Limão – 26/Fev/2016

      O pacato bairro da Vila Carolina, na encosta do Limão que sobe da av. Nossa Sra. do Ó para os altos da Vila Santa Maria, completou 59 anos com uma sessão solene da Câmara Municipal. Essa comemoração, que se repete todos os anos, louvando as raízes de um bairro na vida da comunidade, só acontece porque lideranças comunitárias como Aureo Cazelato e Giampaolo Gregori, da Ordem da Confraria G.21, insistem em manter essa tradição. Merecem o crédito, por perseverarem na conservação da memória urbana.

 

Momento da sessão solene.Momento da sessão solene.

MESA – O evento acontecedu no auditório da Escola Estadual Tarcisio Alvares Lobo – ETAL, e reuniu mais de 150 pessoas. A mesa solene foi composta pelo proponente da sessão, vereador Rubens Calvo, e também o capitão PM Andre Dinis de Oliveira Comandante da 2ª Cia do 9º BPM/M; Luís Fernando Queimadelos Gomes, subprefeito da Casa Verde / Limão / Cachoeirinha; Aureo Cazelato, presidente do Conseg 40º DP; Sr. Giampaolo Gregori, presidente da Ordem da Confraria G.21; Marcelino Atanes Neto, Ouvidor da Câmara Municipal de São Paulo, e o professor Anderson de Souza, vice diretor da escola.

Público presente à cerimônia.Público presente à cerimônia.

HOMENAGEADOS – Foram homenageados Pedro Aparecido de Santana (artista plástico), Tomaselli Abastecimento de Água Potável, Arnaldo Marani de Souza (morador tradicional), Tok Signs Impressão Digital Ltda, Don Aureo Ricardo Cazelato (morador tradicional), Roldão Atacadista, Arnaldo Alberto Bastos Dullius (voluntariado social), Clinica Fares, Costabile Gallo (morador tradicional), Escola Estadual Tarcisio Álvares Lobo, Associação Atlética Vila Carolina “AAVC”, Carlos Guaita Garnica (assessor jurídico subp CV/ Limão / Cachoeirinha), Paróquia Nossa Senhora das Graças Vila Carolina, Antonio Cássio Nicola (morador tradicional) e Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Belém “Vila Carolina”.

Áureo Caselato, da Confraria G.21.Áureo Caselato, da Confraria G.21. Comemoração dos 59 anos da Vila Carolina.Comemoração dos 59 anos da Vila Carolina.

Minudências:
@ A data oficial de aniversário de Vila Carolina é 12 de Fevereiro.
@ Nas décadas de 1940 e 1950 a região era conhecida como Morro do Querosene, devido à falta de energia elétrica que obrigava seus moradores a utilizarem lampiões á querosene para atividades noturnas ou até mesmo para percorrerem trilhas, onde os moradores de regiões vizinhas observavam ao longe os pontos de luz emitidos pelos lampiões.
@ Antes da oficialização do loteamento a região era denominada sitio do Rosário ou sitio Bela Vista de propriedade da Família Siqueira de Brito.
@ Em 1949 o Banco F. Munhoz iniciou o loteamento de apenas uma gleba de terra, porém somente em 19 de fevereiro de 1957 deu-se a abertura de vias públicas como av. Antonio Munhoz Bonilha e Ruas do I ao XXVIII e uma viela sem denominação, sendo então oficialmente denominada Vila Carolina, ”homenagem a Matriarca Carolina Maria do Carmo”, conforme registro nº 29.422 do Oitavo Oficial de Registro de Imóveis.
@ Através de pesquisa sobre a história da região iniciada em 2000 e concluída em 2008, a Ordem da Confraria G.21 solicitou a oficialização da data, a qual ocorreu através do Projeto de Lei N.º 541/2009.

Fotos: Fábio Nunes/ comunicação vereador Rubens Calvo

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado