Reunião do Plano de Bairro – 08/Out/2013
A presença de dois diretores da SPTrans na reunião do Plano de Bairro de Santana trouxe luzes definitivas à questão que tem agitado Santana nos últimos dois meses: a criação de um novo terminal de ônibus no centro do bairro. Em três reuniões anteriores a comunidade não teve acesso aos detalhes do projeto, mesmo assim sugeriu outras opções para a localização do terminal. Os técnicos da SPTrans já apresentaram a análise dessas alternativas.
Quarteirão indicado no projeto (esse trecho da r. Leite de Morais pode “escapar” da desapropriação).
OUSADO - A prefeitura definiu como prioridade máxima investir em transporte público para combater a falta de mobilidade urbana. As faixas exclusivas de ônibus foram o primeiro passo. Agora prepara a 2ª etapa, que é a construção de 150 km de corredores de ônibus. Denílson Ferreira, diretor de infraestrutura da SPTrans, definiu essa proposta como “um projeto ousado, como a cidade ainda não viu. Esses corredores têm uma nova ótica, uma nova proposta, qualificando o transporte por pneus, tanto na quantidade quanto na qualidade”, afirmou. A inspiração são os famosos corredores de ônibus existentes há quase 30 anos em Curitiba.
REVOLTA - Segundo Denílson, a escolha do quadrilátero entre as ruas Voluntários da Pátria, Darzan, Cruzeiro do Sul e Leite de Morais, foi feita de maneira “estritamente técnica, visando otimização da linha”. Essa definição revoltou os proprietários e comerciantes desse quarteirão, que além de terem suas atividades comerciais afetadas, não foram comunicados anteriormente, nem houve audiências públicas antes dessa escolha da prefeitura.
OPÇÕES - Nas reuniões anteriores realizadas na Distrital Norte da Associação Comercial de SP, a comunidade santanense apresentou três opções: a região que abrange as ruas Força Pública e Francisco Peruche (conhecida como “região dos drive-ins”); o quarteirão entre a r. Santa Eulália e a praça Campo de Bagatelle (que exigiria a saída do Centro de Zoonoses), e o grande canteiro central da av. Santos Dumont, próximo à praça Heróis da FEB. As opções analisadas e comparadas pela SPTrans apontaram clara vantagem para a área escolhida inicialmente pela prefeitura (vide minudências abaixo).
DETALHES - Roberto Moura, superintendente de projetos da SP, apresentou detalhes do projeto. O corredor Norte-Sul terá 27 km, ligando Santana a Rio Bonito. A obra é de vulto: propõe um túnel sob a praça Campo de Bagatelle, uma nova ponte sobre o rio Tamanduateí, paradas a cada 600 metros, com pontos que permitem o pagamento antecipado da passagem, entre outros itens.
ALÍVIO - A diretoria da SPTrans apresentou a possibilidade de usar aproximadamente 2/3 do quarteirão do decreto para a construção do terminal, mantendo intacto o lado da r. Leite de Morais, que é o lado com o comércio mais ativo. O terminal teria três andares: subsolo recebendo os ônibus do corredor; piso térreo, recebendo linhas locais; e andar superior, com a parte administrativa e funcional. A princípio o terminal não teria áreas comerciais. A proposta é que seja um terminal com design moderno, integrado com a paisagem, disse o diretor Denílson.
ANÁLISES - A decisão de fazer a obra parece definitiva. A necessidade de financiamentos externos exigiu que o projeto fosse detalhado, por isso houve a definição antecipada do local do terminal Santana. A diretoria da SP Trans está aberta a estudar outras indicações de locais, porém a mudança só vai acontecer se passar na análise técnica em uma “matriz de decisão”, como a usada para analisar as opções já apresentadas.
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Minudências
@ Está marcada uma audiência pública para discutir esse corredor no dia 25/10 (6ª-f), às 18h, no Colégio Delta, à r. Embaixador João Nunes Fontoura 150, Santana.
@ No dia 04/10 proprietários, comerciantes e funcionários deram um “abraço simbólico” no quarteirão ameaçado pelo Decreto de Utilidade Pública (DUP) nº 54187, de 07/08/2013.
@ O estudo da SPTrans, chamado de “matriz de decisão”, desconsiderou a proposta do terminal na área hoje ocupada pelo Centro de Zoonoses. Assim, comparou a área indicada pela prefeitura com as alternativas da “região dos drive-ins” e com o canteiro central gramado da av. Santos Dumont. Em síntese, dos dez itens comparativos, a área indicada pela prefeitura foi considerada a mais favorável em oito itens.
@ Três outras áreas foram sugeridas na reunião: o quadrilátero entre as ruas Ezequiel Freire e Dr. Zuquim, ao lado do terminal antigo; a área da antiga Klabin, hoje um grande estacionamento, ao lado da rodoviária do Tietê; e a área do Presídio Feminino, na av. Gal. Ataliba Leonel. A SPTrans se comprometeu a analisar, como fez com as opções anteriores.
@ Acaba de dar entrada na Câmara Municipal um projeto de lei, de autoria do vereador Claudinho, pedindo a revogação do decreto de utilidade pública do quarteirão de Santana. Porém esse projeto ainda terá que passar por diversas comissões internas da Câmara, antes de ir à votação.
@ Sobre não haver debate anterior sobre o projeto, o diretor Denílson afirmou que a proposta de 150 km de corredores de ônibus já estava no projeto de governo na campanha eleitoral do prefeito, e que faz parte da meta 93 do Programa de Metas da prefeitura. “Mas não existe obra desse porte sem esbarrar nas propriedades dos cidadãos”, considerou.
@ As reuniões do Plano de Bairro de Santana acontecem toda 1ª segunda-feira de cada mês, no Colégio Luiza de Marillac, à r. Voluntários da Pátria 1653, Santana.
@ O movimento Santana Viva, que conduz o Plano de Bairro de Santana, abriu uma página para manter atualizar a questão: www.facebook.com/terminalsantana
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