Rua Vilarinhos 95, Tremembé – Maio/2016

      O Abrigo de Velhinhos Frederico Ozanam comemorou 50 anos de existência com uma festa animada, com seu espaço repleto de amigos e admiradores do trabalho dedicado às idosas carentes.  Elas quase nada têm, senão uma aposentadoria, e muitas vezes nem isso.  O Abrigo vive de doações e da ajuda da comunidade e, mesmo com poucos recursos, é uma referência em atendimento.

 

Direção do Abrigo cortando o bolo comemorativo.Direção do Abrigo cortando o bolo comemorativo.

 

AFETO –  A estrutura do Abrigo de Velhinhos Frederico Ozanam comporta até 50 internas, e no momento abriga 41 senhoras, conforme informou Nancy Fonseca, presidente da entidade desde 2012.  Ela é a primeira dirigente mulher do Abrigo nesses 50 anos.  A comunidade do Tremembé tem uma forte ligação afetiva com esse espaço.  Marileusa de Freitas Vilalba é filha de Jordão Rodrigues de Freitas Jr., que foi o primeiro presidente e participou da construção há 50 anos.   “É um trabalho que deixa para todos um exemplo extraordinário. O projeto do abrigo foi abraçado por toda a comunidade do Tremembé”, lembrou Marileusa.

 

Missa em homenagem aos 50 anos do Abrigo.Missa em homenagem aos 50 anos do Abrigo.

 

AMOR - Vasco Vivarelli foi presidente do Abrigo durante oito anos. Em sua gestão foi construída a capela onde foi rezada a missa comemorativa.  “Essa casa é uma prova insofismável de que tem coisas que dão muito certo, porque ter um abrigo que tenha melhores condições que esse é muito difícil”, considerou Vivarelli. A moradora Regina Maura Mendonça é uma entusiasta dos serviços oferecidos no Abrigo: “Essa casa expressa o amor ao próximo, com toda equipe sempre se aprimorando”, afirmou Regina.  Para o padre Edimilson da Silva, da paróquia São Pedro de Tremembé, “o Abrigo é um sinal de que Deus é amor, porque as pessoas não ficam desamparadas, a idosas são muito bem cuidadas aqui. O abrigo é um sinal do amor visível de Deus aqui no Tremembé”, disse padre Edimilson.

 

Não coube todo mundo dentro da capela...Não coube todo mundo dentro da capela...

 

Minudências:
@ A festividade, além de farta em comes e bebes, teve a presença dos Trovadores Urbanos cantando clássicos musicais.  A cantora Maria do Rosário e o violonista Paraná trouxeram mais alegria ao ambiente, puxando o coro em músicas como Carinhoso e Trem das Onze.
@ Auricélia Cavalcante, gerente do Abrigo, coordenou toda a atividade com o apoio de numerosa equipe.
@ Foi lembrada a moradora Maria Pereira Constantino, que durante os primeiros anos do Abrigo foi uma dama de caridade que se dedicou ao Abrigo, conseguindo muitas doações de empresários.
@ O Abrigo está vinculado à Sociedade de São Vicente de Paulo, que foi fundada em Paris, no ano de 1833 pelo jovem Antônio Frederico Ozanam, então com 20 anos.  Ele foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 22/08/1997.
@ A ideia de fundar um abrigo partiu do padre Bruno Carra, então pároco da Igreja São Pedro de Tremembé.  O Abrigo foi fundado em 05/1966, e desde 1970 ocupa as atuais instalações.
@ A missa de aniversário aconteceu na Capela Nossa Senhora da Divina Providência, situada no Abrigo.  Os padres Guanellianos celebram missas diárias na capela.
@ O Abrigo fica na rua Vilarinhos 95, Tremembé, próximo à praça Dona Mariquinha Sciascia (Largo do Tremembé), e vale uma visita e uma doação.

Fotos: José Belmiro e Hisanori Nishida.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado