Av. Guilherme Cotching 1070, V. Maria – 26/Jul/2016
A Distrital Nordeste da ACSP, em seu projeto de ouvir as propostas dos principais postulantes à eleição municipal, recebeu o candidato João Doria (PSDB). Com 58 anos, pai de três filhos, casado há 23 anos, paulistano e filho de nordestinos, Doria esclareceu que o seu programa de governo está sendo montado com apoio de grupos de trabalho temáticos, sob a coordenação de André Franco Montoro e Marcos Campagnoni. A seguir os principais propostas apresentadas para o auditório lotado.
SAÚDE – “Uma das medidas práticas é voltar com os mutirões do Mario Covas. Eles vão atuar na recuperação de praças, de canteiros, das áreas de lazer, das AMAs, das unidades educacionais. Ao abraçar a área que você mora, você cuida.” “Não é possível que as UBSs só trabalhem de dia. Tem que funcionar 24 horas por dia.” “Vamos ter em 18 meses o prontuário eletrônico. Vai ter em seu prontuário todas as suas informações de saúde, e fazendo acesso pelo celular.” Foi apresentada ao candidato a proposta da comunidade de transformar em hospital um prédio abandonado ao lado do Parque V. Guilherme – Trote. Doria repassou essa proposta para seu coordenador na área de saúde, que com a palavra relatou que está sendo construída a proposta de uma rede de saúde regional, para dar amplo tratamento local aos pacientes. Estruturada essa proposta, será colocada para a população opinar.
EDUCAÇÃO – “O maior problema está nas creches. Vamos resolver isso não construindo creches, mas ocupando espaços públicos com creches, adaptar espaços já existentes para instalar creches, através de OSs (organizações sociais) com fiscalização, para atenderem bem.” “Vamos colocar tecnologia nas escolas. As crianças hoje já sabem manusear o celular melhor do que adultos. Criança quer tecnologia, quer celular, essa é a forma mais adequada.” “Vamos requalificar e valorizar os professores, que terão treinamento, inclusive da tecnologia, saber para poder ensinar. E remunerar com prêmios os bons professores e diretores.”
SUBPREFEITURAS – “Não se chamarão mais subprefeituras, serão prefeituras regionais, serão empoderadas, serão prefeitos regionais. Vamos dar condições, orçamento. Só vai administrar aquela prefeitura regional quem for do bairro. Isso é uma medida óbvia, pois quem conhece é quem mora. Se não for competente e honesto, os seus vizinhos estarão olhando para você todo dia. Acabou o tempo de subprefeituras em que pertenciam a A ou B, não haverá mais loteamento de subprefeituras. Não há negociação, não tem propriedade, a prioridade é a população do bairro. Não precisa ter votação para escolher o prefeito regional, precisa ter discernimento, com a responsabilidade do prefeito de nomear. Tem que ter ficha limpa.”
PRIVATIZAÇÕES – “Não faz o menor sentido a cidade de São Paulo ser detentora do Parque do Anhembi. Ele pode ser administrado pelo setor privado. Vamos privatizar sim, e usar esses recursos para saúde, educação e mobilidade pública. Serão duas privatizações: o pavilhão de exposições vai ser privatizado. E a área do sambódromo será privatizada também, mas o vencedor terá que preservar o carnaval gratuitamente para as escolas de samba.” “O Pacaembu não será privatizado, terá uma concessão para o setor privado, de 30 anos. O centro esportivo atrás do estádio continuará tendo acesso gratuito para a população, mas o estádio vai para o setor privado”. “Não faz o menor sentido o autódromo de Interlagos ser administrado pelo poder público. Nós vamos fazer em Interlagos o maior espaço de shows da cidade, o grande parque de eventos de São Paulo será lá.” “Todos os mercados municipais serão concessionados, vão para o setor privado administrar.” “O setor privado vai construir as habitações populares, fiscalizado pelo poder público” Sobre o terminal de cargas João Dias, “a nossa ideia é concessionar ao setor privado, aumentando a eficiência.”
PROMESSAS AVULSAS 1 - Propôs colocar as questões de recuperação do Parque Vila Guilherme - Trote para o grupo de trabalho de cultura da campanha. “São Paulo Cidade Digital. Vamos fazer de São Paulo uma cidade 5G, com wi-fi gratuito nas praças e avenidas.” Sobre obras públicas, repudiou a proposta de ter plebiscitos para grandes obras: “Vamos ser uma gestão de decisões, com humildade. A voz do comando não é a voz do poder, é a voz da humildade. Se errar, dou um passo atrás, para dar dois passos à frente.” “Vamos requalificar a GCM, dando treinamento. E integrar com a PM. Vamos acabar com a indústria da multa. Na semana seguinte à posse mudam as velocidades nas duas marginais, passam a 70 e 90 km/h.”
PROMESSAS AVULSAS 2 - Sobre a questão dos taxistas X Uber: “Temos que olhar que a modernidade pede um olhar para os aplicativos. Não pode haver privilégios, os aplicativos não podem ter vantagens sobre os taxistas. É preciso ter equidade, sem privilégios. Convivência respeitosa e em igualdade de competição.” Para combater os pancadões: “É preciso que a prefeitura tenha um programa vigoroso de lazer nas periferias, para reduzir os pancadões, dando uma alternativa sólida, para não deixar com taquicardia os pais e avós vendo os filhos irem aos pancadões.” “O córrego da Paciência tem que ser olhado com prioridade. Não sou contra as ciclovias e as ciclofaixas, sou contra o custo de implantação das ciclovias. Onde elas forem efetivamente usadas, serão preservadas e conservadas. Onde não são usadas, e prejudiquem o comércio local, não serão mantidas.”
PROMESSAS AVULSAS 3 – “Vamos fazer regularização fundiária, porque é muito mais barato regularizar, do que retirar para requalificar a região. É melhor regularizar e oferecer os serviços públicos mínimos, começando pela regularização básica do endereço.” “Vamos manter os conselhos participativos e empoderá-los.” Sobre os idosos: “Têm que ter o acolhimento. Não gosto do nome Creche do Idoso, por enquanto temos o nome provisório de Clube da Maioridade, com acolhimento e atividades de lazer e entretenimento.” Doria quer oferecer aos deficientes oportunidades de trabalho, de acessibilidade e de respeito. Sobre os moradores de rua e dependentes químicos, colocou que terá um programa de internação de dependentes.
Minudências:
@ A mesa do encontro foi dirigida por Michel Wiazowski Rocha, diretor da Distrital Nordeste, ao lado de João de Favari (ACSP), Laércio Benko e Aníbal de Freitas (vereadores) e Ciro Moura (líder político).
@ O candidato fez um discurso de cerca de 20 minutos, e ficou quase uma hora respondendo perguntas.
@ Frases interessantes do candidato: “Dos 13 anos aos 58 anos trabalhei duro pra chegar onde cheguei”; “Ou troteia ou sai da estrada”; “É preciso ter capacidade de prefeitar”; “Abro mão de quatro anos de salário, vou doar os 48 salários, para 48 entidades do 3º setor”; “Vou trazer empresas, investidores nacionais e internacionais para investir em São Paulo”.
@ Veja AQUI a postagem no blog Brittadeira, sobre a vinda do candidato à Distrital Norte
Postar comentário