Matéria do Estadão - 23/Jun/2016

      Em 26/05/2008 o portal esteve em evento do Largo da Matriz do Ó, quando o então prefeito Kassab entregou ao então governador Serra um cheque simbólico de R$ 75 milhões, para o começo do projeto executivo da Linha 6 – Laranja do Metrô.  E estava também em 30/01/2013, quando o governador Alckmin lançou o edital para a obra.   Em matéria de 13/11/2015 funcionários da empresa que realiza a obra enfatizaram que a linha seria entregue em 2020.  Agora a data prevista é 2021.

 

Lançamento do edital da Linha 6 – Laranja em Janeiro/2013Lançamento do edital da Linha 6 – Laranja em Janeiro/2013

 

ATRASO – Segundo a matéria do Estadão (AQUI), o governador não foi categórico para fixar essa data, mas usou uma contabilidade básica:  se a o obra começou em 2015, e normalmente se leva seis anos para a sua conclusão, então a previsão no momento é que ela termine em 2021.  “Se nós pudermos, vamos antecipar”, relatou Alckmin ao jornal, durante evento de início de obras junto à futura estação João Paulo I. Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, o atraso na obra se deveu à demora da liberação de recursos pela Caixa Econômica Federal para as desapropriações.

 

Posto de atendimento ao público, sobre a obra, na Freguesia do Ó.Posto de atendimento ao público, sobre a obra, na Freguesia do Ó.

 

FORUM – A Linha 6 – Laranja é fruto de mais de 20 anos de esforços da comunidade, através da grupo Fórum Metrô Freguesia, que não desistiu de lutar politicamente por essa realização, através de encontros, palestras e eventos.  Tudo isso resultou na licitação ganha pela empresa  Move São Paulo , concessionária  da obra.   Ela contratou o Consórcio Expresso Linha 6, que é um grupo de empresas que está construindo a linha. 

 

Arte da futura estação Santa Marina, da Linha 6 Laranja (foto: viatrolebus.com.br)Arte da futura estação Santa Marina, da Linha 6 Laranja (foto: viatrolebus.com.br)

 

Minudências:
@ O portal participou de um evento em que foram colocados os desafios técnicos para a construção dessa linha, a uma grande profundidade.  Veja AQUI.
@ A Linha 6 – Laranja terá 15,3 km de extensão, ligando as estações Brasilândia e São Joaquim (integração com linha 1), a um custo anunciado de R$ 9,6 bilhões.
@ As outras 13 estações são Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca (integração com CPTM), Pompéia, Perdizes, PUC/ Cardoso de Almeida, Angélica/ Pacaembu, Higienópolis/ Mackenzie (integração com linha 4), 14-Bis e Bela Vista.
@ A Move São Paulo só começa a ter faturamento quando a obra estiver em funcionamento. Com isso se acredita que obra terá um prazo mais enxuto de finalização do que outras linhas do metrô.

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