Distrital Nordeste – 05/Nov/2015
A cada dia o e-commerce (venda de produtos pela internet) ganha mais adeptos, com o uso disseminado dos smartphones, os “celulares inteligentes” que fazem tudo. Entre uma mensagem de Whatsup e uma consulta ao Facebook, que tal fazer uma compra? O pequeno comerciante precisa estar ligado nessa nova plataforma de vendas, e para isso a Distrital Nordeste da Associação Comercial de SP convidou o engenheiro Allyson Neto, da empresa Think2Biz, para orientar sobre a melhor forma de se posicionar nesse mercado crescente.
RELEVÂNCIA – Allyson apresentou a palestra “Negócios Através da Internet” no auditório da nova sede da Distrital Norte, no coração da Vila Maria. O evento foi aberto por Fernando Trindade, conselheiro da entidade. “Temos que ser relevantes em tudo o que fazemos, senão vamos ser engolidos”, considerou Trindade, se referindo ao e-commerce e à necessidade do comerciante estar aberto para essa nova realidade. Cerca de trinta pessoas acompanharam o encontro.
NÚMEROS – A primeira tela apresentada por Alisson mostrou a abrangência da internet em nosso cotidiano. Em apenas 60 segundos, de acordo com o palestrante, 70 novos domínios são registrados na internet, 15 mil músicas são baixadas na web, 571 novos sites são criados e dois milhões de buscas são feitas no Google, entre outros números exuberantes. Segundo Alysson, 54% da população é ativa na internet e 39% das pessoas tem celulares. Em 2015 se estima em R$ 43 bilhões o valor de vendas feitas por e-commerce, mostrando a grandeza dessa modalidade.
PLANO – Uma plataforma de e-commerce pode custar desde R$ 3 mil até R$ 150 mil. Esse valor varia conforme o porte da empresa, o número de itens à disposição, complexidade dos serviços oferecidos, entre muitos outros itens. Por isso Alysson afirmou a necessidade da empresa ter um plano de negócios, que vai mapear tudo o que se quer nessa nova plataforma. Para começar, o sistema de e-commerce tem que dialogar totalmente com a loja física, que a maioria dos comerciantes já possui. E deve interagir com o financeiro e a expedição de mercadorias da empresa.
DICAS – O consultor deu uma série de dicas para quem quer iniciar o e-commerce em seu negócio, mas a complexidade que a nova modalidade traz para a empresa, principalmente quando as vendas superam um número de 30 vendas por dia, pede uma plataforma bem construída, que automatize as atividades e evite trabalho manual excessivo. Isso só um profissional competente pode planejar e executar, já antevendo futuras necessidades, com o crescimento dos negócios.
Minudências:
@ Foi reforçada a importância de se conectar o site de e-commerce às redes sociais, como Facebook e Twitter.
@ Para Allysson, o Facebook Adds está dando mais retorno de vendas para as empresas do que os links patrocinados do Google.
@ Outra recomendação é ser ágil na resposta aos clientes, solucionando os problemas com o máximo de brevidade.
@ Outros números impressionantes da internet a cada 60 segundos: a Amazon vende 83 mil dólares e o Walmart faz 17 mil transações de e-commerce. São enviados 204 milhões de emails e o Youtube coloca no ar 70 horas de vídeos, em um minuto.
@ A Distrital Nordeste já está atendendo em sua nova sede, à av. Guilherme Cotching 1070, Vila Maria. Porém segundo o conselheiro José Correia o evento de inauguração ainda vai acontecer.
@ O diretor-superintendente da Distrital Nordeste é Michel Rocha.
@ Contatos com o consultor Alysson podem ser feitos por Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
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