Auditório da Prefeitura Regional – 02/Fev/2017

       Cada uma das 32 prefeituras regionais da cidade possui o seu CADES –  Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz.  O da Freguesia do Ó/ Brasilândia se reuniu no dia 02/02, com a presença do prefeito regional Roberto Godoi, que por lei exerce a função de presidente do Conselho.  Os conselheiros são eleitos diretamente pela população.

Reunião do CADES FÓ/Brasilândia.Reunião do CADES FÓ/Brasilândia.

 

ELEIÇÕES – Essa primeira reunião de 2017  também se constituiu como a última reunião oficial da atual gestão, por isso foi discutido o processo para as próximas eleições do CADES FÓ/ Brasilândia para a gestão 2017/2019.   O atual Conselho continuará se reunindo até a posse dos novos conselheiros eleitos.  Aberta a reunião pelo prefeito regional, fizeram uso da palavra os conselheiros Quintino, Maria Tereza, Eugênio, Almir, Eliel, Agnaldo, Noemia e Nivalda. Em seguida falaram os convidados Ezequias (presidente do Conseg Penteado), Reginaldo Prado (Sabesp), Gilberto (assessoria do dep. estadual Celino Cardoso) e Márcio (assessoria da vereadora Aline Cardoso).

CAPACITAÇÃO – Dando um panorama para a nova gestão da prefeitura regional, segundo o conselheiro Eugênio houve um consenso entre os conselheiros que a administração anterior não realizou “nenhum” dos encaminhamentos das deliberações, desprezando assim os trabalhos pelos conselheiros. Também foi solicitado que as próximas gestões façam a necessária capacitação dos novos conselheiros, para que os mesmos possam exercer as suas atribuições com a devida competência. Foi comentado que a administração pública não indicou todos os representantes do Poder Público para o CADES.  Como definido por lei, o Poder Público deve indicar oito conselheiros titulares e oito suplentes, o mesmo número dos conselheiros da sociedade civil.

 Momento do encontro.Momento do encontro.

TEMAS – As “ocupações” dos parques na região e a falta de providências por parte do Poder Público e outras autoridades foi um dos temas debatidos.  Além disso existe a poluição dos córregos e o soterramento das nascentes d’águas, questão dirigida à Sabesp.  Nesse momento foi sentida a ausência de representantes da Secretaria do Verde e Meio Ambiente à reunião. O convidado Ezequias enfatizou a péssima estrutura do Parque Linear do Canivete, que não tem banheiros, bebedouros adequados e outras instalações e equipamentos necessários ao parque. Também abordou as “rachaduras” do muro de arrimo entre as ruas Domingos Arevalo e Feliciano Malábia, que já está colocando em risco os usuários do local e até hoje não foi realizada nenhuma vistoria, nesse que também é conhecido por “Muro da Erundina”

SABESP –  Reginaldo Prado, da Sabesp, falou do reiniciou dos trabalhos de despoluição dos córregos da região e que as instalações de “coletores tronco” já estão bastante avançadas, vindo da região do Jardim Princesa e em breve chegarão na região do Jardim Damasceno e adjacências. Reginaldo lembrou que a Sabesp realiza todos os meses uma reunião com a comunidade para receber as demandas da população. Também informou sobre o convite da Secretaria do Verde e Meio Ambiente para o “Encontro dos Conselheiros do Meio Ambiente”, no dia 11/02 (Sab), das 10h às 12h, na Galeria Olido, localizada na av. São João 473.

 Conselheiros e convidados presentes.Conselheiros e convidados presentes.

 

RESÍDUOS – Roberto Godoi, prefeito regional e presidente do CADES FÓ/ Brasilândia, relatou que a assessora Rute Cremonini, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, esteve nesta prefeitura regional e já está preparando o processo eleitoral do CADES para a gestão 2017/2019 e que em breve serão divulgadas as regras e datas para as inscrições dos candidatos. Godoi também disse que já entrou em contato com a INOVA, a LOGA e com Cooperativas de Reciclagem para viabilizar um melhor aproveitamento dos resíduos sólidos da região, e que em breve terá uma reunião com AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, a fim de estudar meios para “estimular” a população a reciclar e também manter uma “educação ambiental”, convidando a população a se unir para, juntos, combaterem o problema dos resíduos sólidos na região.

 

Minudências:
@ Foi feito o informe da Reunião Ordinária do Movimento em Defesa do Parque Municipal do Morro Grande, no dia 14/02 (3ª-f), às 19h, na rua Manuel de Souza Azevedo 56, Morro Grande. @ Foi sentida a ausência da GCM Ambiental da região.
@ O CADES – Conselho Regional de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz foi criado pela portaria 005/2007, posteriormente revogada pela Lei 14887/2009 -  Art.52 ao 55. O objetivo desse conselho é engajar a população, através de seus representantes, na discussão e formulação de propostas socioambientais junto às subprefeituras.
@ Cada CADES é composto por oito membros eleitos pela sociedade civil, mais oito suplentes, e oito membros indicados pelo poder público, mais oito suplentes.
@ O papel do conselheiro é representar a sociedade civil local quanto às suas demandas e propostas sobre questões ambientais presentes nas políticas públicas (moradia, uso e ocupação do solo, resíduos sólidos, educação ambiental, entre outras) no âmbito de cada prefeitura regional, dialogando permanentemente com os representantes do poder público.
@ Sabia mais sobre os CADES Regionais AQUI.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado