CECCO Trote – 17/Dez/2014

      O encontro de encerramento de ano da Rede Social Zona Norte não poderia ter sido mais “zen”: as moças da oficina de plantas medicinais falaram tudo sobre a erva do dia, a melissa, com direito a degustação.  Depois teve dinâmica sob as árvores, comes-e-bebes e troca de presentes secretos. Tudo fechando 2014 com muita harmonia.

 

Momento da oficina de ervas aromáticas.Momento da oficina de ervas aromáticas.

ERVAS – A reunião aconteceu no Centro de Convivência e Cooperativa – CECCO Trote, que ocupa o casarão central do Parque Vila Guilherme-Trote. Nesse horário tinha a oficina de plantas medicinais, então os membros da Rede participaram da atividade.  Eloina França, Janete Costa, Christiane Valezim e Neide Neres fizeram passar pelo grupo ramos de uma planta com forte aroma, perguntando que erva era aquela.  Todos lembraram do cheiro, mas não do nome da planta.  Depois foi servido um chá da mesma, e uma aula sobre suas propriedades.  Tratava-se da melissa, também conhecida como erva-cidreira.  Cada oficina trabalha conceitos de uma erva diferente.

DINÂMICA – Nenhum tema foi apresentado ou discutido.  Todos queriam atacar a mesa de salgados, entre os quais fizeram sucessos os patês da Shirley e o “pesto” do Sérgio Matrigani, devidamente devorados com pães variados.  Lá pelas tantas o grupo se dirigiu à beleza externa do Parque Vila Guilherme-Trote, e à sombra da frondosa Fícus fez uma dinâmica de integração.  Depois voltaram às guloseimas, antes de encerrar com uma entrega de amigo secreto, que ficou mais animada quando a turma aprendeu a “roubar” o presente de alguém. Aí rolou um grande troca-troca de presentes...

Membros da Rede no Parque Vila Guilherme-Trote.Membros da Rede no Parque Vila Guilherme-Trote.

LIBERDADE – A Rede Social Zona Norte tem quatro anos e meio de existência.  Nesse período centenas de entidades participaram do coletivo.  Muitas já saíram, porque o conceito de rede dá total liberdade de ação, e o compromisso existe enquanto existe a vontade de estar comprometido.  Lidar com a horizontalidade das redes não é tão simples quanto parece, pois desafia velhas posturas já arraigadas.  Mas como todas as coisas boas e saudáveis, traz resultados positivos a quem persiste.  Vida longa à Rede Social Zona Norte!

Minudências:
@ Passaram pelo encontro a coordenadora do CECCO Trote, Ana Célia Marques, e a diretora do parque, Patrícia Prado.
@ O Parque Vila Guilherme-Trote é resultado da união do antigo Parque da Vila Guilherme com a área da antiga Sociedade Paulista de Trote, que foi desapropriada pela prefeitura para a implantação de um novo parque.
@ Às 4ªs-feiras, das 9 às 10h, é feita distribuição gratuita de mudas de ervas medicinais no parque, na entrada pela rua São Quirino.
@ A oficina de plantas medicinais acontece às 2ªs-f e 4ªs-f, às 14h.
@ O parque fica na av. Nadir Dias de Figueiredo esquina com a rua Chico Pontes, na Vila Guilherme.
@ A RSZN se reúne itinerantemente, na 1ª e na 3ª quarta-feira de cada mês. Veja AQUI o blog da Rede Social Zona Norte.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado