Jardim São Paulo – Outubro/2014

      O Mirante do Santana está de cara nova, com palco coberto para shows, cachorródromo, mesas com tabuleiros, jardim vertical, parquinho, bancos para o mirante, guarita de segurança, entre outras melhorias. Cerca de 100 pessoas entre moradores, colaboradores voluntários da GVT, subprefeitura e apreciadores de ações populares transformaram a praça Vaz Guaçu (nome oficial do local), dentro do projeto GVT na Praça.

 

Dinâmica coletiva durante a ação na praça.Dinâmica coletiva durante a ação na praça.

APROPRIAÇÃO – Pessoas de todas as idades, inclusive muitas da melhor idade, puderam contar histórias do bairro e trocar experiências com os mais jovens durante as atividades. “Ficamos felizes com a mobilização popular e por saber que o projeto GVT na Praça motiva os moradores a se apropriar de um espaço deles. Assim cumprimos um dos nossos maiores objetivos, que é conectar as pessoas e incentivar seu potencial de transformação”, comemora a diretora de Sustentabilidade da GVT, Heloísa Genish.

Jovens trabalhando na recuperação da praça.Jovens trabalhando na recuperação da praça.

ARTE – Santana é um bairro residencial tradicional, e o mutirão propiciou o encontro de pessoas de diferentes gerações. Como o artista plástico Aécio de Andrade, 79 anos, e os jovens grafiteiros da Bless Graffiti. Parte de um quadro de 1980 de Arte Naif (ingênua) do pintor que retrata o Mirante do Santana foi reproduzida, com as devidas proporções, num dos muros da praça pelos grafiteiros. Toda a ação foi acompanhada de perto por Andrade. A troca de experiência foi gratificante para os envolvidos. “Agradeço a GVT pela oportunidade, pude conhecer esses garotos talentosos e retomar a amizade com os vizinhos”, conta o artista.

Artista plástico Aécio de Andrade e jovens do grupo Bless Graffiti.Artista plástico Aécio de Andrade e jovens do grupo Bless Graffiti.

FAMÍLIA – Jorge Ifraim, morador e coordenador do movimento Santana Viva, participou intensamente da ação junto com os dois filhos e a esposa Sandra.  “Achei sensacional a iniciativa, pois mobilizou a população do entorno, de bairros vizinhos e voluntários em prol de um objetivo comum: revitalizar o local”.  Sobre a participação da família, Ifraim contou que sabia que seria uma oportunidade única de propiciar aos seus filhos uma "aula de cidadania".  “Fizemos questão de atuarmos cada um dos quatro em ações separadas na praça, o que tornou o resultado ainda mais marcante. Nos juntamos na hora do almoço coletivo”, relatou. 

Minudências:
@ Já realizada na Vila Madalena, Santo Amaro e Tatuapé, o GVT na Praça é uma iniciativa que visa integrar a empresa e seus colaboradores à comunidade local, além de dar uma contribuição que vai além da infraestrutura e serviços oferecidos.
@ A mobilização e organização das atividades são realizadas com base na metodologia do Instituto Elos, ONG parceira no projeto, que busca modificar espaços urbanos de forma colaborativa.
@ A ação em Santana foi a quarta realizada em São Paulo e mais duas comunidades serão beneficiadas ainda esse ano.
@ No Mirante de Santana está instalada a estação metereológica do Instituto Nacional de Metereologia, que fornece as informações climáticas oficiais da cidade.  Ela ocupa um pequeno prédio no alto da praça, construído em 1929.

Colaboração de texto: CDI Comunicação Corpotativa
Fotos: Marcos Homna

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado