Quadra da Escola de Samba V. Maria – 15/Out//2016.

      Para regularizar a situação civil de 29 casais de várias idades, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania – CIC realizou uma cerimônia comunitária na quadra da Escola de Samba Unidos da Vila Maria. O evento foi possível graças à parceria firmada entre a Secretaria e a escola de samba, que cedeu o espaço e organizou a estrutura da festa.

 

Casais aguardando a celebração da própria cerimônia.Casais aguardando a celebração da própria cerimônia.

 

SONHOS – Segundo a diretora do CIC, Ilda Nascimento, o ato também busca resgatar o respeito e a autoestima dos casais que, muitas vezes, já mantêm relação estável há anos e não possuem condições financeiras para arcar com os custos da união no civil. “Hoje está sendo um dia muito feliz para todos nós. O CIC Já realizou mais de 5.000 matrimônios proporcionando a realização dos sonhos de todos os envolvidos”, disse a coordenadora. “Aqui não é apenas a união formal, é o dia da consagração do amor”, disse o secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira, na cerimônia.

 

Troca de olhares e alianças.Troca de olhares e alianças. Casal e sua pequena dama de honra.Casal e sua pequena dama de honra.

 

REALIZAÇÕES – O casal Ana Maria, de 44 anos, e Adilson Rodrigues, de 49, representaram o enlace matrimonial dos outros noivos. “Estamos juntos há 29 anos. Minhas filhas (de 26 e 28 anos) souberam do evento e fizeram a inscrição para legitimar nossa situação”, contou Ana Maria. Já Adriana Oliveira, 35, e César Oliveira, 38, juntos há cinco anos, decidiram casar especialmente porque a cerimônia aconteceria na quadra da escola de samba. “Nós trabalhamos aqui; a Vila Maria é a escola do nosso coração, a nossa grande paixão. Casar aqui é a realização de um sonho”, disse o casal.

 

BENEFÍCIOS – Sílvia Andrade, de 21 anos, e Rafael Garcia, de 25, fizeram questão de levar as filhas Ana Clara e Iara Maria, de quatro e três anos, respectivamente, como damas de honra do casamento. Para o casal Benedita, 53, e Márcio Ferreira 50, juntos há 19 anos, a certidão de casamento vai fazer a diferença. “Em muitas situações era necessário comprovar que éramos casados e não tínhamos o documento porque casar é muito caro. Com essa oportunidade de regularizar a situação gratuitamente, podemos realizar alguns sonhos, como o da casa própria.”

 

Momento da celebração matrimonial.Momento da celebração matrimonial.

 

PARTICIPANTES – Estiveram na cerimônia os representantes da Escola de Samba Unidos da Vila Maria: o presidente Adilson José de Souza; o diretor social Paulo Eduardo de Barros Fonseca e a gerente de responsabilidade Rosely Lopes. Ainda com o juiz de paz e presidente do Sindicato dos Juízes de Paz, Miguel Marques de Alcântara e o coordenador geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania da Secretaria da Justiça, Osmário Clímaco de Vasconcelos. Além de familiares dos noivos, servidores do CIC, e integrantes da escola de samba. Após a cerimônia, houve um show da bateria da Escola de Samba e feijoada gratuita para os convidados.

 

Minudências:
@ O 36º Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do Subdistrito da Vila Maria esteve presente na celebração providenciando as certidões de casamento aos noivos.
@ O casamento civil é um contrato firmado entre duas pessoas com o objetivo de constituir uma família.
@ Os preços para realizar o casamento civil variam de estado para estado, em São Paulo atualmente o custo para o casamento em cartório é de R$ 349,09, podendo chegar a R$ 1.232,10 para casamento em diligência (fora do cartório).
@ Há a possibilidade do casamento gratuito em todos os cartórios do país, porém exige declaração de pobreza.

Colaboração de texto e fotos:
Assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defensoria da Cidadania

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado