Tucuruvi – 07/Out/2015

      Uma homenagem para incentivar o compromisso com a sociedade.  Essa é a proposta da entrega da medalha Brigadeiro Tobias Aguiar a civis e militares, pelo comando da PM, em solenidade na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Trata-se da maior condecoração concedida pela instituição, que tem no brigadeiro um de seus principais nomes.

 

Momento da solenidade da Academia do Barro Branco.Momento da solenidade da Academia do Barro Branco.

OUTORGA – A condecoração foi instituída por decreto em Dez/1965, em homenagem ao fundador da corporação, para premiar personalidades civis ou das Forças Armadas que contribuíram para o desenvolvimento da instituição em sua trajetória e que de alguma forma merecem a outorga.  O comandante da Polícia Militar, cel. PM Ricardo Gambaroni, fez a outorga das medalhas após os tradicionais ritos, com os homenageados perfilados no pátio da academia. O momento foi de grande comoção, embaixo de Sol forte.

Diretoria da Distrital Norte da ACSP no evento.Diretoria da Distrital Norte da ACSP no evento.

CORAÇÃO – O discurso do comandante Gambaroni falou do legado da medalha para as futuras gerações e do papel social que a Escola desenvolve e representa, além de tudo o que os agraciados pela honraria já fizeram pela instituição. O discurso abordou as parcerias com agentes da Marinha, assim como do Exército brasileiro e da Polícia Ambiental, ressaltando a questão da sustentabilidade, que é uma preocupação atual. “Essa medalha é muito mais que uma medalha, é a entrega do coração da Polícia Militar”, enfatizou o comandante.

SANGUE – A preocupação com a eficiência e a necessidade de se agilizar os processos da corporação e tornar-se menos burocrática para um melhor atendimento à população também surgiu no discurso de Gambaroni, que lembrou dos riscos que policiais militares passam para salvar vidas de pessoas que não conhecem. Na sequencia o secretário adjunto de Segurança Pública Mágino Alves Barbosa Filho, representando o governador, afirmou: “Essa é uma honra que deve ser carregada com muito zelo, pois carrega o sangue de muitos soldados”.

Regimento em destaque.Regimento em destaque. George Ayoub com coronel PM.George Ayoub com coronel PM.

CIVIS – A direção da Distrital Norte da Associação Comercial de SP compareceu em peso à cerimônia, prestigiando a recebimento da medalha por seu diretor-superintendente George Ayoub.  Ao lado dos empresários Carlos Alberto Baumgart e Ricardo Della Rosa, e do médico Almir Ferreira de Andrade, Ayoub foi dos poucos agraciados civis sem vínculo com o poder público ou empresas estatais, entre os 51 homenageados.

Minudências:
@ Tobias Aguiar nasceu em Sorocaba, sendo oriundo de uma rica família de fazendeiros do interior de São Paulo e entrou no regimento militar aos 26 anos. Foi um dos chefes da Revolução Liberal de 1842 em São Paulo e um dos líderes do pensamento liberal daquele tempo.
@ O brigadeiro combateu no Rio de Janeiro contra tropas portuguesas que se opunham à independência.
@ A Polícia Militar foi fundada em 1831, contudo naquele período atendia pelo nome de Guarda Municipal Permanente.
@ Veja AQUI matéria do evento de comemoração dos 70 anos do prédio da Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Texto: Ronaldo Lages
Fotos: Ronaldo Lages e ACSP Distrital Norte

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado