Av. Cruzeiro do Sul, Santana – 19/Jul/2014

      A prefeitura chama de “ciclovia”, mas a comunidade prefere nomear como “corredor verde” à revitalização urbana de 700 metros nos baixos da linha do Metrô, na av. Cruzeiro do Sul. Além da pista vermelha sinalizada para o tráfego de bicicletas, a obra possui uma pista para caminhada e uma grande superfície gramada, que além de embelezar, ajuda a drenagem da avenida. O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, participou da inauguração.

 

Secretário (à dir.) e subprefeito saem para inspecionar a ciclovia.Secretário (à dir.) e subprefeito saem para inspecionar a ciclovia.

COMEÇO – Essa conquista tem uma longa e tumultuada história. Em Setembro de 2012, na “calada da noite”, foi iniciado um gradeamento dos baixos da linha, o que só agravaria a deterioração da região, pois determinaria uma separação definitiva entre os dois lados da avenida. Essa situação foi enfrentada pelo movimento Santana Viva, que nascia naquele momento para buscar melhorar a qualidade de vida do distrito de Santana, através da participação da sociedade civil. A luta teve capítulos intensos, envolvendo subprefeitura, diretoria do Metrô, associação comercial local, vereadores, CADES e diversos segmentos da comunidade. A imprensa repercutiu a proposta inovadora, mantendo a esperança de sucesso.

RESULTADO – Houve quem apostasse no fracasso dessa tentativa de revitalizar a área, pois a cidade de São Paulo não costuma brindar seus moradores com iniciativas desse gênero, e ainda mais porque havia a necessidade de reverter a obra de gradeamento iniciada em 2012. Mas o Movimento Santana Viva não recuou. Antes, com dificuldades, alinhavou a participação dos diversos setores, inclusive se valendo das reuniões do Plano de Bairro de Santana, do qual é um dos proponentes. Após quase dois anos de diálogos e enfrentamentos, o resultado foi colhido com essa inauguração. A obra custou cerca de R$ 1 milhão, envolvendo retirada das grades, colocação de gramado, reforma de calçadas, piso de ciclovia, sinalização e iluminação, entre outros.

Trecho do Corredor Verde.Trecho do Corredor Verde.

AMPLIAÇÕES – Jorge Ifraim, comerciante e membro do movimento Santana Viva, aproveitou o evento e entregou ao secretário de Transportes Jilmar Tatto um dossiê com o histórico da luta por essa obra. “É uma vitória da cidadania”, afirmou Ifraim. Junto com o subprefeito Carlos Candella, Tatto usou bicicletas da CET para inspecionar todo o trecho entregue, e depois pedalou até a ponte da Cruzeiro do Sul, pois a idéia é fazer a ciclovia atravessar o rio Tietê e seguir pela av. Cruzeiro do Sul até a região central. Porém antes haverá a ampliação desse corredor verde no sentido oposto, da av. Gal. Ataliba Leonel até a estação Santana. A subprefeitura já tem R$ 800 mil para a obra, segundo o subprefeito Candella. A idéia é entregar a ampliação até o final do ano.

APROVAÇÃO – Enzo Bertolini, do grupo Ciclo ZN, aprovou a ciclovia. “Está com pavimento lisinho e bem sinalizada”, afirmou Enzo, que considera que o fato dela estar segregada na faixa central tem dois aspectos: “É bom porque é mais seguro pedalar sem interferir com o trânsito, mas é ruim, porque fica longe do comércio”. O prolongamento desse corredor verde até Santana deve coincidir com a proposta da prefeitura de fazer uma ciclovia ligando a estação Santana até a estação Tucuruvi do metrô. Isso faz parte da ideia da prefeitura de entregar 400 km de ciclovias novas, até o final de 2015. Segundo o secretário Tatto, a entrega dessas ciclovias será em etapas, dentro do planejamento da CET.

Secretário recebe dossiê do movimento.Secretário recebe dossiê do movimento. Tatto e membros do Santana Viva.Tatto e membros do Santana Viva.

Minudências:
@ Para atingir a meta de construir 200 km de ciclovias ainda em 2014, o secretário Jilmar Tatto disse que a cidade deverá inaugurar, em média, 40 km de ciclovias por mês.
@ O secretário reafirmou que a extensão do corredor verde até Santana sai ainda este ano, e que se faltar dinheiro para a subprefeitura, a complementação virá da CET.
@ Nos Domingos e feriados essa ciclovia se integra à ciclofaixa que vai da av. Santos Dumont até a estação Parada Inglesa do Metrô.
@ Na véspera dessa inauguração a prefeitura abriu mais 2,6 km de ciclovias na região da Santa Ifigênia. Porém segundo reportagem do Estadão, o comércio daquela região tem protestado contra a perda de vagas para estacionamento.
@ Se São Paulo não realiza com freqüência revitalizações como essa, é justo destacar que bem ali ao lado desta ciclovia está uma das maiores obras de recuperação urbana que a cidade já teve: a transformação da Casa de Detenção do Carandiru em Parque da Juventude.
@ A ciclovia permite um passeio pelos grafites nos pilares do metrô, que formam o MAAU – Museu de Arte Aberta Urbana.
@ A ETEC que funciona no Parque da Juventude, em frente à ciclovia, possui 48 vagas para bicicletas.
@ Veja AQUI a cronologia do Movimento Santana Viva e a sua luta pela construção do Corredor Verde.
@ Leia AQUI matéria da revista Veja SP, colocando o Corredor Verde ao lado de outras vitórias conquistadas pela comunidade, para melhorar a qualidade de vida de São Paulo.
@ Apesar de constar da sua agenda oficial, o prefeito Fernando Haddad não compareceu à inauguração.

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