Invernada da PM - Abril/2015

      Visando ampliar a área de vivência dos animais silvestres do Horto Florestal, o projeto “Ponte de cordas para travessia de fauna arborícola”, iniciado em Novembro/2014, tem agora continuidade com uma nova etapa, executada dentro do Clube dos Oficiais da PM. Essa nova ligação permitirá que os animais, principalmente bugios, cheguem até a grande área verde da Invernada da Polícia Militar.

 

Transportando a ponte de corda.Transportando a ponte de corda.

OBJETIVOS – Segundo Fábio Ferrão, biólogo e coordenador do projeto, a atividade tem dois objetivos: 1 – a construção de uma passarela aérea para bugios e demais animais silvestres com habitat arborícola sobre a alameda de acesso à entrada do salão social do clube dos Oficiais da PM, e 2 – proporcionar aos jovens escoteiros e lobinhos do 360º Grupo Escoteiro Primeiro de Brownsea a oportunidade de trabalharem em conjunto no contexto socioambiental, colaborando com os aspectos ambientais da cidade.  

Local em que será erguido o corredor de fauna.Local em que será erguido o corredor de fauna.

PARCERIA – “A responsabilidades dos jovens do Grupo Escoteiro Primeiro de Brownsea nas questões de preservação e conservação do meio ambiente, somado a valorização que o Clube dos Oficiais da PM possui na educação objetivando um futuro melhor, resultaram nessa parceria no projeto”, segundo Ferrão.  Todos os gastos para a execução, como o material usado na construção da ponte e o lanche para os jovens foram doados pela direção do Clube dos Oficiais da PM.

SEGURANÇA – Os escoteiros e lobinhos atuaram na montagem da passarela, colocando em prática noções e valores que aprendem no Escotismo.  Será agendado com o Corpo de Bombeiros o auxilio para fixação da ponte de cordas no alto das árvores, objetivando a passagem segura dos animais silvestres arborícolas (macaco-prego, sagui, bugio, caxinguelê, saruê, ouriço-cacheiro, entre outros), minimizando possíveis atropelamentos na alameda de acesso ao salão social do clube.

Montagem da ponte de corda.Montagem da ponte de corda. Ponte  de corda em preparo.Ponte de corda em preparo.

Minudências:
@ Clique AQUI para ver como foi a 1ª etapa do projeto, que ligou o Horto à área do clube, instalando  instalou pontes de corda sobre a av. Luiz Carlos Gentile de Laet e sobre a rua Mamud Rahd.
@ A Invernada da Polícia Militar, também conhecida como Invernada do Barro Branco, é uma imensa área verde de cerca de 1,2 milhão de metros quadrados, quase toda coberta com vegetação.
@ Nessa área estão diversos equipamento da PM, entre eles a Academia de Oficiais do Barro Branco, o canil da PM, o presídio da PM, o Hospital da PM e o clube dos Oficiais. Segundo a divisão oficial da cidade, a Invernada da PM se localiza na área do distrito Tucuruvi.
@ A ligação dessa grande área verde com o Horto Florestal, e por extensão com a serra da Cantareira, se dá exatamente por onde estão sendo construídos os corredores de fauna com as pontes de corda, ou seja, pela área do clube dos Oficiais da PM.
@ Essa atividade credenciará que os jovens escoteiros que participaram, após preencher questionários e outras etapas do processo, possam obter a Insígnia Mundial de Meio Ambiente – IMMA.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado