Largo da Matriz – 29/Ago/2015

      A Casa de Cultura Salvador Ligabue, situada na Praça da Matriz, marco histórico do bairro, organizou uma ação de Saúde e Cidadania em parceria com clubes Rotary, em comemoração aos 435 anos da Freguesia do Ó. O evento durou mais de cinco horas e movimentou a comunidade não só da Freguesia, mas também da Brasilândia, que compareceu no intuito de usufruir dos serviços ali prestados oferecidos.

 

Atenção à beleza na Ação de Saúde e Cidadania.Atenção à beleza na Ação de Saúde e Cidadania.

SERVIÇOS – A atividade teve a coordenação dos Rotary Clubes Freguesia do Ó, Noroeste e Norte. Um dos parceiros da iniciativa foi  Ronaldo de Moura, há 15 anos representante do Rotary Internacional. Ele faz parte do projeto de serviços da comunidade. “Diversos clubes ajudam a comunidade não importando sua localidade. Nós pegamos uma pequena parte dos 15 dias da comemoração dos 435 anos da Freguesia para poder colaborar com as pessoas que aqui vivem.  Nossa intenção é atender mais de 200 pessoas nos postos médicos de audiometria, oftalmologia, glicemia, pressão arterial, além de orientação jurídica e corte de cabelo, entre outras atividades que os voluntários farão”, afirmou Moura.

PARCERIAS – Empresários e comerciantes do bairro colaboraram ao lado do poder público em várias frentes, que vão desde estética até saúde, como lembrou Moura. “Possuímos diversas parcerias juntamente com a subprefeitura, a oftalmologia que fica a cargo da Provisa, o Instituto Embelleze, que é da região, entre outras empresas da Lapa, Freguesia do Ó e a Campanha do Pé Calçados, que faz um trabalho importante arrecadando sapatos para doação”.

Corte de cabelo.Corte de cabelo. Teste de glicemia.Teste de glicemia.

AUTOESTIMA – Vera Lúcia, auxiliar administrativa da Casa de Cultura Salvador Ligabue, ajudou na organização na festa da Freguesia. “Acho muito importante isso para a comunidade, deveria ter mais oportunidades como essa, não só por causa do aniversário do bairro. Isso deveria acontecer sempre em qualquer bairro e comunidade. Eu, por exemplo, acabei de fazer maquiagem, levanta a autoestima da pessoa. Tem muita gente que não tem condição de medir pressão e passar em um oculista ou oftalmologista. Isso ajuda, todos os anos temos organizado essa ação comunitária com sucesso”, enalteceu Vera.

FACILITAR – Um dos serviços mais procurados foi o de oftalmologia, oferecido pela equipe do Provisa (Projeto Visão Saúde e Cidadania), com exames gratuitos dentro das dependências da Casa de Cultura. Segundo a consultora ótica Sheila Bezerra, os serviços ali prestados pretendem facilitar a vida do usuário que sofre na rede pública de saúde. “Ajudamos a população com exame de vista que é grátis, Se houver o interesse de fazer os óculos conosco, praticamos preços populares. Caso não queira, a receita fica com o paciente, afinal, nas Unidades Básicas de Saúde ocorre muita demora, entre um ou dois anos de espera”, afirmou Sheila.

AJUDAR – Do lado de fora da Casa de Cultura estava uma tenda do Instituto Embelleze que fazia cortes de cabelo gratuitamente com alunos da instituição. A instrutora de formação profissional em cabelos Maria Ângela da Silva ressaltou a importância do acontecimento, tanto para seus aprendizes, quanto para quem estava ali em busca do serviço. “É uma forma de aprender e ao mesmo tempo fazer algo pelo próximo, ajudar na medida do possível e fazer isso acontecer mais vezes, não só aqui, mas, em outros lugares. Hoje em dia é fácil dizer coisas bonitinhas na internet, quero ver é fazer na prática”, considerou a instrutora.  

Minudências:
@ Esta é a 5ª vez consecutiva que o Rotary participa do evento com auxílio da Área 7, que congrega outros clubes do Distrito 4430 do Rotary, entre eles: Pirituba, Casa Verde, Santana e Jardim São Paulo.
@ O bairro da Freguesia do Ó foi colonizado por Manuel Preto, figura influente da coroa portuguesa. 
@ A palavra “Freguesia” é original do latim “Fili Eclesiae”, que significa “Filhos da igreja”.
@ A igreja da Matriz sofreu um incêndio em 1896 e por isto, construiu-se uma nova no local que está até hoje. 
@ Segundo o IBGE 2010 a população da Freguesia do Ó é de 142.327 habitantes.
@ Os principais bairros são Vila Palmeira, Parque Monteiro Soares, Itaberaba, Vila Albertina, Moinho Velho, Parque São Luiz, Morro Grande, Jardim Maracanã, entre outros. 
@ A comunidade da Freguesia do Ó há muito tempo luta para que a sede da subprefeitura Freguesia/ Brasilândia mude para a região, pois atualmente ela se localiza na rua João Marcelino Branco 95, no distrito da Cachoeirinha.

Texto e fotos:  Ronaldo Lages

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado