Morro Grande – 19/Out/2016.

      A reunião mensal em defesa do Parque Ecológico Sítio Morro Grande contou com moradores do bairro que lutam pela sua criação. Também estiveram presentes representantes de Brasilândia, Freguesia do Ó, Perus, Vila Nova Cachoeirinha, entre outros. A região do Morro Grande é rica em áreas verdes, mas que sofre com a falta de incentivos culturais e esportivos. A comunidade, através de associações de moradores de bairro, carrega a bandeira em defesa do parque há quatro anos.

 

 Lideranças comunitárias na luta pelo parque. Lideranças comunitárias na luta pelo parque.

 

IDEAIS – Maria Aparecida Pazinatto, presidente da Sociedade Amigos de Vila Progresso, Yara e Morro Grande, relatou que no início a associação tinha como pauta principal a cultura, entretanto, muitas barreiras foram colocadas com o passar do tempo, assim decidiram ampliar seus ideais, e passaram a reivindicar a criação de um parque no local. A estratégia era ter o parque para a comunidade e assim conseguir algo mais no âmbito da cultura, como lembrou o conselheiro fiscal da associação, Carlos Roberto Cerqueira da Silva. “Dessa forma, poderíamos ter um ginásio de esportes que não temos por aqui, pistas de skate e ruas de lazer”, ressaltou.

 

Área verde do futuro parque, onde funcionava a Pedreira Anhanguera.Área verde do futuro parque, onde funcionava a Pedreira Anhanguera.

 

ATENÇÃO – Foi criado o Projeto de Lei 625/2015 que autoriza a criação do parque, entretanto o vereador que ajudou a criar o projeto não foi reeleito, e neste momento a associação procura por outro político da região que abrace a causa. Segundo o coordenador da associação, Cícero Alexandre dos Santos, além das dificuldades comuns, a organização procura viabilizar mais ativistas para defender a causa, afinal tem atraído poucas pessoas, e é necessário chamar a atenção da população, pois sem seu interesse não há como acontecer o que se deseja.

 

Momento da reunião.Momento da reunião.

 

Minudências:
@ Essa área verde fica na altura do nº 3000 da av. Elísio Teixeira Leite. Fica dentro do distrito Freguesia do Ó.
@ Foram discutidas estratégias de comunicação, e decidiu-se pela fabricação de adesivos, placas e folhetos para panfletagem, parceria com a Rádio Cantareira, bem como cada um dos responsáveis por essas atividades.
@ No encontro foram decididas Hashtags para internet, pela causa do parque. Há uma ideia dentro da associação de se criar um memorial com imagens e fotos dos moradores contando a história do bairro no futuro.
@ A Associação Amigos de Vila Progresso, Yara e Morro Grande existe há 62 anos.
@ Presente na reunião Eugenio Pinese, que luta pela criação do Parque Brasilândia, uma enorme área verde na av. Cantídio Sampaio, em situação até um pouco mais avançada para uma possível implantação. Porém sofre com invasão de movimentos de moradia.
@ Veja AQUI reunião anterior do movimento pelo Parque Ecológico Sítio Morro Grande.

Texto e fotos: Ronaldo Lages

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado