Jardim Filhos da Terra - 30/Jun/2016

Após três meses de estudos e vivências, 60 jovens de regiões de alta vulnerabilidade da ZN concluíram o curso do Projeto Jovem Repórter, desenvolvido na Associação Mutirão do Pobre, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Uma festa de “formatura” com apresentações artísticas, entrega de certificados e muitos comes-e-bebes coroou o esforço da equipe coordenadora e a dedicação dos jovens em aprender e evoluir.

 

Alegria de receber o certificado do curso.Alegria de receber o certificado do curso.

 

EMPODERAMENTO – Jady Dantas, coordenadora da Associação Mutirão do Pobre, fez um histórico da entidade, lembrando as dificuldades de ter recursos financeiros e humanos para levar adiante os serviços. “O real objetivo do Mutirão é fortalecer, empoderar os jovens, para tomarem conhecimento dos seus direitos e dos seus deveres”. Em vídeo feito pelos jovens o subprefeito de Jaçanã/ Tremembé Carlos Eduardo de Lacerda e Silva saudou os alunos do projeto. Também foram entrevistados Silmara Marques (Quinta Ambiental), Grace Miranda (gerente da Fábrica de Cultura Jaçanã), Mariana Ugolini (coordenadora do SAS JT) e Sueli dos Santos (supervisora de SAS).

 

Diretoria do Mutirão e jovem.Diretoria do Mutirão e jovem. Coordenador Henrique e jovens.Coordenador Henrique e jovens.

 

SITE – Os jovens fizeram oficinas de internet, fotografia e meio ambiente, mas o foco principal esteve na formação de leitura e escrita, que são ferramentas básicas não só para a profissão de repórter, no curso de Jornalismo, mas para qualquer atividade da vida pessoal ou profissional dos estudantes. Um rico conteúdo apostilado foi produzido para as oficinas, material que está disponível para os jovens no site do projeto, que na sua seção Diário de Bordo relatou todas as atividades (veja AQUI).

 

Dança moderna estilo zouk.Dança moderna estilo zouk. Grupo de dança streetGrupo de dança street

 

SAÍDAS – A carga horária do curso foi de 57,5 horas, com direito a lanche e vale-transporte para o deslocamento. Todos receberam um kit-estudante, com pasta e material escolar. Os jovens fizeram três saídas em ônibus fretado para atividades de fotografia e meio ambiente no Horto Florestal, uma peça musical no teatro do CEU Jaçanã e a visita à Sala São Paulo, na região da Luz. Os jovens tiveram oito câmeras digitais novas à disposição para praticar fotografia, gerando um grande acervo de imagens, que podem ser vistas no Flickr do projeto, AQUI.

 

Grupo do Centro de Juventude – CJ Vila Nilo.Grupo do Centro de Juventude – CJ Vila Nilo.

 

APRESENTAÇÕES – A festa de encerramento foi enriquecida com a apresentação do grupo de coreografia do CJ – Centro de Juventude Helena Portugal Albuquerque, das crianças do CCA Fontális, do grupo musical Conversando com o Vento, do CJ – Centro de Juventude Vila Nilo, e dos dançarinos Jessica Teixeira e Welington Ramos, professores de coreografia no Mutirão, executando dança moderna. Mas a imagem mais forte foi a percepção de alegria no rosto dos jovens participantes ao receber seus certificados, finalizando um período que certamente ficará para sempre em suas lembranças.

 

Momento da festa de encerramento.Momento da festa de encerramento.

 

Minudências:

@ Conheça a equipe e veja o desenvolvimento do projeto Jovem Repórter AQUI.
@ A maioria dos participantes era de moradores do entorno do Jardim Filhos da Terra, mas também participaram jovens da Cachoeirinha e da Casa Verde.
@ O principal apoiador do projeto foi a Secretaria Municipal de Cultura, com a participação da Secretaria Municipal da Assistência Social.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado