Colégio Luiza de Marillac – 02/Jun/2014

      O Movimento Santana Viva, que organiza as reuniões preparatórias do Plano de Bairro de Santana, convidou o diretor de desenvolvimento da SP Urbanismo, Gustavo Partezani, para detalhar o projeto Arco Tietê, que faz parte do programa Arco do Futuro, e propõe mudanças substantivas para toda a região mais próxima do rio Tietê. Cerca de 40 pessoas participaram do encontro.

 

  Momento do encontro. Momento do encontro. Arquiteto Gustavo Partezani.Arquiteto Gustavo Partezani.

ARCO DO FUTURO – Partezani é arquiteto urbanista e desde o início da atual gestão municipal tem coordenado e apresentado em diversos eventos o projeto Arco Tietê, que é a parte principal do programa Arco do Futuro, que também engloba a área da marginal do rio Pinheiros. O Arco Tietê abrange sete subprefeituras e atingirá diretamente 8% da população da cidade, em área onde está localizada 25% da riqueza produzida em São Paulo.

BRAÇOS – O Arco Tietê é um projeto de longo prazo que pretende orientar o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região, através de projetos de infra-estrutura nas áreas de drenagem, sistemas de transportes, saneamento básico. Para isso, se divide em três grandes braços de atuação: Apoio Urbano Norte, Apoio Urbano Sul e Centralidade Metropolitana.

NORTE – O Apoio Urbano Norte, que afeta diretamente a ZN, está baseado na criação de um novo eixo de mobilidade paralelo à marginal do Tietê. Esse eixo ligaria a Vila Maria a Pirituba, usando avenidas já existentes como a Braz Leme, mas criando novo corredor nas áreas livres sob as linhas de alta tensão, em especial na Casa Verde, Limão e Freguesia do Ó.  Na região de Vila Maria e Vila Guilherme aproveitaria projeto já existente de criação de novos corredores. Esse novo viário daria prioridade ao transporte coletivo, com um adensamento especial de habitação e emprego, e tendo um projeto paisagístico de corredor verde.

Vista geral do evento.Vista geral do evento.

SUL – O Apoio Urbano Sul aproveitaria as linhas de trem existentes para requalificar toda a região da Lapa de Baixo, passando pela Barra Funda, Bom Retiro, estendendo o corredor viário da av. Marquês de São Vicente até o Pari e o Belém.  A proposta é recuperar os entornos das estações de trem, com adensamento de moradia e emprego.

LAZER – Já o item da Centralidade Metropolitana quer trabalhar as muitas áreas públicas existentes no perímetro entre a estação da Luz e Santana, passando pelo Campo de Marte e entorno da av. Cruzeiro do Sul.  Os apoios Norte e Sul já referidos, e a criação do Rodoanel trecho Norte, reduziriam o tráfego na Marginal do Tietê, gerando a possibilidade de uma nova relação da cidade com o rio Tietê, baseada em lazer, moradia e emprego.  Nesse processo estaria o surgimento da hidrovia Tietê, um novo desenvolvimento para a região do Anhembi, a criação de mais parques e um adensamento moderno de habitação e emprego.

SONHO – Partezani acredita que o Arco Tietê coloca para a sociedade uma série de oportunidades, e que as coisas precisam avançar através de debates, gerando pactos.  A instrumentalização desse projeto já está em andamento, através inclusive do Plano Diretor da Cidade, que está para ser votado na Câmara Municipal.  Uma cidade melhor é o sonho de todo paulistano.  Para isso acontecer, é preciso que projetos sejam apresentados.  O Arco Tietê é um desses projetos, e precisa da participação da sociedade, para ser aprimorado e implantando, e não ser esquecido em uma gaveta da prefeitura.

Minudências
@ A SP Urbanismo é uma empresa pública nascida em 2010, a partir da cisão da antiga Emurb – Empresa Municipal de Urbanização. 
@ Seu objetivo fundamental é dar suporte e desenvolver ações voltadas para o planejamento e o desenvolvimento urbanos do município.  Seu presidente é Fernando de Mello Franco, também secretário municipal do Desenvolvimento Urbano.
@ O projeto Arco Tietê passou por diversas etapas de convites e efetiva participação do setor privado no seu planejamento.  Para ter detalhes do andamento do projeto acesse www.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/arcotiete
@ O vereador José Police Neto acompanhou o evento.  
@ As reuniões do Plano de Bairro de Santana acontecem toda a primeira 2ª-f de cada mês, 19h, no auditório do Colégio Luiza de Marillac, na rua Voluntários da Pátria 1653, próximo à estação metrô Santana

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado