Colégio Luiza de Marillac – 05/Ago/2013

      Utilizando uma metodologia diferenciada, o Plano de Bairro de Santana avança discutindo e propondo melhorias para seis “bairros” distintos do distrito de Santana.  Vila Bianca, Santa Terezinha, Alto de Santana, Jardim São Paulo, Água Fria e Portal de Santana estão montando grupos para fazer a discussão local, para em seguida se encontrarem coletivamente nas reuniões gerais, que acontecem no Colégio Luiza de Marillac.

Cerca de 50 pessoas estiveram na reunião.Cerca de 50 pessoas estiveram na reunião.

HISTÓRICO – Tudo começou em Setembro/2012, com a Associação Portal de Santana se mobilizando para melhorar a qualidade de vida do pedaço mais esquecido de Santana,  o trecho próximo da Marginal Tietê e do Campo de Marte. Pouco tempo depois, agregando atores sociais de outras regiões próximas, surgiu o Movimento Santana Viva, que pensou esse formato para produzir o Plano de Bairro da região.

METODOLOGIA:  O Movimento Santana Viva utiliza o conceito de “UAM” – Unidades Ambientais de Moradia.  “UAM é uma região em que os moradores se reconhecem como vizinhos”, afirmou Jorge Ifraim, um dos coordenadores do movimento. A divisão do distrito de Santana em seis “UAM”s utilizou a divisão feita em 2007 pelo Atlas Municipal da Secretaria Municipal do Trabalho.

5ª REUNIÃO:  Nesta 5ª reunião geral do Plano de Bairro de Santana foi apresentado o andamento de cada um dos grupos já formados, em quatro “UAM”s.  Apenas as regiões de Água Fria e Santa Terezinha ainda não têm um grupo formado para discutir os problemas dessas localidades.   Em seguida a arquiteta Elizabeth Salgado relatou a sua experiência na participação da elaboração do Plano de Bairro de Perus (único já finalizado na cidade).

Momento da reunião.Momento da reunião. Rede Social Zona Norte presente.Rede Social Zona Norte presente.

GERAL: Cada um dos grupos locais decide onde e quando fazer suas reuniões.  O  grupo da “UAM” Jardim São Paulo fará nova  reunião no dia 21/08, às 19h, na Paróquia N. Sra. Aparecida. O grupo do Alto de Santana tem se reunido no SENAC Santana. A reunião geral, com todos os grupos, acontece na 1ª segunda-feira de cada mês, às 19h, no Colégio Luiza de Marillac, na r. Voluntários da Pátria 1653, Santana. A próxima reunião será em 02/Setembro.

Minudências:
@ O vereador Police Neto compareceu à reunião, pois uma emenda parlamentar sua alocou R$ 100 mil para a contratação de equipe de apoio para a produção do Plano de Bairro de Santana.
@ Esses técnicos contratados deverão trabalhar em sintonia com técnicos da subprefeitura Santana/ Tucuruvi, e usar como baliza esses estudos que estão sendo realizados pela sociedade civil.
@ O subprefeito Roberto Cimino não pode comparecer, por problema de saúde em família.
@ A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, que coordena a revisão do Plano Diretor de São Paulo, tem em sua programação que em 2014 será dada ênfase à produção de 96 planos de bairro na cidade.
@ Apenas Perus já concluiu o seu Plano de Bairro. Alguns distritos como Bela Vista e Santana, e bairros como Vila Pompéia, já iniciaram os seus.
@ Sandro Merida, morador da Vila Leopoldina, veio conhecer o processo do Plano de Bairro de Santana, para tentar implantar um semelhante na sua região.
@ O Colégio Luiza de Marillac, como membro da Rede Social Zona Norte, logo disponibilizou o seu amplo auditório para as reuniões.
@ Mais detalhes do Plano de Bairro de Santana estão em santanaviva.blogspot.com.br

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado