Auditório do Colégio Luiza de Marillac - 06/Mai/2013

       Foi dada a largada para a criação do plano de bairro de Santana. O auditório do Colégio Luiza de Marillac recebeu cerca de 100 pessoas para conhecer a metodologia proposta pelo movimento Santana Viva, que chegou a esse formato após diversas reuniões de seu grupo de trabalho. Agora a comunidade está convidada a participar. A próxima reunião será dia 03/06.

 Momento do encontro do Plano de Bairro de SantanaMomento do encontro do Plano de Bairro de Santana

EM CONJUNTO - O movimento Santana Viva nasceu dentro da Associação Portal de Santana, em interação com a Rede Social Zona Norte. Essa iniciativa da sociedade civil encontrou eco na ação do vereador Police Neto, que destinou uma emenda orçamentária de R$ 100 mil para a preparação do plano de bairro de Santana. Essa verba será administrada pela subprefeitura local. Trabalhando em conjunto, a sociedade civil se propõe a levantar problemas e indicar soluções para a melhoria da qualidade de vida local, através do plano de bairro.

QUASE LEI -O arquiteto Cândido Malta, urbanista que há décadas defende a criação dos Planos de Bairro (PBs), compareceu ao evento e detalhou como foi a realização do PB de Perus, no qual trabalhou. "Os planos de bairro se propõem a aperfeiçoar uma realidade, e assim devem dimensionar os equipamentos públicos, o déficit de creches, hospitais, avaliar qual a necessidade de novos equipamentos. O plano de bairro define essas coisas, inclusive reservando áreas para isso", afirmou Malta. O plano de bairro de Perus foi concluído, e já está votação na Câmara Municipal, para virar lei.

ORÇAR TUDO - Em seguida começaram os depoimentos. Jorge Duarte, coordenador da área de desenvolvimento local do SENAC SP, falou sobre a construção do PB da Bela Vista. O vereador Police Neto, ao narrar a experiência de Perus, lembrou que os plano de bairro vão ao nível de detalhe: "Onde vai ficar o ponto de ônibus? Como vai ficar a calçada?", exemplificou Police. E reforçou a idéia de que tudo tem que ser orçado, precificado, para ser ligado ao orçamento municipal.

SURPRESA - O artista plástico Gustavo Freiberg falou sobre a experiência do PB de Vila Madalena, destacando a dificuldade de se conseguir a integração dos diversos atores que compõem um bairro. Em seguida houve a apresentação de um vídeo sobre o PB de Vila Pompéia. A surpresa da noite foi a presença do diretor de urbanismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Kazuo Nakano, que afirmou que o Plano Diretor da Cidade e os Planos de bairro não são incompatíveis. Muito pelo contrário, são complementares.

 Diretor de urbanismo Kazuo Nakano Diretor de urbanismo Kazuo Nakano Arquiteto Cândido MaltaArquiteto Cândido Malta

 

 

 

 

 

 

 

 

METODOLOGIA - Após a apresentação da história do movimento Santana Viva, houve o fechamento do encontro, com a explicação da metodologia proposta. O grupo de trabalho que organizou o encontro apresentou a proposta de se dividir o distrito de Santana em seis áreas. Dessa forma se criará seis grupos locais de trabalho e discussão, que vão se encontrar nos próprios bairros. Depois esses grupos se reunirão mensalmente para alinhavar as partes e criar o Plano de Bairro do distrito de Santana.

DIVISÃO - O distrito de Santana foi dividido em seis regiões: Santana, Vila Bianca, Santa Terezinha, Anhembi/ Carandiru, Jardim São Paulo e Água Fria. A referência foi um trabalho feito pela Secretaria Municipal do Trabalho, que dividiu Santana em seis "UDM"s - Unidades de Desenvolvimento Municipal. A construção do Plano de Bairro de Santana está aberta a todos os interessados. A próxima reunião será no dia 03/06 (2ª-f), às 19h, no colégio Luiz da Marillac, para discussão e detalhamento dos próximos passos.

Minudências:
@ Uma proposta é usar a ferramenta digital do grupo Cidade Democrática, para ter a participação virtual das pessoas que não podem participar das reuniões presenciais. O endereço é www.cidadedemocratica.org.br
@ O urbanista Cândido Malta lembrou que o projeto do Arco Tietê, desenvolvido pela prefeitura, vai afetar diretamente a região de Santana, e que isso deve ser observado na construção do plano de bairro.
@ Clique AQUI para ver os mapas de divisão do distrito de Santana. Está no pé da página de Dados Sociais de Santana.

Fotos: Luis Fernando Bronzatto

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado