficiência e Moradia, além dos pedidos de construção de creches, ETEC's, CEU's, Centro Esportivos e parques na região.

 

Público presente no Centro Cultural da Juventude.Público presente no Centro Cultural da Juventude.

 

DESTAQUES I - Pelo menos sete munícipes levantaram que a região sofre com alagamento e com falta de urbanização. Entre os problemas mais graves estava o alagamento causado por uma obra mal acabada da PMSP na Rua Cachoeira dos Antunes, no Jardim Peri, citado em quatro intervenções dos representantes de associações e lideranças comunitárias durante a audiência. Cinco intervenções de cidadãos pontuaram problemas relacionados a áreas verdes e propostas relacionadas à sustentabilidade. Segundo Aluísio, representante do CADES da Casa Verde, a região não tem parque e ainda cita a devastação ambiental do Rodoanel como necessidade de construção de mais áreas verdes. Rita, do movimento É Hora da Horta, propõem criação de hortas comunitárias como forma de melhorar a alimentação da população local, em especial de crianças e adolescentes em ambientes escolares.

 

DESTAQUES II – Representantes do CPM Casa Verde/ Cachoeirinha/ Limão levantaram a necessidade de aumentar o orçamento da região. Segundo Cristina Gerêmias, secretária do CPM, a região precisa de mais recursos para atender a região e ainda questiona se as propostas do Plano Orçamentário Anual serão respeitadas dentro do Plano de Metas. Espaços abandonados foram bastante citados pelos participantes. Alguns falaram sobre problemas de ocupações de moradia, outros falaram que nestes espaços abandonados acontecem problemas de consumo de drogas. Entre as vozes dissonantes estava Fábio, liderança comunitária, que citou uma viela abandonada e propôs um projeto de criar um espaço cultural como forma de ocupação do espaço.

 

DESTAQUES III – Alguns participantes também usaram a fala para questionar atitudes da atual gestão, entre eles o Willian, do Ciclo ZN, que pediu mais investimento em mobilidade urbana e criticou a atitude do novo governo em apagar algumas das ciclofaixas da cidade. Outro questionamento foi de Otacílio, do movimento Parque Peruche, que criticou a atitude da PMSP em frear a construção da obra da UBS Brasilândia. Ele ainda citou que grande parte do dinheiro público destinado à saúde estava indo para iniciativa privada por conta do programa Corujão da Saúde, mas que não contemplava os moradores da periferia.

 

Secretário de Esportes Jorge Damião.Secretário de Esportes Jorge Damião. Comunidade presente.Comunidade presente.

 

Minudências:
@ Também marcaram presença de representantes dos vereadores Eduardo Suplicy, Police Neto, Aline Cardoso e Claudinho, e os deputados Celino Cardoso e Leci Brandão.
@ O Programa de Metas provisório contém 50 metas, 69 Projetos e mais de 430 linhas de ações. Esses números devem mudar na versão definitiva, que pretende ouvir as sugestões feitas nas audiências publicas. O Programa deve estar concluído em Junho.
@ Ao todo foram 38 Audiências Públicas para discussão do Plano de Metas, sendo: 32 em cada Prefeitura Regional, cinco audiências regionais e uma audiência geral.
@ A prefeitura regional Casa Verde/ Limão/ Cachoeirinha, segundo o IBGE 2010, tem uma população de 309.376 habitantes.
@ As manifestações nas plataformas digitais podem ser feitas nas páginas: programademetas.prefeitura.sp.gov.br ou planejasampa.prefeitura.sp.gov.br

Texto e fotos: Lucas Antonio

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado