Quatro locais da ZN  – 29/Out/2015

       Era muito livro!  Dois caminhões, uma kombi e uma parati, essa foi a frota necessária para retirar as caixas de livros do box graciosamente cedido pela Goodstorage durante um ano.  E era muito peso!  A Rede Social Zona Norte teve voluntários de última hora que ajudaram no transporte, mesmo assim sobrou dor nas costas de alguns participantes...   Mas “tudo vale a pena, se a alma não é pequena”, verso de Fernando Pessoa, que tinha livro seu sendo distribuído, ora pois!  Além da quantidade, não faltou qualidade nos livros, e a 5ª Edição do Nas Estantes da ZN foi um sucesso!

 

Retirada dos livros na Goodstorage.Retirada dos livros na Goodstorage. Caminhão sendo carregado.Caminhão sendo carregado.

SEMENTE – Cerca de 21 mil livros foram entregues, e bem lembrou Shirley Suzuki, da Rede: “O dia da entrega não é  quase nada, perto de tudo que foi feito desde Fevereiro.”  Sim, porque todos os livros foram carimbados com o logo do projeto, e uma vez estacionados na Biblioteca Nuto Sant´Anna, tinham que ser periodicamente transportados para o depósito na Casa Verde.  Além do contato com as editoras, para aumentar a oferta de livros, visando estimular a leitura, reconhecidamente um grande caminho para o progresso pessoal. E assim, no Dia Nacional do Livro, a semente foi plantada em quatro pontos da ZN, para milhares de pessoas.

Momento da atividade na Estação Jardim S. Paulo – Ayrton Senna.Momento da atividade na Estação Jardim S. Paulo – Ayrton Senna.

DE GRAÇA – Como nas edições anteriores, a Companhia do Metrô compreendeu a importância do projeto e liberou a utilização do espaço, coisa que não é fácil de conseguir.  Três “aglomerações” de pessoas se formaram nas estações Jardim São Paulo – Ayrton Senna, Parada Inglesa e Tucuruvi, durante mais de seis horas.   As pessoas vinham aceleradas, focadas em passar a catraca e seguir seu destino, mas ao saber que livros estavam sendo distribuídos gratuitamente, hesitavam, pensavam, e voltavam para ver se era verdade.  “De graça mesmo?”, indagavam.  Mas ao ver a qualidade dos livros expostos, rapidamente esqueciam a pergunta e começam a procurar os títulos preferidos.

Alunos recebem seus livros na E.E. Prof. Izac Silvério, na V. Albertina.Alunos recebem seus livros na E.E. Prof. Izac Silvério, na V. Albertina.

1437 PÁGINAS – A proposta é que cada pessoa levasse apenas dois livros.  Mas alguns usuários do metrô eram muito insistentes e a equipe da Rede, sabedora que livro é mesmo uma coisa apaixonante, acabava flexibilizando...   Pudera:  Machado de Assis, Manoel Bandeira, Amyr Klink, Franz Kafka, Augusto Cury, Drummond, Marcos Rey, Jorge Amado, Milan Kindera, Margarite Youcenar, Sartre, entre tantos outros autores, livros de moda, arquitetura, religiosos, auto-ajuda, economia, políticas públicas, literatura variadas, não-ficção de montão...  Para se ter uma idéia, algumas pessoas levaram o livro A História da Hospitalidade, da editora SENAC, com 1437 páginas, 3,1 kg, e preço no site de Saraiva de R$ 422,00!

Grande agitação na estação Parada Inglesa.Grande agitação na estação Parada Inglesa.

LOCAIS – Na estação Jardim São Paulo – Ayrton Senna a sra. Damézia Soldokaetes escolheu bastante e levou o livro Felicidade Interior.  “Eu estou com um problema de coluna, e esse livro levanta o astral, e eu estou precisando disso”, afirmou.  Enquanto isso, ali ao lado, a atriz Tatiana Passagem alegrava as crianças com contação de história. Na estação Parada Inglesa Amilton Ferreira representava Carlitos.  Na estação Tucuruvi havia música ao vivo. E na Escola Estadual Prof. Izac Silvério, na Vila Albertina, as crianças tiveram atividades de estímulo à leitura, com a presença de equipes da Fundação Gol de Letra e da Biblioteca de São Paulo.

Teve música ao vivo na estação Tucuruvi.Teve música ao vivo na estação Tucuruvi.

6ª EDIÇÃO – Se é verdade que o tempo tem passado muito rápido (e todo mundo está reclamando disso), que o consolo seja de que a próxima edição do Nas Estantes da ZN, e a alegria que o projeto proporciona a todos, logo acontece de novo.

Dona Damézia e seu livro.Dona Damézia e seu livro. Ana Carolina, do Mandaqui, e seus livros.Ana Carolina, do Mandaqui, e seus livros.

Minudências:
@ 29 de Outubro é o Dia Nacional do Livro, porque nesse dia, em 1810, foi fundada no Rio de Janeiro a Biblioteca Nacional.
@ As bibliotecas municipais da ZN, além de ceder muitos livros para o projeto, atuaram no dia da distribuição na estação Tucuruvi. Durante o ano, a base de recolhimento dos livros foi a biblioteca municipal Nuto Sant´anna.
@ A Paulis Editora cedeu mais de 15 mil livros, divididos em 3.060 kits de livros infantis e juvenis.  A Editora SENAC doou 700 livros, e as editoras Landmark, Ateliê e L&PM também oferecerem livros para o projeto.  Além de muitos livros doados por particulares.
@ O transporte foi feito pelos caminhões do Center Norte e do Conselho da Mulher da Distrital Nordeste da ACSP, pelas kombis da Associação Amigos do Tremembé e do Instituto De Olho no Futuro, e pela parati da Secretaria Municipal de Cultura, divisão de bibliotecas.
@ Apoiadores especiais: Companhia do Metrô e Goodstorage.

Contribuição de fotos:  Shirley Suzuki

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado