Colégio Marillac – Abril/2014

      A reunião do mês de Abril do Plano de Bairro de Santana, organizado pelo movimento Santana Viva, tratou de temas estratégicos como o Campo de Marte, Arco Tietê, diagnóstico participativo, impactos do Plano Diretor na região, reconhecimento dos rios subterrâneos e o resgate de suas nascentes.

 

Apresentação dos rios da ZN.Apresentação dos rios da ZN. Comunidade presente.Comunidade presente.

CAMPO DE MARTE – Presentes autoridades e membros da sociedade civil local – entre eles o vereador Nabil Bonduki, relator do PL 688/13, substitutivo que tramita na Câmara ao texto do Plano Diretor Estratégico recebido do Executivo Municipal. Nabil Bonduki disse que a desativação do Campo de Marte, uma das áreas de interesse da Prefeitura para implantar o projeto Arco Tietê, vai depender de um Plano Metropolitano Aeroviário. E este tem um prazo de um ano após a aprovação do Plano Diretor para ser concluído. Afirmou também que os "cones de aproximação" que se abrem a partir das duas cabeceiras da pista do aeroporto restringem a cota máxima das construções, prejudicando a verticalização e consequentemente o desenvolvimento local de Santana e da região.

ARCO – O Arco Tietê prevê o adensamento habitacional nas áreas próximas do rio Tietê e pretende ocupar de forma organizada áreas sub-utilizadas às margens do rio. “Um dos principais objetivos do projeto Arco Tietê é levar habitação e desenvolvimento econômico para essas áreas, aproximando o emprego da moradia”, disse Bonduki. O parlamentar defendeu a participação ativa da sociedade na discussão sobre a área do Campo de Marte e outras questões pertinentes à região, como o novo Terminal de Ônibus previsto. “Deve haver controle social do Arco Tietê e este precisa interagir com o Plano de Bairro de Santana que está sendo discutido pela comunidade”, observou Bonduki.

DIÁLOGO – Jorge Ifraim, membro do grupo, argumentou que representantes do Plano de Bairro participaram da Audiência Pública sobre o Arco Tietê realizada no Memorial da América Latina em 10/09/2013, mas que esta tinha seu escopo direcionado aos consórcios e arquitetos que apresentaram projetos e não ao diálogo com a população. E solicitou que audiências com este propósito sejam agendadas em Santana pelo governo municipal.

OUTRO LADO – Para Claudio Carelli, da Associação dos Concessionários, Empresas Aeronáuticas Intervenientes e Usuários do Campo de Marte (ACECAM), a manutenção da asa fixa do Campo de Marte é fundamental para preservar a qualidade de vida da região. “Se a asa fixa for desativada, o governo municipal terá condições de promover um grande adensamento com torres populares em uma área verde atualmente preservada”, argumentou. Atendendo às solicitações dos presentes, o representante do aeroporto se comprometeu a levar à direção do Campo de Marte a proposta de que parte da área seja utilizada para criar um grande parque. Esta solicitação da criação de um Parque foi formalmente feita pelo Movimento Santana VIVA na audiência pública sobre o Programa de Metas, realizada em 13/04/2013.

Momento da reunião do Plano de Bairro de Santana.Momento da reunião do Plano de Bairro de Santana.

DIAGNÓSTICO – O grupo do Alto de Santana apresentou resultado do trabalho de "Diagnóstico Participativo" que desenvolveu na região. Foi feito um questionário sobre os principais problemas do bairro. A iniciativa recebeu contribuições de moradores e trabalhadores da região. “Entre os desafios apontados pelas pessoas, estão a mobilidade, o atendimento aos moradores em situação de rua e a ampliação de equipamentos públicos de saúde e educação”, disse Vera Catuta.

RIOS E RUAS – O geógrafo Luiz de Campos Junior, co-fundador da iniciativa Rios e Ruas, fez apresentação dos rios da Zona Norte que estão cobertos por avenidas e ruas. Luiz mostrou a enorme quantidade de nascentes e córregos na região e destacou a importância da população conhecer e preservar estes afluentes. “Em qualquer lugar da cidade você se encontra a menos de 200 metros de um rio ou nascente”, afirmou.

CONVITE – O grupo decidiu acompanhar esse projeto, e fazer ações para resgatar nascentes na região, como uma atividade de reconhecimento do território, educação ambiental, mobilização da população e melhoria da qualidade de vida do local. E convidou a todos para sua próxima reunião, que acontecerá em 05 /05 (2ª-f) às 19h, no Colégio Marillac, rua Voluntários da Pátria 1653, Santana.

Minudências
@ Veja AQUI como foi a reunião de Março do Plano de Bairro de Santana.
@ Estes encontros realizam-se sempre às primeiras 2ª-feiras do mês, às 19h, no Colégio Marillac, na rua voluntários da Pátria 1653, Santana.
@ Foi sentida a ausência do subprefeito de Santana/ Tucuruvi, que fora convidado para apresentar as obras e serviços que a Prefeitura pretende realizar neste ano na região.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado