Pracinha da EMEF João Amos, Jardim Vista Alegre – 1º/Jul/2017

      A Associação Frida Kahlo (Afrika), em parceira com o coletivo Estética Urbana, realizou a 2ª edição da ação O Rap Fortalece. O evento contou com os grafites do artista Borgo e das crianças da pracinha do João Amos e apresentações musicais de diversos grupos de rap da região, além das apresentações das crianças que participam do projeto A Rua É Cultura.

  

Crianças apresentando as músicas escritas por elas na oficina de MC.Crianças apresentando as músicas escritas por elas na oficina de MC.

 

TRANSFORMAÇÃO – A ação surgiu dentro do projeto A Rua É Cultura, da Afrika em parceria com o Coletivo Estética Urbana. Segundo o coletivo, a idéia é fazer intervenção social, pegando um Sábado por mês para fazer um som na praça, levando a arte do rap como referencial de transformação social para a comunidade. Os Sábados da pracinha do João Amos sempre têm a presença de crianças, adolescentes e jovens que aproveitam o espaço para jogar bola, empinar pipa ou andar de skate. Porém a ação O Rap Fortalece chamou a atenção dos costumeiros freqüentadores da praça, em especial das crianças, que acompanharam as atrações e participaram do grafite e das apresentações musicais.

 

ATRAÇÕES – As apresentações musicais começaram às 13h com o coletivo Estética Urbana, em seguida vieram os grupos Jova Zoo, Última Chance, Davila, Sistema Cão, Phantom, Norowest Niggas, Juventude Retitude, Bishop Gang e Gorila Branco com o Keshada. Durante as apresentações houve momentos de free-style com os artistas que prestigiavam o evento, além do grafite do Borgo e da apresentação musical das crianças que participam do projeto A Rua É Cultura.

 

Crianças grafitando a tela de madeira junto com o artista Borgo.Crianças grafitando a tela de madeira junto com o artista Borgo.

 

AFRIKA – A Associação Frida Kahlo é fruto da união de jovens advindas de diferentes espaços de atuação, mas com o objetivo comum de contribuir para o fortalecimento e empoderamento de jovens com enfoque nos temas de direitos humanos, raça/etnia, feminismos, gênero, direitos reprodutivos e sexuais. Dentre os vários temas desenvolvidos, a co-responsabilidade entre mulheres e homens é um tema central no cotidiano da entidade. Estética Urbana é um coletivo de educadores, produtores culturais e artísticos situados na ZN. O coletivo surgiu no inicio deste ano junto com o projeto A Rua é Cultura. A proposta do coletivo é atuar nas periferias e comunidades, levando a mensagem por meio da cultura Hip Hop.

 

Público na praça prestigiando as apresentações musicais.Público na praça prestigiando as apresentações musicais.

 

Minudências:
@ O projeto A Rua É Cultura acontece com o apoio do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente de SP. Nele acontecem oficinas de break, grafite, DJ, MC, percussão e esporte.
@ O projeto acontece dentro da EMEF João Amos Comenius, que fica na Praçinha do João Amós, no Jardim Vista Alegre,  e no Centro de Juventude Helena Portugal Albuquerque, no Tremembé.
@ A proposta do projeto é valorizar a cultura do Hip Hop e usá-la como agente de transformação social e conscientização.
@ A próxima edição da ação O Rap Fortalece está prevista para acontecer no 1º sábado de Agosto.
@ O Jardim Vista Alegre, na Brasilândia, é seguramente um dos bairros de mais alto índice de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo.

 

Telas de grafite do artista Romarinho e das crianças da praça.Telas de grafite do artista Romarinho e das crianças da praça.

Fotos e texto: Lucas Antonio

# Matéria com apoio de Tecnolamp

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado