Café Carmel-By-the-Sea, Santana - 22/Fev/2013

O movimento Santana Viva, em articulação com atores locais, começa o processo de criação do Plano de Bairro de Santana. O subprefeito Roberto Cimino e o arquiteto Cândido Malta participaram da reunião. O vereador Police Neto já alocou uma verba parlamentar para os primeiros estudos.

Chegaram à reunião até de bicicletaChegaram à reunião até de bicicleta

Momento do encontro no caféMomento do encontro no café

Apesar de ser um "Plano de Bairro", esse estudo, que deverá atingir o status de lei e ser integrado ao Plano Diretor da Cidade, abrangerá todo o distrito de Santana, uma área com cerca de 120 mil habitantes. Curiosamente, a iniciativa vem de pessoas da parte do distrito que costuma ser mais esquecida, a "Santana de Baixo", situada entre a av. Gal. Ataliba Leonel e a Marginal do rio Tietê.

Moradores e empresários dessa parte de Santana formaram a Associação Portal de Santana, que representa a participação da sociedade civil no processo. O poder Legislativo está representado pelo vereador Police Neto, que alocou uma verba orçamentária de cem mil reais para os estudos iniciais. O subprefeito Cimino já colocou técnicos de sua equipe para entender como deve caminhar a elaboração do Plano de Bairro.

Jorge Ifraim, comerciante e um dos coordenadores do movimento Santana Viva, lembrou que tudo começou quando se conseguiu trazer para a rua Paineiras do Campo uma grande área gramada, que fez parte da compensação ambiental devida pela expansão da Marginal do Tietê. Outro movimento em andamento é o da revitalização da av. Cruzeiro do Sul, com a proposta de criação de um corredor verde nos baixos da linha do metrô.

Grupo visita a área gramada da futura 'praça Dr. Sócrates Brasileiro'Grupo visita a área gramada da futura 'praça Dr. Sócrates Brasileiro'

Gilberto Cordeiro, arquiteto e participante do movimento, saudou a aglutinação de tantas pessoas em torno da proposta, e disse que a idéia é um trabalho coletivo. "Ninguém vai ser o pai da criança", afirmou. O arquiteto Cândido Malta foi o idealizador da proposta dos planos de bairro na cidade, e participou da elaboração do plano de Perus, o primeiro a ser feito em São Paulo. Ele acredita que Santana já parte de um nível mais adiantado, por ter "lideranças comunitárias conscientes" desde o início.

Após a reunião um grupo caminhou por Santana até o fim da tarde, passando por diversos pontos de interesse. O movimento Santana Viva pretende em breve agendar uma reunião aberta para apresentação da proposta e coleta de sugestões.

Minudências:
@ Cerca de 25 pessoas participaram da reunião no café Carmel-By-the-Sea.
@ O movimento Santana Viva é articulado pela Associação Portal de Santana.
@ Esse nome se refere à Ponte das Bandeiras, cujo idealizador, prefeito Prestes Maia, dizia que seria a entrada de São Paulo. Hoje a ponte é o portal de entrada de Santana e da ZN.
@ O vereador Police Neto lembrou que na pesquisa 2012 do IRBEM, realizada pelo Ibope, o distrito de Perus foi o melhor avaliado em toda a cidade, pelos próprios moradores. Acredita-se que isso se deva ao fato da comunidade ter participado do plano.
@ "50% de conhecimento técnico-científico e 50% de opinião popular", essa é a fórmula sugerida pelo vereador para o sucesso na elaboração do Plano de Bairro.
@ Vários membros do movimento Santana Viva pertencem à Rede Social Zona Norte, e isso permitirá uma grande divulgação e participação no processo.
@ Clique AQUI para ver a história do movimento Santana Viva.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado