Tapumes da obra – 02/Abr/2016h

      A arte urbana como instrumento de inclusão social. É esse o propósito da Concessionária Move São Paulo e do Consórcio Construtor CEL6 ao desenvolver o projeto “Arte Move São Paulo”. Com a curadoria do artista Binho Ribeiro, os jovens da Freguesia do Ó e Brasilândia fizeram uma intervenção artística ao redor do local considerado o coração da obra de construção da Linha 6-Laranja de metrô.

 

Momento de produção da arte – grafite.Momento de produção da arte – grafite.

 

WORKSHOPS – Com isso parte do bairro vai ficar mais colorido e todos que passarem pela região poderão admirar a beleza das pinturas, que devem revelar o que acontece por detrás dos tapumes. Cerca de 40 jovens artistas da região foram selecionados para fazer parte desse trabalho. O projeto contou com quatro workshops para o conhecimento e desenvolvimento das habilidades artísticas dos jovens.

 

Trecho da obra em produção.Trecho da obra em produção.

 

LOCAL – A pintura completa dos cerca de 550 metros lineares que compõem os tapumes e muros do Poço de Ventilação e Saída de Emergência (VSE) Tietê é o ápice do “Arte Move São Paulo”. É pelo VSE Tietê que vão entrar os dois tatuzões (um em sentido Norte e outro sentido Sul), responsáveis pela escavação e construção dos 15 quilômetros dos túneis da Linha 6. A obra está localizada na rua Edgar Ferreira de Barros Junior, esquina com a Av. Otaviano Alves de Lima (Marginal Tietê, próximo à ponte da Freguesia do Ó).

STREET ART – A arte da grafitagem existe no mundo inteiro e, em São Paulo é uma das mais desenvolvidas pois já foi assimilada pela paisagem urbana.  E também chamada de “street art”. “Além de colorir o entorno, o “Arte Move São Paulo” tem a função social de dialogar com a comunidade e democratizar o acesso à arte”, disse o grafiteiro Binho Ribeiro. 

 

A arte fala da obra.A arte fala da obra. Momento da produção.Momento da produção.

 

Minudências:
@ A Concessionária Move São Paulo é a empresa responsável pela construção, operação e manutenção da Linha 6 – Laranja de metrô de São Paulo, que ligará a região Noroeste da cidade ao centro (Brasilândia - São Joaquim).
@ Contratado pela Concessionária Move São Paulo, o consórcio Expresso Linha 6 é responsável pela construção da Linha 6-Laranja de metrô é formado pelas construtoras Norberto Odebrecht, Queiroz Galvão e Constran.
@ Com 15 estações e 15,3 km, a nova linha vai transportar mais de 633 mil pessoas por dia.
@ Alguns técnicos consideram essa a linha de metrô mais profunda do mundo.  Isso para conseguir ultrapassar a várzea do rio Tietê e várias avenidas de fundo de vale, como as avenidas Sumaré, Pacaembu e 9 de Julho.
@ Binho Ribeiro é um dos pioneiros da street art no Brasil e na América Latina. Já passou por Santiago, Buenos Aires, Nagoya, Tóquio, Osaka, Paris, Los Angeles, Quito, Lima, Turim, Cidade do Cabo, Hong Kong, Beijing, Amsterdã, Bruxelas, Accra e quase todo o Brasil.
@ Veja AQUI matéria do portal sobre atendimento ao público oferecido pela Move SP.
@ Veja AQUI matéria do portal sobre a data prevista de conclusão da obra.

Fotos e colaboração de texto: equipe de comunicação da Move São Paulo.

 

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado