Casa de Cultura Tremembé – 27/Ago/2016

      Em Agosto de 2013 Noemi de Carvalho Moura foi procurada por representantes da subprefeitura Jaçanã/ Tremembé para a formação de um grupo de poesias no então Centro de Convivência e Cultura Cora Coralina.  Naquele momento nascia um dos saraus de poesia mais antigos da ZN.  O espaço mudou de nome – hoje é Casa de Cultura Tremembé –  e passou a ser administrado diretamente pela Secretaria Municipal de Cultura, mas mantém a tradição do sarau em todo o último Sábado de cada mês.

 

Música e poesia no sarau da Casa de Cultura Tremembé.Música e poesia no sarau da Casa de Cultura Tremembé.

 

PARCEIROS – Noemi de Carvalho Moura, coordenadora do sarau, lembra do começo das atividades: “Poucos meses depois da abertura Ieda Varejão ficou responsável pela Casa e trouxe Eufra Modesto. Ai começou o sarau”. Do grupo inicial ficaram  Maria de Lourdes Alba, Adilio Santos, Eufra e Noemi.   “Todos permanecem e dão sustentação à história do sarau”, relata a coordenadora, que inclui agora os nomes José Carlos Nakazone,  Maria Marta Vavassori e Sara Guerios como parceiros importantes no dia a dia do sarau.

 

Momento de declamação.Momento de declamação.

 

FORMATOS – O sarau se propõe a acolher todos os que chegam e pedem para ir à frente mostrar seu talento. São aceitos todos os formatos de arte que possam ser apresentados, como canto, música, poesia, crônica, texto, coral e oficinas artísticas da casa.  As apresentações não podem ser demoradas, para que todos possam participar.   O sarau de aniversário teve a presença de cerca de 40 pessoas.  Houve referências ao mês do folclore com poesia e música, e a lembrança de  Luiz da Câmara Cascudo,  reconhecido como o maior historiador e folclorista do Brasil.  “Todos que se apresentaram foram muito bem. Um diferente do outro”, considerou Noemi.

 

Público e artistas presentes no aniversário de 13 anos do sarau.Público e artistas presentes no aniversário de 13 anos do sarau.

 

Minudências
@ Noemi de Carvalho Moura nasceu em Itapeva – SP, mas mora na ZN desde 1967.  “Minha ligação com a poesia existe desde o tempo do ginásio, quando nos intervalos das aulas eu ia pra biblioteca e ficava lendo livros e informações. Comecei a escrever nesse tempo”, relata.
@ O sarau acontece sempre no último Sábado de cada mês, às 17h.
@ A Casa de Cultura Tremembé fica na rua Maria Amália Lopes de Azevedo 190, Tremembé.  Fone 2991-4291.
@ A CCT ocupa um prédio histórico no bairro, que no final da década de 1920 abrigava exibições de filmes mudos com música ao vivo e teatro.  Da década de 1930 até 1970 aí funcionou a Escola Estadual Arnaldo Barreto.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado