Piazza Zini – 24/Jun/2014

      Em pleno bairro do Limão, mais exatamente no Jardim das Graças, existe um enclave italiano em solo brasileiro. É a Piazza Zini, onde a família Vezzani desde 1980 mistura tecnologia com gastronomia, junta o verde-amarelo com o tricolor da bandeira italiana. Eles torceram pela Azzurra enquanto puderam, depois pelo canarinho... Devem ter sofrido também com os 7 a 1...

 

Comendo massa com os olhos na tela, Itália x Uruguai.Comendo massa com os olhos na tela, Itália x Uruguai.

SOTAQUE – Enrico Vezzani é apaixonado pelo Brasil e pelo Limão. “Me considero muito sortudo em trabalhar num lugar que é, ao mesmo tempo, industrial, tradicional e repleto de industrias e comércios medianos, que em muito lembra a organização dos bairros industriais nas cidades da Itália”, diz Enrico com o forte sotaque de quem chegou com 29 anos no Brasil, em 1976.

REVITALIZAR – O Jardim da Graças é diferenciado na ZN, com características industriais. Grandes empresas mantêm aí a sua atividade, ocupando lotes com grande área. Isso deixa a região com aspecto meio desértico à noite, o que deve mudar aos poucos, com a chegada de empreendimentos residenciais, como os novos prédios construídos próximos à av. Nossa Sra. do Ó. As empresas Zini (alimentícia) e Vomm (máquinas), da família Vezzani, mais de uma vez tomaram a iniciativa de agitar a comunidade para tentar revitalizar a região. (Veja AQUI).

Funcionária da Zini.Funcionária da Zini. Momento de torcida.Momento de torcida.

PIAZZA – A Zini, empresa que produz insumos para indústria de alimentos, investiu na reformulação do restaurante que aí mantinha, criando a Piazza Zini, que é um atraente espaço de almoço e jantar, situado em um local inusitado, em pleno Jardim das Graças. A refeição é enriquecida tanto com a oportunidade de comprar produtos e levar para casa, quanto pela decoração do espaço, com itens profundamente italianos, como as motonetas Vespas expostas no salão do restaurante.

TORCIDA – Durante as partidas da Itália o restaurante teve a presença especial de torcedores da “bota”. Mas isso não foi o bastante para levar a Azzura adiante. “O resultado foi justo. A Itália não demonstrou qualquer superioridade sobre Uruguai. A única coisa da qual devemos nos orgulhar é a atitude do treinador Prandelli pedir demissão por não ter atingido o resultado previsto”, disse Enrico.

Minudências
@ A seleção italiana é chamada de Azzurra devido à cor azul de sua camiseta, apesar dessa cor não existir na bandeira italiana (que tem faixas vermelha, branca e verde).
@ Esse azul do uniforme é uma homenagem aos Savóias, família real que protagonizou a unificação da Itália no século 19.
@ A Azzurra foi eliminada do grupo mais surpreendente da Copa: as favoritas Itália e Inglaterra foram eliminadas por Uruguai e Costa Rica.
@ Grandes empresas estão no Jardim das Graças, como Lenovo/CCE, Tecnobanco, De Nigris, Zaraplast, Jorsil, FLC, Concremix, Transremoção, entre outras.
@ Clique AQUI para saber mais sobre a Piazza Zini.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado