Biblioteca de São Paulo – 29/Out/2016.

      Todo último Sábado de cada mês acontece o Segundas Intenções na Biblioteca de São Paulo, situada no Parque da Juventude. O evento literário é mediado pelo crítico de literatura do jornal Folha de S. Paulo, Manuel da Costa Pinto e dessa vez a escritora paulistana e também crítica literária Noemi Jaffe foi a escolhida para falar sobre sua obra,  que já soma quase uma dezena de livros.

 

Escritora convidada Noemi Jaffe e o mediador Manuel da Costa Pinto.Escritora convidada Noemi Jaffe e o mediador Manuel da Costa Pinto.

 

CONVIDADA – Noemi é autora de diversas obras de ficção e não ficção. É uma das mais importantes escritoras brasileiras da atualidade e já lançou “O que os cegos estão sonhando?”, “A verdadeira história do alfabeto” –  um livro que a fez ganhar o prêmio Brasília de Literatura em 2014,  e no ano seguinte “Írisz: as orquídeas”, uma narrativa que contém a história de uma imigrante húngara no Brasil.

 

INSPIRAÇÕES – Em bate-papo Noemi contou como surgiram as ideias para escrever cada um de seus livros, abordou o que expressam e a pretensão com eles à época de sua escrita. Além da autoanálise de sua obra, a escritora falou sobre seus autores prediletos. Segundo ela, alguns de seus escritores preferidos são Bruno Schulz, ucraniano que vivenciou os horrores da 2ª Guerra Mundial, o israelense David Grossman, e ainda Thomas Mann e o poeta Willian Carlos Willians.

 

Público presente no evento.Público presente no evento.

 

Minudências:
@ Noemi Jaffe foi professora de literatura de Ensino Médio e atualmente ministra cursos de escrita criativa.
@ Noemi Jaffe, além de crítica literária, também é professora em oficinas de escrita criativa.
@ A Biblioteca de São Paulo foi fundada em 2010 e fica no local onde funcionava o antigo presídio do Carandiru.
@ A próxima edição do Segundas Intenções na Biblioteca de São Paulo acontece no dia 29/11 com o cronista Antônio Prata.

Texto e Fotos: Ronaldo Lages

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado