Auditório da Distrital Norte da ACSP – 08/Ago/2013

      A diretoria da Distrital Norte da Associação Comercial de SP, convidados e a imprensa local questionaram o subprefeito de Santana/ Tucuruvi, engenheiro Roberto Cimino, sobre diversas questões afetas à região. A seguir os principais aspectos discutidos em mais duas horas de encontro.

Lideranças presentes no encontro.Lideranças presentes no encontro.

AMBULANTES – Sobre o comércio ambulante na r. Voluntários da Pátria, o subprefeito afirmou que “como era a situação antes, lembrando um circo, na minha gestão não vai voltar nunca”,  tranqüilizando os diretores da Distrital,  que representam os interesses do comércio lojista da região.  Cimino afirmou que existe um estudo ainda embrionário para se fazer um “bolsão” de comércio ambulante, talvez sob a linha do metrô.  David Fernandes, comerciante da região, lembrou que todos as barracas de ambulantes na Voluntários tinham algum tipo de irregularidade, por isso foram removidas, em uma ação que levou oito anos.

AÇÃO DELEGADA – Segundo o capitão PM Rodrigo houve uma redução de 44 para 30 policiais executando a Operação Delegada na região.  O subprefeito afirmou que isso foi devido à redução de custos determinada pela prefeitura, e que ele tem solicitado o aumento do quadro de policiais que, durante a sua folga na corporação, exercem a função policial, dentro do programa Operação Delegada, que é uma parceria entre a prefeitura e a PM.

CORREDOR VERDE – Segundo Cimino a Companhia do Metrô afirmou que não é a proprietária da área sob a linha do metrô, assim qualquer intervenção ali é da alçada da prefeitura.  Atendendo a uma reivindicação da comunidade, de um “corredor verde” na região, Cimino anunciou uma forte revitalização dos baixos do metrô,  inclusive com ciclovia, entre a estação rodoviária do Tietê e o Parque da Juventude,  com cerca de 400 metros de extensão.  Jorge Ifraim, do movimento Santana Viva, lembrou que a proposta da comunidade para a revitalização é para uma área maior, até a estação Santana do metrô.

MEGAEVENTOS – As lideranças presentes expressaram inconformismo com o fato dos megaeventos, como a Marcha para Jesus e o 1º de Maio, acontecerem na Zona Norte. O subprefeito considerou que isso só vai mudar quando houver grande pressão da comunidade contra esses eventos. 

Momento da reunião.Momento da reunião.  Lideranças indagam o subprefeito. Lideranças indagam o subprefeito.

EXTENSÃO DA CRUZEIRO – Para o subprefeito, a prefeitura, ao cancelar outras obras de túneis na cidade, como a da av. Águas Espraiadas, já sinalizou que não vai realizar, pelo menos no curto prazo, a extensão da av. Cruzeiro do Sul até o Mandaqui, o que demandaria a construção de um túnel.  Estando a obra já com projeto concluído, ela precisaria entrar no orçamento de obras da prefeitura, e isso só acontecerá com pressão política, inclusive dos vereadores da região.

PARTICIPAÇÃO – Sobre a criação do Conselho Participativo Municipal, com eleição de cidadãos para atuar como conselheiros junto à subprefeitura,  Cimino achou a proposta muito positiva, mas não arriscou um palpite sobre como isso vai funcionar na prática.  Para ele os espaços de participação estão colocados, como as diversas audiências públicas que estão acontecendo e a discussão do Plano de Bairro de Santana (para a qual a subprefeitura já tem uma verba de R$ 100 mil, para contratar equipe de estudo), mas está faltando a participação da sociedade nesses espaços.

Minudências:
@ O encontro foi coordenado por George Ayub, diretor-superintendente da Distrital Norte. Presentes, entre lideranças civis, o capitão PM Rodrigo, representando o CPA/M-3, e o inspetor Gilberto, representando o Comando Regional Santana da GCM.
@ O subprefeito se fez presente, acompanhado pelo chefe de gabinete Chiaretto, e pelo assessor jurídico Waldir Mazzei. Roberto Cimino afirmou que não compareceu à reunião de discussão do Plano de Bairro de Santana (veja AQUI), por problemas de saúde de seu pai, que foi administrador regional de Santana.
@ O orçamento da subprefeitura Santana/ Tucuruvi é de apenas R$ 21 milhões,  considerado muito pouco para as necessidades da região.
@ A diretoria da Distrital Norte pretende trazer em breve para conversar com a comunidade o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, responsável pelo projeto de extensão da av. Cruzeiro do Sul ao Mandaqui.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado