Boulevard O Pátio – 17/Out/2015

      Que o Tremembé é o bairro mais fotogênico da ZN, parece não haver dúvidas.  Os vales com muitas árvores e ainda poucos prédios, a proximidade da serra da Cantareira, a linha do trenzinho da Cantareira até a década de 1960, tudo isso colaborou para paisagens especiais.  Assim, diversos pintores têm retratado o bairro ao longo das décadas.  Mais recentemente a pintora Regina Maura Mendonça se dedicou especialmente a pintar o Tremembé, e preparou uma mostra com alguns de seus quadros no Shopping Boulevard O Pátio.

 

Momento da inauguração.Momento da inauguração. Quadros em exposição.Quadros em exposição.

18 ANOS – Uma data especial permitiu a reserva de uma loja especialmente para abrigar a exposição: o Boulevard O Pátio está completando 18 anos de funcionamento.  Situado no centro do Tremembé,  o shopping  tem uma decoração de “cidade cenográfica”, que remete à passagem do tempo.  “Aqui é uma sequência do tempo, em que a gente revive, convive e transmite, com a emoção de que há 70 anos tinha nesse mesmo local um circo com leão, elefante, bailarina e equilibrista”, lembrou Mauro Victor, proprietário da área. “E aqui não é só comércio, aqui é uma cultura, é um cultivo do passado, do DNA do Tremembé antigo, projetando o futuro”, completou Victor. 

Loja que abriga a exposição até o fim de Outubro.Loja que abriga a exposição até o fim de Outubro.

LOCAIS – Na exposição moradores lembrarão de prédios e paisagens antigas. Maria Regina Pontes cresceu no bairro e se encantou com os quadros.  “Estou achando ótimo, pela qualidade das pinturas e pela imortalização do bairro”, disse Maria Regina, que cresceu na rua Eduardo. O antigo Parque da Cantareira, visitado pelas alunas do colégio Santa Inês em 1911, a antiga sede da Sociedade Amigos do Tremembé, várias paisagens tendo a linha do trenzinho da Cantareira como referência,  a rua Maria Amália Lopes de Azevedo, quando ainda se chamava av. Pedro Vicente, tendo a igreja São Pedro de Tremembé ao fundo, são algumas das paisagens transformadas em quadro a óleo.

ARTISTAS – A família de Regina Maura Mendonça está no Tremembé desde a década de 1920.  Seu avô Theodomiro e a avó Maria de Lourdes fundaram a primeira farmácia em 1925.  Seus pais João Pedro e Hercy foram professores de destaque no bairro.  Hoje Regina Maura se dedica a pesquisar imagens antigas do Tremembé, tanto através de visitas a antigos moradores, quanto através da internet.  Ela está criando um acervo iconográfico que confirma que o Tremembé é um bairro verdadeiramente fotogênico, e a estimula a pintar mais quadros.

Quadro com a Sociedade Amigos de Tremembé.Quadro com a Sociedade Amigos de Tremembé. Regina Maura, Mauro Victor e padre Edmilson.Regina Maura, Mauro Victor e padre Edmilson.

Minudências:
@ Também estão expostos quadros da aquarelista Eddy Tricerri, e do pintor Claudio Mesquita.
@ O padre Edmilson, da paróquia São Pedro de Tremembé, fez uma benção na abertura da exposição.
@ Durante o evento um pequeno “corso” saiu pela rua Maria Amália Lopes Azevedo até o larguinho, e voltou, com personagens vestidos com a temática da séria Guerra nas Estrelas. 
@ Segundo Mauro Victor, mantenedor do Shopping Boulevard O Pátio, esse desfile remeteu ao espírito do antigo circo que, há 70 anos, saía pelas ruas mostrando suas atrações. “70 anos depois a gente faz esse mesmo circuito, com a mesma emoção, a mesma fantasia, na realidade é o tempo que não para”, afirmou Mauro Victor.
@ A exposição fica no Shopping Boulevard O Pátio, em horário comercial, até o dia 31/10.  O endereço é rua Maria Amália Lopes de Azevedo 79, Tremembé.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado