Lauzane Paulista – Dezembro/2015

      Depois de quase dez anos de abandono, a antiga base da GCM  (Guarda Civil Metropolitana) da praça Alberto Pereira de Castro Jr, no Lauzane Paulista, está em reforma. A obra consiste na recolocação de janelas e porta, impermeabilização da laje, construção de um banheiro, reforma do passeio do entorno, colocação de piso, manutenção completa da parte hidráulica e elétrica e pintura. A reforma está sendo feita por empresa contratada pela subprefeitura Santana/Tucuruvi, com recursos de R$ 70 mil via emenda parlamentar do vereador José Police Neto. O espaço será usado em benefício dos moradores. A subprefeitura ainda vai decidir qual uso específico para o local.

 

Obra de reforma da antiga base comunitária.Obra de reforma da antiga base comunitária.

MOBILIZAÇÃO – A reforma da antiga base da GCM é resultado de intensa mobilização do Movimento Praça Ativa (MPA) – formado por moradores, skatistas e artistas da região, e pelo Instituto José Sampaio da Silva. “A base estava abandonada há muitos anos e isso gerava muitos problemas para quem circula no bairro. Nos reunimos e montamos o MPA para lutar pela revitalização da pista de skate e da antiga base da GCM”, conta César Augusto.

SERVIÇOS – O grupo defende a implantação do Núcleo Sócio-Cultural Lauzane – um espaço coletivo, de uso compartilhado, que poderá oferecer diversas atividades gratuitas para a população. “Atendimento jurídico, oferta de emprego, oficinas de grafite, skate e música, aulas de artesanato. Enfim, podemos oferecer uma gama de diversos serviços gratuitos para os moradores da Zona Norte”, explica Rui Portela, presidente do Instituto José Sampaio da Silva.

Placa com detalhes da obra.Placa com detalhes da obra. Base em reforma. Base em reforma.

VALORIZAÇÃO LOCAL – A definição sobre o uso do local após a reforma é de responsabilidade do subprefeito Antônio Esteves. A proposta de criação do Núcleo Sócio-Cultural Lauzane já foi enviada para a subprefeitura no começo de. A expectativa é que a obra seja concluída até o final deste ano.  “A implantação do Núcleo Lauzane pode ser um poderoso instrumento de transformação social daquele território, fortalecendo a vocação cultural e esportiva do bairro. Trata-se de uma excelente oportunidade para reconhecer e valorizar as ações dos grupos e entidades da região”, defende o vereador Police Neto. 

Minudências:
@ Veja AQUI como foi a inauguração da nova pista de skate na praça, em Junho/2015.
@ O Diário Oficial da Cidade de São Paulo de 13/11/2015 homologou a licitação, dando à empresa Quarter Construções Ltda EPP  a responsabilidade de executar a obra, a um valor exato de R$ 64.655,02.

Texto e fotos: Fernando Nowikow

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado