Rua do Horto 930, Tremembé – Fevereiro/2017

      Criado pelo Decreto 355 em 10 de Fevereiro de 1889, o Parque Estadual Alberto Lofgren, completa 121 anos de existência com atividades de 09 a 12/02.  Mais conhecido como Horto Florestal, o parque tem uma grande importância histórica, por ter sido a primeira área de conservação efetivamente implantada no estado de São Paulo.  Confira a programação. 

 

Vista de trecho do Parque Estadual Alberto Loefgren.Vista de trecho do Parque Estadual Alberto Loefgren.

 

PROGRAMAÇÃO – No dia 09/02 (5ª-f) das 8h30 às 15h30, haverá um mutirão de limpeza, com ponto de encontro no ex-Palácio de Verão.  No mesmo dia, às 16h, está programado um plantio de árvores, próximo ao campo de futebol.  De 10 a 12/02 o Museu Florestal Octávio Vecchi terá uma exposição de fotos.  E no dia 12/02 (Dom.) às 11h, será feita uma trilha pelo parque, com ponto de encontro no Museu Florestal. Tudo gratuito.  Além da grande área para recreação e amplo playground.

 
Vista do ex-Palácio de Verão, no passado usado pelos governadores do estado.Vista do ex-Palácio de Verão, no passado usado pelos governadores do estado.

 

HISTÓRIA – Criado no final do século 19 com a desapropriação do Engenho da Pedra Branca, o Horto Florestal – então chamado Horto Botânico – foi a base para a criação do Serviço Florestal no estado, hoje Instituto Florestal – órgão vinculado à Secretaria Estadual ndo Meio Ambiente. Abriga hoje o Museu Octávio Vecchi, também conhecido como “Museu da Madeira” devido ao rico acervo de amostras de madeiras e objetos produzidos pelo antigo serviço de marcenaria do IF.  O antigo Palácio de Verão do governo do Estado é outro edifício histórico no Horto, ultimamente usado para exposições.  A visitação a esse prédio é gratuita.


Entrada do Museu Florestal Octávio Vecchi.Entrada do Museu Florestal Octávio Vecchi. 

 

Minudências:
@ O Parque Estadual Alberto Lofgren fica na rua do Horto 931, Tremembé,
@ O parque situa-se ao sopé da Serra da Cantareira, a menos de 15 Km do centro da cidade. Constitui zona de amortecimento e área contígua ao Parque Estadual da Cantareira.
@ O parque possui uma área de 187 hectares, sendo que 35 são destinados ao uso público.
@ Uma grande parte do parque é usada como sede do Instituto Florestal.
@ Ao lado do Museu Octávio Vecchi há um monumento que marca a passagem do Trópico de Capricórnio, linha imaginária universal que separa a região equatorial da região temperada.
@ Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente está avançado o processo de concessão do Parque Estadual Alberto Lofgren para a exploração pelo setor privado.  Há um temor de que essa transformação gere a cobrança de ingresso para acessar o parque.  Essa possibilidade tem sido negada pela SMA.

 

Fotos:  Alunos do projeto Jovem Repórter Cidadão.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado