R. Voluntários da Pátria 574, Santana – 30/Jun/2016

      Pelo 15º ano consecutivo foi realizada a Conferência Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas na Cidade de São Paulo, empreendida pelo gabinete do vereador Gilberto Natalini.  “Por que insistimos em fazer o evento? Porque queremos construir uma São Paulo mais sustentável, esse é o nosso sonho. Queremos construir uma cidade mais humana”, afirmou o vereador.  A expectativa era de mais de duas mil pessoas presentes no enorme auditório da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, ao longo dos dois períodos da conferência.

 

Mesa de abertura da conferência.Mesa de abertura da conferência.

 

BAIRROS – A tradicional palestra magna, abrindo o encontro, foi ministrada pelo arquiteto e urbanista Cândido Malta, com o tema “Bairro a Bairro: São Paulo Mais Verde”. O palestrante começou lembrando que o bairro é “a nossa âncora na vida social”, e que o “rentismo” imobiliário acrescenta imóveis e veículos sem análise ambiental, o que prejudica a qualidade de vida da cidade, tornando os bairros insalubres. “Os bairros que tenham qualidade de vida, que a mantenham; os que não têm, que a obtenham; e os bairros a serem planejados, que busquem esse caminho. É estratégico começar pelos bairros para reinventar nossa cidade”, afirmou o arquiteto.

 

Cândido Malta recebe homenagem.Cândido Malta recebe homenagem. images/sampledata/santana/producao_mais_limpa_na_apcd_3.JPGimages/sampledata/santana/producao_mais_limpa_na_apcd_3.JPG

 

UAMs – Cândido Malta apresentou o conceito de “unidade ambiental de moradia” (UAM), e citou o exemplo de Perus, no qual seu projeto dividiu o bairro em 12 UAMs, cada uma delas com cerca de 10 mil moradores (o bairro de Perus tem um total de 120 mil moradores). E também citou a cidade de Matupá (MS), que ele planejou usando esse conceito, que privilegia a qualidade de vida em pequenas áreas com oferecimento de serviços e equipamentos públicos de menor escala, para uma população mais próxima.  Nesse conceito o centro da UAM é mais tranqüilo, e nele estão moradias e equipamentos como escolas, que pedem maior tranqüilidade e proximidade com os moradores. O comércio e os serviços ficam no entorno, porém ainda acessíveis a pé.

 

POLÍTICA – O arquiteto finalizou sua aula com uma visão política, propondo um capitalismo civilizado. “Dizem que para a economia crescer é preciso despertar o ‘espírito animal’ do capitalista, mas esse animal precisa ser civilizado, ser um animal doméstico”, brincou Cândido Malta. Dentro desse espírito, o foco no bairro é um ponto de partida para controlar o poder público. “Nós temos facilidade de saber o que está acontecendo no bairro”, considerou o urbanista. Isso é semelhante ao voto distrital, em que o político se aproxima do eleitor. Através dos Planos de Bairro, os moradores podem participar do planejamento e acompanhar a execução de projetos de forma mais clara e direta.

 

Auditório cheio no evento pela manhã.Auditório cheio no evento pela manhã.

 

Minudências:
@ A Conferência Produção Mais Limpa é um fórum de discussão no âmbito municipal que já resultou em leis, como a de água de reúso, e de reaproveitamento de poda de árvores, e procura ensejar Projetos de Leis voltados para a sustentabilidade.
@ Durante a tarde a Mesa 1 discutiu urbanismo sustentável, e a Mesa 2 abordou a questão dos parques e da arborização da cidade.
@ Cândido Malta apresentou o exemplo de bairros com grande qualidade de vida na cidade de Madrid, Espanha. Na conferência ele foi homenageado com o diploma de gratidão da cidade de São Paulo e a medalha Anchieta, concedida pela Câmara Municipal.
@ O Prêmio Responsabilidade Socioambiental (medalha e diploma) da Câmara Municipal foi concedido ao jornalista Washington Novaes do Estadão, ao programa Repórter Eco da TV Cultura e à Cetesb.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado