Sede do CPA/M3 – 11/Julh/2017.

      Aproveitando para se apresentar à comunidade, o novo comandante do CPA/M-3, cel. PM Homero di George Cerqueira, responsável pelo policiamento de toda a Zona Norte, convidou todos os presidentes de CONSEGs de sua abrangência, para uma aproximação e conhecimento recíprocos.  Estiveram presentes os comandantes dos batalhões e comandantes das Cias de policiamento.  Um convidado especial foi o cel. José Roberto Rodrigues de Oliveira, atual secretário municipal de Segurança Urbana.

  

Momento do encontro na sede do CPA/M3.Momento do encontro na sede do CPA/M3.

 

EDUCAÇÃO – O cel. PM Homero, que assumiu o Comando de Policiamento de Área Metropolitana 3 – CPA/M3 em Junho passado, enfatizou a importância que dá à gestão de conhecimento, aperfeiçoamento e educação corporativa na Polícia Militar. E este posicionamento é bem percebido em seu próprio cartão pessoal, onde se lê "Doutor em Educação - PUC/SP". Essa postura, que segue as diretrizes do comandante geral da Polícia Militar do Estado de SP, possibilita aos cidadãos terem a confiança de uma Polícia Militar que age mais estrategicamente do que instintivamente.

 

Secretário José Roberto de Oliveira.                                                                                                                                           Secretário José Roberto de Oliveira. Cel.Homero, Shirley Suzuki (Conseg V.Maria) e secretárioCel.Homero, Shirley Suzuki (Conseg V.Maria) e secretário

 

CITY CÂMERAS – José Roberto Rodrigues de Oliveira, secretário municipal de Segurança Urbana, e também coronel da PM, apresentou um aspecto de como a estratégia está sendo implementada no dia-a-dia da cidade.  O município de São Paulo tinha 75 câmeras de monitoramento e gastava com isto cerca de R$ 4 milhões/ ano.  Hoje, com o projeto City Câmeras, espera-se que de um milhão de câmeras particulares existentes na cidade, pelo menos dez mil sejam cadastradas como câmeras do projeto.  

 

CADASTRO – Em termos simples, para ser uma câmera cadastrada é preciso seguir as especificações de resolução e contratar um armazenamento "nas nuvens", o que torna o projeto mais viável para condomínios, empresas e outras associações e entidades que poderiam ratear este custo. Além disso a secretaria tem um planejamento para envolver a Associação Comercial e suas Distritais.  A economia gerada com esse projeto, segundo o secretário, será mantida dentro da própria secretaria, destinando-se a outras demandas.

 

Os presentes posando para a foto da reunião.Os presentes posando para a foto da reunião.

 

Minudências:
@ O Comando de Policiamento de Área Metropolitana 3 – CPA/M3, fica na av. Gal. Ataliba Leonel 1270, Santana.
@ Batizado de City Câmeras, o programa foi lançado no dia 23/06 pela prefeitura de São Paulo, através das secretarias municipais de Segurança Urbana e de Inovação e Tecnologia, em parceria com a sociedade civil, para melhorar a capacidade de zeladoria urbana e a segurança na cidade.
@ O modelo operacional do sistema terá a integração das imagens, que serão armazenadas e transmitidas para o comando da GCM e controle da Prefeitura por meio de um canal de comunicação de dados da internet, sendo possível a realização de uma triagem de ações decorrentes nas ruas e avenidas da cidade.
@ Observa-se que as imagens gravadas devem ser de espaços públicos (ruas, avenidas, praças, etc) e que cada usuário só tem acesso às suas próprias imagens. Apenas os órgãos de Segurança Pública, em sua rotina de policiamento, é que pode ter acesso a todas as imagens.
@ Saiba mais sobre o projeto City Câmeras em www.citycameras.prefeitura.sp.gov.br

# Matéria com o apoio de Clube Esperia, Espaço Novo Tempo, Tecnolamp e Kid Recanto Buffet

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