Colégio Luiza de Marillac – 04/Ago/2014

      O Plano de Bairro de Santana, em sua reunião mensal de Agosto, contou com a presença do superintendente de Planejamento e Projetos da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET Ronaldo Tonobohn e do urbanista da Superintendência de Planejamento de Transporte – SPTrans Tácito Pio da Silveira, para apresentação e posterior debate do tema "Mobilidade na Zona Norte – necessidades, desafios, modais e novas obras viárias".

 

Momento da reunião.Momento da reunião.

PROJETOS – Tácito apresentou os corredores existentes e previstos para os próximos anos, entre eles o futuro corredor Norte-Sul que ligará Santana ao Rio Bonito e será operado com ônibus articulados em corredores exclusivos, e tem como uma de suas obras principais o novo terminal de ônibus que a prefeitura quer implantar próximo da estação Santana do Metrô. No cronograma da empresa, o início da implantação se dará em 2016. Outra obra importante é o “Apoio Norte”, que integra o Arco Tietê e corresponde à extensão da av. Braz Leme até as Rodovias Dutra e Trabalhadores em sentido Leste, e até Pirituba na direção Oeste, servindo com alternativa para a Marginal Tietê.

BICICLETAS – Já o superintendente da CET destacou a priorização das vias cicláveis que a prefeitura está adotando, após a implantação de faixas exclusivas de ônibus em toda cidade. Isto inclui ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas.  Os 700 metros do corredor verde com ciclovia recém-inaugurados pelo secretário municipal de Transportes Jilmar Tatto, na av. Cruzeiro do Sul, estão alinhados com estas diretrizes.

CUSTOS –Tonobohn disse que a prefeitura tem buscado baratear o custo médio das novas ciclovias com soluções alternativas, como as faixas exclusivas à direita, e tem conseguido baixar o valor do quilômetro implantado de R$ 1, 3 milhão para até R$ 200 mil. Explicou ainda as vantagens do transporte por bicicletas, como a redução de custos e poluição, além da economia e do impacto positivo na saúde da população. Outro aspecto abordado foi o número de acidentes com ciclistas que, segundo as estatísticas, tem diminuído na cidade, com as campanhas de educação.

Superintendente da CET Ronaldo Tonobohn.Superintendente da CET Ronaldo Tonobohn.

EXTENSÃO – O superintendente também falou de outras obras viárias previstas para a região, como a extensão da av. Cruzeiro do Sul até a av. Eng. Caetano Álvares, que, segundo ele, já se encontrava licitada por gestão anterior, mas que teve que ser adiada pela identificação da construção de um prédio de apartamentos exatamente por onde iria passar a via. Perguntado pelo público se esta autorização concedida não feria a lei de responsabilidades fiscais, ele esclareceu que o fato está sendo objeto de auditoria para identificar potenciais responsáveis – e que processos desta natureza correm em sigilo de justiça.

SANTANA VIVA – Jorge Ifraim, do Movimento Santana viva, disse que a citada ciclovia da av. Cruzeiro do Sul foi idealizada e articulada pela sociedade civil nas reuniões de plano de bairro, como alternativa ao gradeamento que a prefeitura então estava promovendo no local e que desagradou aos moradores e comerciantes. Afirmou também que isto está formalizado através dos ofícios protocolados na subprefeitura Santana-Tucuruvi em 20/07/2011 e em 10/10/2012, e que todo o histórico desta conquista está disponibilizado AQUI no site do Movimento Santana Viva.

ESQUECIDA – O comerciante Ifraim, que também é conselheiro participativo eleito, ressaltou que a Zona Norte é tão esquecida pelas autoridades públicas que uma obra viária construída nos anos 1980, como a av. Luiz Dumont Villares, ainda é conhecida pela população como “avenida nova”. Segundo ele, “isto é um sinal que nenhuma via importante foi implantada na região nas últimas três décadas”.

Minudências:
@ Veja AQUI como foi a inauguração do corredor verde na av. Cruzeiro do Sul.
@ As reuniões do Plano de Bairro de Santana acontecem sempre na primeira 2ª-feira do mês, 19h30, no auditório do Colégio Luiza da Marillac, na rua Voluntários da Pátria 1653, Santana.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado