CEU Jaçanã – 28/Mar/2015

      O 4º encontro dos vereadores com a população, dentro do programa Câmara no Seu Bairro,  aconteceu na subprefeitura Jaçanã/ Tremembé, com a presença de cerca de 400 pessoas no auditório do  CEU Jaçanã. Uma ampla reforma e construção de novo prédio do hospital São Luiz Gonzaga, e o início das obras de canalização e reurbanização dos córregos Paciência e Tremembé, foram os destaques na fala dos moradores.

 

Mesa de vereadores no “Câmara no Seu Bairro” de Jaçanã/ Tremembé.Mesa de vereadores no “Câmara no Seu Bairro” de Jaçanã/ Tremembé.

PRESENTES – Dos 55 vereadores da Câmara, 20 compareceram:   Aníbal de Freitas, Antônio Donato, Ary Friedenbach, Conte Lopes, Edir Sales, Gilson Barreto, Jair Tatto, Juliana Cardoso,  Laércio Benko, Mario Covas Neto, Marquito, Nelo Rodolfo, Noemi Nonato, Police Neto, Reis, Salomão Pereira, Sandra Tadeu, Senival Moura, Toninho Paiva e Vavá.  O encontro foi dirigido pelo vereador Antônio Donato, presidente da Câmara.

TEMAS – Dada a palavra por quatro minutos a cada parlamentar, os principais temas abordados foram a ausência de grandes obras na Zona Norte, reforma e construção de novo prédio para o hospital São Luiz Gonzaga, aumento do orçamento da subprefeitura J/T, acabar com os “pancadões”, falta de moradia, canalização dos córregos Paciência e Tremembé, regularização fundiária com alocação de terrenos para equipamentos públicos, extensão da linha 1 do metrô até o Jaçanã e  construção de pista de skate no CEU Jaçanã.

Vista geral do encontro no CEU Jaçanã.Vista geral do encontro no CEU Jaçanã.

DEMANDAS – Todos os inscritos puderam usar a palavra por três minutos. Segue abaixo as principais reivindicações aos vereadores:
- Reforma da UBS Jardim Fontális, que é uma “cabana de madeira”.
- “Cadê os agentes vistores, cadê a GCM” para controlar os “pancadões”?
- Incentivar a cultura na região.
- Levar o metrô do Tucuruvi até o Jaçanã.
- Evitar os assoreamentos de córregos e o soterramento das nascentes.
- Preservar a zona de amortecimento ambiental da Serra da Cantareira na nova lei de zoneamento.
- Presença mais constante dos vereadores na região, não só na época das eleições.
- Maior atenção com a situação de abandono do Cingapura Vila Nilo.
- Mudança de nome do CEU Jaçanã para CEU Jaçanã Adoniran Barbosa.
- Indefinição das desapropriações no Jardim Cabuçu, relativas à obra do Rodoanel Norte está afetando a população.
- Consciência e combate à corrupção.
- Mais moradia e transporte de qualidade.
- Mais médicos nos hospitais.
- Pista de skate no CEU Jaçanã.
- Criação de um circuito cultural nos CEUs.
- Criação de uma inspetoria da GCM na região de Jaçanã/ Tremembé.
- Maior presença do poder público na Vila Nova Galvão.
- Início da obra de canalização do córrego Tremembé.
- Auditoria geral no hospital São Luiz Gonzaga e em todos os equipamentos de saúde.
- Mais emendas parlamentares para escolas e entidades ligadas à educação.

Conselho consultivo J/ T em ação.Conselho consultivo J/ T em ação. Moradora participante.Moradora participante.

Minudências:
@ A subprefeitura engloba os distritos de Jaçanã e Tremembé, com uma população total de 291.867 moradores (IBGE – 2010).
@ Um grupo de jovens no começo da audiência gritou palavras de ordem pedindo uma pista de skate na região.
@ Logo após a 1ª etapa da reunião, que era a fala dos vereadores, começou a debandada dos parlamentares.  Faltando meia hora para acabar o encontro, apenas sete, dos 20 vereadores presentes no início, ainda permaneciam na mesa.
@ Causou sensação a presença da senadora Marta Suplicy durante as mais de três horas de reunião. Com a palavra, ela a usou por mais de sete minutos, bem mais do que os outros participantes.
@ Marta Suplicy prometeu recursos orçamentários para a reforma do Hospital S. Luiz Gonzaga.
@ O subprefeito Niwton Gilberto de Souza falou ao final, afirmando que haverá em breve uma nova audiência pública sobre o córrego Paciência, e que a projeto de canalização do córrego Tremembé está em andamento, só faltando a aprovação da Secretaria Municipal do Verde e Meio ambiente.
@ O conselho participativo Jaçanã/ Tremembé mostrou uma iniciativa interessante: criou uma equipe de reportagem, que fazia entrevistas antes do início do encontro.  Segundo seu presidente Alex Marchioratto, a TV WEB do conselho pretende registrar os problemas dos bairros.
@ Clique AQUI para ver a matéria do site da Câmara.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado