Subprefeitura CV/ Limão/ Cachoeirinha – Agosto/2015

       A prefeitura centralizou no terreno comunitário Vila Prado o programa “Prefeitura no Bairro”, para atender os moradores da região da subprefeitura Casa Verde/ Limão/ Cachoeirinha. A ação se desenvolve na esquina das ruas Araguacema e Padre Moura de 27/07 a 07/08, com tendas oferecendo diversos serviços e recepcionando demandas dos moradores. O prefeito Fernando Haddad e vários secretários visitaram a atividade na manhã de 1º/08.

 

Canteiro na praça Menino Jesus.Canteiro na praça Menino Jesus. Rotary Freguesia doa brinquedos.Rotary Freguesia doa brinquedos.

CANTEIROS – O entorno da Vila Prado foi o maior beneficiado direto da ação.  A praça Menino Jesus, antes um grande largo asfaltado, ganhou um canteiro central que também servirá como rotatória disciplinando o tráfego.  “As pessoas de idade tinham medo de atravessar, era carro que vinha de todo lado. A sinalização que colocaram é ótima”, afirmou Celso Abreu, dono do Bar do Picolé na praça.  Ele espera que o povo colabore na manutenção, “mas o povo não cuida”, disse Abreu, temendo pela preservação do canteiro.  Ali perto, na travessa Fama, entrada de uma comunidade carente, a prefeitura fez outro canteiro com plantas, o que melhora a auto-estima dos moradores.

CIDADANIA – O vereador Rubens Calvo considerou que a presença da prefeitura no local aproxima o governo dos reclamos dos moradores.  “A participação do povo é um gesto de cidadania”, afirmou Calvo. Jonas de Souza, presidente da Associação Mofolândia da Vila Prado, pediu a reforma da quadra onde foi realizado o “Prefeitura no Bairro”, além da instalação de aparelhos para 3ª-idade e para as crianças.  O morador José Arlindo reclamou sobre a demora da linha Jardim Primavera-Santana, “ficamos 45 minutos no ponto esperando o ônibus”, afirmou Arlindo, que também pediu um CEU para a região. Moradores se aproximaram do prefeito com faixas, para pedir a implantação de um parque público na “Chácara do Niazi”, uma grande área verde no Imirim.

Prefeito Haddad fala aos moradores durante visita.Prefeito Haddad fala aos moradores durante visita.

LIDERANÇAS – A presença do prefeito atraiu muitos líderes comunitários de diversas regiões da ZN, não apenas dos três distritos que compõem a subprefeitura. Entre eles muitos conselheiros participativos, que tiveram a oportunidade de conversar diretamente com o  secretário de Relações Governamentais Alexandre Padilha, cuja pasta coordena os 32 conselhos participativos da cidade.  “Em ações como essa a prefeitura se aproxima da população, ouve os problemas e parte pra resolver”, afirmou Padilha. 

PREFEITO – Sob forte Sol o prefeito Haddad assistiu a duas apresentações culturais e em seguida se manifestou sobre temas diversos. “Não me arrependo de ter nomeado para as subprefeituras pessoas de carreira, insisti nesse princípio de criar um vínculo entre a máquina pública e a comunidade”, afirmou, a respeito do subprefeito da região Luiz Fernando Gomez, que é engenheiro de carreira da prefeitura.  Haddad lembrou que todos os conselhos da cidade, sem exceção, agora são compostos por 50% de mulheres.  Quanto ao foco da ação “Prefeitura no Bairro”, que é receber demandas dos moradores, Fernando Haddad considerou que “tem demandas simples, que podem ser resolvidas em uma semana, e outras que levam um ano, mas têm que começar”, afirmou.  Ele prometeu começar a obra do Hospital da Brasilândia em Setembro.

Doação de mudas.Doação de mudas. Moradores pedem parque na região.Moradores pedem parque na região.

COMITIVA – Acompanharam o prefeito a vice prefeita Nadia Campeão e os secretários Alexandre Padilha (Relações Governamentais), Gabriel Chalita (Educação), Nunzio Briguglio Filho (Comunicação), Marianne Pinotti (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida), Celso Jatene (Esportes), Maurício Pestana (Promoção da Igualdade Racial) e Luis Antonio Medeiros (Coordenação das subprefeituras).  Nas minudências abaixo relacionamos alguns dos serviços oferecidos na ação.

Minudências:
@ A ILUME colocou diversas luminárias na área sócio-esportiva em que aconteceu o evento, e prometeu a instalação de 148 pedonais (luminárias voltadas para as calçadas) ao longo da av. Deputado Emílio Carlos, principal avenida da região.
@ Foi apresentado do equipamento de sucção de galeria, que se trata de um caminhão com equipamento moderno, que desobstrui galerias pluviais com uma mangueira que atinge 160 metros dentro da tubulação.  Esse equipamento está totalmente à disposição da subprefeitura.
@ A COVISA – Coordenação de Vigilância em Saúde deu duas palestras na escola pública ao lado, sobre boas práticas de manipulação de alimentos para donas de casa.
@ A ADE Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento oferecida em seu furgão a emissão da carteira de trabalho e cadastro via web para vagas de emprego.
@ A AMA Especialidade Parque Peruche e a AMA Vila Barbosa ofereceram testes de dextro (glicemia) e de aferição de pressão.
@ A CET montou uma tenda para receber demandas de trânsito dos moradores.
@ A Secretaria do Verde e Meio Ambiente fez doação de mudas e aulas de montagem de hortas de ervas em garrafas pet.
@ A Rede Noroeste, composta de um grupo de associações da região Noroeste, montaram em uma tenda o relato de suas ações comunitárias.
@ A Secretaria do Trabalho deu orientação nutricional em relação a alimentos industrializados.
@ O Rotary Club Freguesia do Ó fez atendimento jurídico e distribuiu brinquedos para crianças.
@ O grupo de dança Identidade em Movimento, que se reúne no Centro Cultural da Juventude, fez apresentações.
@ A Biblioteca Municipal Menotti Del Picchia deixou livros à disposição da população.
@ A população total da subprefeitura é de 309.326 habitantes (IBGE 2010), divididos nos distritos Casa Verde (85.624), Limão (80.229) e Cachoeirinha (143.523).

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado