Casa de Cultura Salvador Ligabue – 01/Out/2016.

      O festival Caos In Frega teve as bandas de “hard-core” Cristo-Bomba, Que fim levou Valdir?, Social Mirror, Rateio e inaugurou a exposição de gravuras do artista Elton Silva, “Ton”, com desenhos realistas e futurísticos.  Tudo isso aconteceu na Casa de Cultura Salvador Ligabue.  A proposta do show, além de sacudir a cena de bandas da ZN, foi aproveitar a oportunidade para arrecadar agasalhos e alimentos para crianças carentes em decorrência do mês de Outubro, dedicado a elas.

 

Momento do festival Caos In Frega.Momento do festival Caos In Frega.

 

DIFICULDADESSegundo o monitor da atividade, Daniel Makauskas, há no bairro certa escassez de eventos que tragam bandas com engajamento. Ao constatar isso, decidiu criar algo:  “Estava com essa ideia faz tempo, cada um das bandas ajudou bastante também, nossa região é carente desse tipo de evento”, salientou. O vocalista da banda Que fim levou, Valdir?, Rodrigo Pedreira, que está há 10 anos na estrada, já tocou em diversos locais do bairro, mas enfrenta dificuldades.Já tocamos no CCJ, na mesma Casa de Cultura Salvador Ligabue, no Mec’s Rock Bar e na pista de skate da Freguesia, é muito difícil ter eventos como esse por aqui”, declarou ele.

 

Frente da Casa de Cultura Salvador Ligabue durante evento.Frente da Casa de Cultura Salvador Ligabue durante evento.

 

EXEMPLOS – Diferentemente do que o senso comum costuma afirmar, a música “punk” pode trazer bons exemplos e conscientizar a juventude, é o que esclarece Rodrigo ao falar de como o estilo os ajudou. “Somos de uma época que o rock era muito mais do um simples estilo musical, foi algo que nos ajudou a moldar nosso caráter, conviver com negros e gays. Todas as minorias sempre estiveram conosco”, relata.

 

Rock hard-core no CCSL.Rock hard-core no CCSL.

 

CONSCIENTIZAR – Já para Sandro Duarte, do Cristo Bomba, é imprescindível falar de questões sociais em suas letras. “A música é a válvula de escape de todo o nosso questionamento que nos cerca, o comportamento em geral pode fazer a galera mais nova refletir também”, enfatizou. O Caos In Frega terminou no horário estipulado, que era às 22h e agradou a plateia local.  De quebra conscientizou adolescentes que estavam presentes em busca de diversão.

 

Minudências:
@ A Casa de Cultura Salvador Ligabue promove diversos tipos de oficinas, dentre elas: Capoeira, dança de salão, dança circular e discotecagem (Hip-Hop).
@ A banda Que fim levou, Valdir? tem um disco de nome curioso: “Brasilândia Democracy”
@ O recolhimento de roupas e alimentos pela Casa de Cultura já começou a ser feito e será doado para uma instituição ainda não definida.

Texto e fotos: Ronaldo Lages

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado