Escola Estadual Vila Albertina – 24/Set/2016

      Com o objetivo de incentivar a igualdade de gênero no esporte, e também estimular a prática de atividade física na comunidade, a Fundação Gol de letra – FGL promoveu o Festival Gol pela Igualdade, na Escola Estadual Vila Albertina.  “Além de um importante instrumento para a promoção da qualidade de vida, da inclusão social, da cidadania e do desenvolvimento humano, o esporte é também fundamental para o enfrentamento de questões relacionadas às desigualdades de gênero”, disse Sóstenes Brasileiro, diretor da FGL.

 

Futsal feminino integrando a comunidadeFutsal feminino integrando a comunidade

 

ATIVIDADES – O carro-chefe do festival foi o futsal feminino, com 150 meninas e mulheres jogando, em um total de 19 equipes presentes. E aconteceram atividades paralelas animando o público durante os jogos: coletivo feminino de graffiti, cine gênero com projeção de vídeos sobre a temática da igualdade de gênero, aula aberta de dança, roda de capoeira e música. Na abertura do evento os jovens monitores da Gol de Letra encenaram uma pequena peça de teatro e as agentes sociais fizeram uma intervenção, ambos mostrando situações cotidianas sobre respeito e diversidade.

 

Intervenção gerando consciência pela igualdade de gênero e respeito às mulheresIntervenção gerando consciência pela igualdade de gênero e respeito às mulheres

 

SUCESSO – Segundo os organizadores, a avaliação do primeiro evento com essa temática foi excelente. “Foi acima da expectativa em relação à participação e também de desenvolvimento das atividades, que aconteceram de acordo com o que foi planejado. Destaque também para a ampla presença da comunidade e o feedback positivo dos participantes”, afirmaram os coordenadores Sergio Andrade (programa Jogo Aberto SP), Cristiane Narciso (programa Comunidades), Patrícia Liberali (programa de Jovens) e Adriana Cancian (educadora e articuladora das atividades de Lazer aos Sábados).

 

Foto 3 – Muitos jovens participando na antiga sede da FGL, hoje Escola Estadual Vila Albertina.Muitos jovens participando na antiga sede da FGL, hoje Escola Estadual Vila Albertina.

 

Minudências:
@ Também participaram do festival o  Projeto de Futebol Feminino Santa Cruz/ USP, que veio do Butantã, além de grupos organizados e escolas públicas da Zona Norte.
@ Os apoiadores do evento foram Programa Cityzens Giving, do Manchester City; Lei de Incentivo ao Esporte, do governo federal, com apoio do Banco Daycoval, Odontoprev e TV Globo.
@ Após 16 anos de uso pela Fundação Gol de Letra, as instalações da rua Antonio Simplício 170 voltaram a ser ocupadas por uma escola pública, a Escola Estadual Vila Albertina.
@ A FGL dispõe de dois espaços dentro dessa escola: uma sala administrativa e uma sala para guardar materiais.  As atividades realizadas pela FGL na escola são: lazer aos Sábados (atividades de lazer e recreação abertas à comunidade) e capoeira para adultos, às quintas-feiras, das 18h às 20h.
@ A Fundação Gol de Letra foi criada no dia 10/12/1998 pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo. A data, escolhida propositalmente, marca também o Dia dos Direitos Humanos.
@ Saiba mais em www.goldeletra.org.br

 

Integrando e educando jovens através do esporte.Integrando e educando jovens através do esporte.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado