Anhembi – Abril/2016.

      A equipe do SUSDance, da Supervisão de Pirituba/ Perus – Coordenadoria Regional de Saúde Norte - ganhou o prêmio David Capistrano na 30ª edição do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS, nos dias 13, 14 e 15 de abril, no Anhembi. Participaram 530 trabalhos de todo o Estado. O SUSdance foi o único do município de São Paulo a receber o prêmio.

 

Equipe reunida no Congresso.Equipe reunida no Congresso.

 

SUSDANCE – O projeto promove e incentiva um novo estilo de vida, com qualidade e saúde, por meio de palestras nas 14 escolas municipais e estaduais, de ensinos fundamental II e médio. Esse processo é coroado por um concurso de dança de rua entre essas escolas. “A gente está muito feliz por poder divulgar esse projeto. Precisamos entender como podemos servir de inspiração para que possamos disseminar esse trabalho. O fato de ternos ganho no COSEMS já é uma possibilidade de espalhar um projeto bem bacana, que tem trazido muitos resultados para a região”, afirma Nara Palatini Lucca, gerente da UBS Vila Caiuba e responsável pelo projeto.

INSPIRAÇÃO – Considerado um sucesso para os profissionais da saúde, educação e comunidade na região Norte, o SUSDance agora ganha visibilidade estadual, podendo servir de inspiração para outras localidades. Em junho, a equipe irá se apresentar no Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

 

Equipe recebe o prêmio com Dr. Alberto A. Oliveira, Coord. Regional de Saúde Norte e Dr. João Marcondes Sup. Téc. de Saúde.Equipe recebe o prêmio com Dr. Alberto A. Oliveira, Coord. Regional de Saúde Norte e Dr. João Marcondes Sup. Téc. de Saúde.

 

BOAS MUDANÇAS – “A ideia é não falar dos problemas em si, o problema é a droga, por exemplo. A gente fala de liberdade, projeto de vida, para eles elevarem os pensamentos para outras coisas, pensar no lado bom e esquecer os problemas. Muitas coisas boas aconteceram, mudanças nas vidas dos jovens e até nos métodos de ensino dos professores”, destaca Nara. “Foi uma grande surpresa. Quando começamos este projeto, pensamos somente em nível de bairro. Se mudássemos a vida de apenas uma criança, ou um jovem, já teria valido a pena, mas ganhamos uma proporção bem grande,” diz Roseli Françoso, uma das organizadoras do SUSDance.

Minudências:
@ O SUSDance teve início no final de 2014. Com objetivo de conscientizar os jovens, tendo em vista um trabalho intersecretarial (saúde, educação, cultura e subprefeituras).
@ O grupo realizou 650 palestras e atingiu 5800 alunos da região. Hoje, a equipe conta com 65 colaboradores.
@ Entre todos os premiados dez receberam menção honrosa e outros dez receberam o prêmio e entre eles o SUSDance.
@ O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS é uma entidade que representa e defende os interesses dos Municípios com o compromisso de valorizar o Sistema Único de Saúde (SUS).
@ A cada ano, o congresso reúne todos os municípios do Estado de São Paulo, secretários e profissionais que atuam no SUS para discutir melhorias para o Sistema e promover troca de experiências entre os gestores.

Colaboração Texto: Talita Coutinho
Fotos: Coordenadoria Regional de Saúde – Norte

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado