Salão da SAVIC – 10/Fev/2015

      A audiência pública sobre a canalização dos córregos Paciência e Maria Paula atraiu cerca de 300 pessoas à sede da SAVIC – Sociedade Amigos de Vila Constança, para discutir os detalhes do projeto. Porém o encontro acabou conturbado: o público não pode se manifestar e saiu sem saber detalhes sobre desapropriações previstas pelo projeto.

 

Salão cheio de pessoas preocupadas com a obra.Salão cheio de pessoas preocupadas com a obra.

OBJETIVOS – Avaliado em cerca de R$ 500 milhões, o projeto prevê implantação de novos piscinões para retenção de água, novo viário no entorno da obra e equipamentos públicos. Os principais objetivos da obra são resolver os frequentes e históricos problemas com enchentes da região do Jaçanã/Tremembé e V.Maria/V.Guilherme, e também desafogar o tráfego das avenidas do entorno, principalmente a av.Julio buono. Os recursos virão do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

DESAPROPRIAÇÕES – A apresentação foi feita pelo secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (SIURB), Osvaldo Misso, que enfatizou a mudança do projeto inicial que previa cerca de três mil desapropriações.  Com ajustes, esse número foi reduzido para menos de 500. Segundo Misso, a reformulação do projeto atende pedido dos moradores para diminuir o número de imóveis desapropriados.

DIREITO – Mesmo com número menor de desapropriações, o tema tomou conta da audiência. A maior parte dos presentes pediu informações mais precisas sobre os imóveis que serão desapropriados. “Temos o direito de saber se vamos ou não ser desapropriados”, gritou da platéia uma das moradoras presentes.

Mesa da audiência.Mesa da audiência. Momento do encontro.Momento do encontro.

SOLUÇÃO – Coube ao subprefeito da V.Maria/V.Guilherme, Gilberto Rossi, propor uma solução para o impasse: “Criaremos um grupo de trabalho na subprefeitura (V.Maria/ V.Guilherme), junto com equipes da SIURB e SEHAB para oferecer informações precisas sobre os imóveis que serão impactados”. Rossi 'prometeu' que as informações sobre o projeto estarão disponíveis dentro de 15 dias. O anúncio, no entanto, não foi seguido pelos outros dois subprefeitos presentes na audiência: Carlos Candella (Santana/Tucuruvi) e Gilberto Newton (Jaçanã/Tremembé).

Minudências:
@ A audiência pública ficou mais para um monólogo, pois a mesa não respondeu a nenhuma pergunta enviada pelo público em filipetas.
@ O público vaiou a falta de esclarecimento e saiu insatisfeito da audiência.
@ Segundo a SIURB, as obras devem ser iniciadas ainda no 1º semestre deste ano. 
@ Um dos piscinões propostos pela obra será construído exatamente embaixo das instalações da SAVIC, na esquina da av. Jardim Japão com a rua Tanque Velho. 
@ O córrego Paciência segue paralelo à av. Julio Buono, desde a rua Paulo Avelar, no Tucuruvi, até o córrego Cabuçu de Cima, atravessando o Jaçanã. 
@ Já o córrego Maria Paula começa na Vila Medeiros e deságua no córrego Paciência, na altura da av. Jardim Japão.

Texto e fotos: Fernando Novikow

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado