Reunião do Plano de Bairro – 08/Out/2013

      A presença de dois diretores da SPTrans na reunião do Plano de Bairro de Santana trouxe luzes definitivas à questão que tem agitado Santana nos últimos dois meses: a criação de um novo terminal de ônibus no centro do bairro. Em três reuniões anteriores a comunidade não teve acesso aos detalhes do projeto, mesmo assim sugeriu outras opções para a localização do terminal.  Os técnicos da SPTrans já apresentaram a análise dessas alternativas. 

Quarteirão indicado no projeto (esse trecho da r. Leite de Morais pode “escapar” da desapropriação). Quarteirão indicado no projeto (esse trecho da r. Leite de Morais pode “escapar” da desapropriação).

OUSADO - A prefeitura definiu como prioridade máxima investir em transporte público para combater a falta de mobilidade urbana.  As faixas exclusivas de ônibus foram o primeiro passo.  Agora prepara a 2ª etapa, que é a construção de 150 km de corredores de ônibus.  Denílson Ferreira, diretor de infraestrutura da SPTrans, definiu essa proposta como “um projeto ousado, como a cidade ainda não viu.  Esses corredores têm uma nova ótica, uma nova proposta, qualificando o transporte por pneus, tanto na quantidade quanto na qualidade”, afirmou.  A inspiração são os famosos corredores de ônibus existentes há quase 30 anos em Curitiba.

REVOLTA - Segundo Denílson, a escolha do quadrilátero entre as ruas Voluntários da Pátria, Darzan, Cruzeiro do Sul e Leite de Morais, foi feita de maneira “estritamente técnica, visando otimização da linha”.  Essa definição revoltou os proprietários e comerciantes desse quarteirão, que além de terem suas atividades comerciais afetadas, não foram comunicados anteriormente, nem houve audiências públicas antes dessa escolha da prefeitura.

A inspiração é o sistema criado por Jaime Lerner,  em Curitiba.

OPÇÕES - Nas reuniões anteriores realizadas na Distrital Norte da Associação Comercial de SP, a comunidade santanense apresentou três opções: a região que abrange as ruas Força Pública e Francisco Peruche (conhecida como “região dos drive-ins”); o quarteirão entre a r. Santa Eulália e a praça Campo de Bagatelle (que exigiria a saída do Centro de Zoonoses), e o grande canteiro central da av. Santos Dumont, próximo à praça Heróis da FEB. As opções analisadas e comparadas pela SPTrans apontaram clara vantagem para a área escolhida inicialmente pela prefeitura (vide minudências abaixo).

DETALHES - Roberto Moura, superintendente de projetos da SP, apresentou detalhes do projeto.  O corredor Norte-Sul terá 27 km, ligando Santana a Rio Bonito. A obra é de vulto: propõe um túnel sob a praça Campo de Bagatelle, uma nova ponte sobre o rio Tamanduateí, paradas a cada 600 metros, com pontos que permitem o pagamento antecipado da passagem, entre outros itens.

ALÍVIO - A diretoria da SPTrans apresentou a possibilidade de usar aproximadamente 2/3 do quarteirão do decreto para a construção do terminal, mantendo intacto o lado da r. Leite de Morais, que é o lado com o comércio mais ativo.   O terminal teria três andares:  subsolo recebendo os ônibus do corredor; piso térreo, recebendo linhas locais; e andar superior, com a parte administrativa e funcional.  A princípio o terminal não teria áreas comerciais.   A proposta é que seja um terminal com design moderno, integrado com a paisagem, disse o diretor Denílson.

ANÁLISES - A decisão de fazer a obra parece definitiva. A necessidade de financiamentos externos exigiu que o projeto fosse detalhado, por isso houve a definição antecipada do local do terminal Santana. A diretoria da SP Trans está aberta a estudar outras indicações de locais, porém a mudança só vai acontecer se passar na análise técnica em uma “matriz de decisão”, como a usada para analisar as opções já apresentadas.

Reunião dia 26/09 na Distrital Norte. Diretores da SPTrans.

 

Minudências
@ Está marcada uma audiência pública para discutir esse corredor no dia 25/10 (6ª-f), às 18h, no Colégio Delta,  à r. Embaixador João Nunes Fontoura 150, Santana.
@ No dia 04/10 proprietários, comerciantes e funcionários deram um “abraço simbólico” no quarteirão ameaçado pelo Decreto de Utilidade Pública (DUP) nº 54187, de 07/08/2013.
@ O estudo da SPTrans,  chamado de “matriz de decisão”, desconsiderou a proposta do terminal na área hoje ocupada pelo Centro de Zoonoses.  Assim, comparou a área indicada pela prefeitura com as alternativas da “região dos drive-ins” e com o canteiro central gramado da av. Santos Dumont.  Em síntese, dos dez itens comparativos, a área indicada pela prefeitura foi considerada a mais favorável em oito itens.
@ Três outras áreas foram sugeridas na reunião: o quadrilátero entre as ruas Ezequiel Freire e Dr. Zuquim, ao lado do terminal antigo; a área da antiga Klabin, hoje um grande estacionamento, ao lado da rodoviária do Tietê; e a área do Presídio Feminino, na av. Gal. Ataliba Leonel. A SPTrans se comprometeu a analisar, como fez com as opções anteriores.
@ Acaba de dar entrada na Câmara Municipal um projeto de lei, de autoria do vereador Claudinho, pedindo a revogação do decreto de utilidade pública do quarteirão de Santana. Porém esse projeto ainda terá que passar por diversas comissões internas da Câmara, antes de ir à votação.
@ Sobre não haver debate anterior sobre o projeto, o diretor Denílson afirmou que a proposta de 150 km de corredores de ônibus já estava no projeto de governo na campanha eleitoral do prefeito, e que faz parte da meta 93 do Programa de Metas da prefeitura. “Mas não existe obra desse porte sem esbarrar nas propriedades dos cidadãos”, considerou.
@ As reuniões do Plano de Bairro de Santana acontecem toda 1ª segunda-feira de cada mês, no Colégio Luiza de Marillac, à r. Voluntários da Pátria 1653, Santana.
@ O movimento Santana Viva, que conduz o Plano de Bairro de Santana, abriu uma página para manter atualizar a questão:  www.facebook.com/terminalsantana

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