Câmara Municipal – 06/Ago/2014

      Da fazenda jesuítica no final do século 18, até a inauguração do corredor verde na avenida Cruzeiro do Sul em 2014, se passaram 232 anos, cheios de acontecimentos que colocaram Santana como a “capital da Zona Norte”.  Uma sessão solene na Câmara Municipal marcou o aniversário do bairro, cuja data oficial é 26 de Julho, dia de Santa Ana –  mãe da Virgem Maria e avó de Jesus Cristo.

 

Momento da sessão solene.

SOLENIDADE – Cerca de 200 pessoas acompanharam a sessão, requerida pelo vereador Nelo Rodolfo, radicado no bairro.  Armando Perez Maria, presidente do clube Esperia, foi escolhido para representar os homenageados da noite na mesa diretora, na qual estavam também autoridades policiais e do poder público. A banda da Polícia Militar abriu o evento, seguido de discursos, exibição de vídeo e a entrega dos certificados de mérito.

HISTÓRICO 1 – No final do século 17 uma grande extensão de terra foi doada pelos herdeiros da latifundiária Inês Monteiro de Alvarenga para o Colégio Companhia de Jesus, cujos jesuítas produziam alimentos para consumo próprio e também para a cidade de São Paulo.  Essas terras foram expandidas com anexações, até que em 1759 a Companhia de Jesus foi expulsa do Brasil por ato do Marquês de Pombal, passando as terras para a Coroa, mais exatamente para o Governo da Capitania de São Paulo.

Vista do centro de Santana.

HISTÓRICO 2 – O casarão dos jesuítas na atual rua Alfredo Pujol foi sede da fazenda que depois foi propriedade da família de José Bonifácio de Andrada e Silva, intelectual que se tornou o “Patrono da Independência”.  Em 1916 foi construído nesse local um quartel do Exército, que hoje abriga o CPOR – Centro de Preparação de Oficiais da Reserva.  Ali existe uma placa relatando que nessa sede, que se chamava Solar do Andradas, José Bonifácio  em 1838 redigiu a Carta do Fico, marcante no momento político do Brasil sob a regência de D. Pedro I.

PROGRESSO – A inauguração da Ponte das Bandeiras em 1942, e da linha Azul do Metrô em 1974, ao permitir um acesso mais ágil a toda a região “além Tietê”, foi crucial para estimular o crescimento e o progresso de Santana.  Segundo o Atlas do Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Trabalho, em 2007 Santana se encontrava em 19º lugar entre os 96 distritos da cidade, estando no grupo dos 25 distritos com “desenvolvimento humano muito elevado”.

Armando Peres Maria discursa. Homenageada Glorinha Baumgart.

HOMENAGEADOS 1  – Receberam diplomas de mérito os seguintes homenageados: Armando Peres Maria (presidente do clube Esperia); Carlos Roberto Candella (arquiteto e subprefeito de Santana/ Tucuruvi/ Mandaqui); João Fernandes de Souza Neto (empresário e benemérito); George Abraham Ayoub (superintendente da Distrital Norte da ACSP); André dos Santos (diretor da X-9 Paulistana); Lar Anjo Gabriel; Luiz Carlos Kechichian (diretor da Imobiliária Mirantte); Cassio Luiz Caccia (empresário); Evandro Hilton Leal (delegado de polícia); Fábio Okasaki Cintra (comandante da Força Tática do 47º BPM); Maurício Benassato (diretor do Blog da Zona Norte); casal Luiz e Idalina (Bar do Luiz).

HOMENAGEADOS 2 – Também receberam diplomas de mérito: Fábio Paganotto Carvalho (comandante da 3ª Cia do 9º BPM); Rick Bonadio (empresário); brigadeiro do ar Roland Leonard Avramesco (diretor do Parque de Material Aeronáutico de S. Paulo); Christina Milano Meinberg (diretora do Colégio Jardim São Paulo); coronel Heber Garcia Portella (comandante do CPOR); coronel Kenji Kosinhi (comandante do policiamento na ZN); Maria da Glória Baumgart (diretora da Cidade Center Norte); coronel Glauco Silva de Carvalho (comandante do Policiamento da capital); Alba Stela Matos Medardoni (fundadora da Associação Amigos do Mirante do Jardim São Paulo); Carivaldo Souto Siqueira (empresário); e Antonio Conrado Junior (coordenador da Associação São Pio de Pietrelcina e São João Paulo II).

Minudências:
@ O distrito de Santana tem uma população de 118.797 moradores (Censo 2010).
@ Os principais bairros do distrito de Santana são Carandiru, Vila Bianca, Santa Terezinha, Imirim, Vila Siciliano, Jardim São Paulo e Água Fria, entre outros.
@ Veja AQUI como começou a  construção do Plano de Bairro de Santana.
@ Uma das maiores mudanças urbanísticas realizadas na cidade foi a transformação da antiga Casa de Detenção no Parque da Juventude, cuja primeira fase foi inaugurada em 2003.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado