Centro Social S. José – 17/Out/2014

      Com a participação de seus 500 cadetes, a Academia de Polícia Militar do Barro Branco – APMBB realizou simultaneamente uma atividade em 17 instituições beneficentes que cuidam de crianças carentes na cidade de São Paulo. Cerca de 30 alunos em cada entidade desenvolveram uma série de ações, desde serviços gerais de manutenção, até atividades recreacionais com as crianças. O portal acompanhou essa ação no Centro Social São José.

 

Vídeo educativo apresentado.Vídeo educativo apresentado. Uma das gincanas: cabo de força.Uma das gincanas: cabo de força.

APROXIMAÇÃO – Segundo o capitão PM Eduardo Cruz, responsável pela comunicação social da APMBB, “o desenvolvimento de uma ação como esta é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem e na formação dos futuros comandantes da Polícia Militar, criando no cadete um espírito de contribuição humanitária, e gerando uma aproximação da Polícia Militar com a comunidade”. Das 17 entidades atendidas, 12 ficam na Zona Norte.

ATIVIDADES – O Centro Social São José – CSSJ, localizado no Limão, atende 124 crianças que estudam nas escolas públicas da região, em horários alternativos aos escolares. 60 alunos comparecem das 8 às 12h, tendo café da manhã e almoço, enquanto 64 crianças freqüentam o turno da tarde, almoçando e lanchando no CSSJ. Irmã Tereza de Jesus, coordenadora da casa, relatou que as crianças são atendidas dentro de um convênio mantido com a prefeitura. O Centro tem 10 funcionários fixos para esse atendimento, que oferece, entre outras atividades, aulas de capoeira, informática, música, educação nutricional, artesanato e “infância missionária”, em que a criança tem noções de solidariedade e fraternidade.

Momento da confraternização geral.Momento da confraternização geral.

FAMÍLIA – Os alunos oficiais PM Caire e Nascimento coordenaram a atividade.  As crianças tiveram instruções práticas,  conhecendo de forma lúdica o trabalho dos bombeiros e a complexidade de seus equipamentos: um traje completo de bombeiro, durante a ação, chega a pesar 30 kg.  Também participaram de gincanas voltadas ao desenvolvimento da disciplina e do espírito de união.  Os alunos conheceram as modalidades de policiamento:  rodoviário, ambiental, choque, comunitário e bombeiros. “Os policiais são vistos como violentos, como repressores, mas queremos passar uma imagem diferente, pois a policia é amiga da população, é a favor da família acima de tudo”, disse o aluno oficial PM Caire.

AGRADECIMENTO – Durante a confraternização, enquanto salgadinhos e doces eram servidos, a irmã Mercedes Daros, diretora do Colégio Padre Moye, contou que as crianças, uma vez por semana, fazem natação na piscina do colégio. Ao final, entre todos os alunos convidados a dar uma palavra, Renan Patrick, aluno da 5ª série da EMEF Aroldo de Azevedo, tomou a iniciativa e repetiu três vezes um “muito obrigado” aos jovens cadetes participantes dessa nobre ação comunitária.

Momento da atividade.Momento da atividade. Aluno Renan agradecendo aos cadetes.Aluno Renan agradecendo aos cadetes.

Minudências:
@ Nesta atividade os cadetes foram comandados pelo 2º tenente PM Marculino.
@ Essa ação da APMBB, que é sempre realizada nas proximidades do Dia da Criança, está em sua 10ª edição.
@ A gerente do Centro Social São José é Rose Brussolo, O CSSJ e o Colégio Padre Moye são mantidos pela Casa Padre Moye.
@ As 12 entidades da ZN que tiveram simultaneamente essa ação oferecida pela APMBB ficam no Jardim Peri, Horto, Limão (2), V. Gustavo, Mandaqui, Santana (2), V. Amália, Casa Verde e Tremembé (2). As outras cinco ficavam em Guaianazes, Cambuci, Barra Funda, Jardim S. Luiz e Bela Vista.
@ Ao mesmo tempo, duas entidades enviaram crianças para a mesma atividade, na sede da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, no Tucuruvi.
@ Clique AQUI para ver a matéria da comemoração dos 70 anos do prédio-sede da APMBB.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado