Sociedade Amigos da Casa Verde  – 15/Mai/2015

      No dia 21 de Maio de 1913 foi vendido o primeiro terreno do loteamento feito pela família Rudge, em seu sítio junto ao rio Tietê.  Essa data configura o início da urbanização e da história da Casa Verde como um bairro paulistano.  Para celebrar seus 102 anos de existência foi realizada uma sessão solene da Câmara Municipal, requerida pelo vereador Rubens Calvo, no salão da Sociedade Amigos da Casa Verde - SACV.  Cerca de 200 pessoas acompanharam o evento.

 

Mesa diretora da sessão solene.Mesa diretora da sessão solene.

NOVIDADE – A sessão solene foi aberta com a qualidade musical da Banda da Guarda Civil Metropolitana, regida pelo maestro Valdyr Fiho.  Após discursos o vereador Calvo proporcionou a todos a oportunidade de conhecer detalhes da obra que está ocupando toda a grande área em frente ao colégio Matão, na rua Profa. Ida Kolb.  Trata-se da construção da sede do 1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, que atualmente ocupa um prédio antigo da av. Rio Branco.

SUSTENTABILIDADE – O capitão PM Alessander apresentou em slides os detalhes do projeto da nova sede do principal batalhão ambiental do estado de São Paulo.  A edificação segue uma rígida certificação, com critérios de sustentabilidade ambiental monitorados pela Fundação Vanzolini, seguindo planejamento feito uma empresa francesa.  “A proposta é trazer para a Polícia Militar a consciência da sustentabilidade”, frisou o capitão Pedro. A parte social também será contemplada, com um auditório para 100 pessoas e uma biblioteca que poderão ser usados pela comunidade.

Público presente ao evento na SACV.Público presente ao evento na SACV.

HOMENAGEADOS I – Em seguida houve a entrega da placa de Voto de Júbilo e Congratulações a pessoas e empresas, em reconhecimento de sua atuação comunitária.  Os nomes foram definidos pela comissão organizadora coordenada por José Martiniano Sobrinho.  Receberam a homenagem: Olívia Rodolfo Nasello, senhora de 96 anos e moradora do bairro há 67 anos; Antônio Esteves, engenheiro e ex-administrador da então regional Casa Verde; Célia Regina Guedes, diretora da creche Gente Inocente; José Paulo Precioso, advogado; Reynaldo Peres, delegado de polícia nascido na Casa Verde; Ricardo Coutinho do Amaral, médico veterinário nascido na Casa Verde; Eduardo Britto, oficial de Justiça, editor do portal ZNnaLinha e autor de dois livros sobre o bairro; Elias Cesário de Brito Jr., carteiro; Eurípedes Felxi de Araujo, compôs o Hino da Casa Verde.

HOMENAGEADOS II – Também receberam a homenagem Francisco David; Givanildo El´Fayet de Lima, professor de Educação Física e empresário; irmã Marinez Capra, diretora do Colégio Nossa Sra das Dores; Manoel Pereira dos Santos; Marcelo Felippe, diretor da Calçados Sabino; Maria Aparecida Nasser, enfermeira; Paulina Maria da Silva, líder comunitária; Vicente Sevilha, consultor corporativo; Waldir Pereira Romero, professor; além das entidades e empresas Lions Clube São Paulo Casa Verde; Rotary Club São Paulo Casa Verde; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU Base Casa Verde; Sociedade Amigos de Casa Verde e  TOTVS.

Ilustração da base, entrada rua Reims.Ilustração da base, entrada rua Reims. Momento da entrega das homenagens.Momento da entrega das homenagens.

Minudências:
@ A Casa Verde é o único distrito da cidade com “três andares”: Casa Verde Baixa, Casa Verde Média e Casa Verde Alta.
@ O distrito da Casa Verde tem a população de 85.624 habitantes (IBGE 2010).  Seus principais bairros são Vila Ester, Jardim São Bento, Parque Peruche, Vila Espanhola, Sítio do Mandaqui, Vila Baruel, Jardim das Laranjeiras, além dos três “andares” acima. 
@ Lançado em 1939, o livro A História da Casa Verde, de Aureliano Leite, é possivelmente o primeiro livro histórico lançado sobre um bairro de São Paulo. 
@ A Sociedade Amigos de Casa Verde, fundada em 22/03/1943, tem 72 anos, e é considerada a mais antiga sociedade amigos de bairro de São Paulo.  Seu primeiro presidente foi Cesar Castiglioni Junior, que dá nome à sua rua principal.
@ Em 1998 Eduardo Britto publicou o livro São Paulo Tem a Casa Verde.  Em 2000 o geógrafo Lino Michalczuk lançou o livro A Evolução Urbana do Parque Peruche e Sua Gente.  E juntos lançaram em 2013 o livro Eis Aí a Casa Verde, comemorando o centenário do bairro.
@ O pai do vereador Rubens Calvo, proponente da sessão solene, foi o médico Alberto Calvo, com consultório no bairro. Foi administrador regional da região, elegendo-se também vereador e deputado estadual. 
@ Segundo a apresentação do capitão PM Alessander, o terreno onde está sendo construída a base foi desapropriado em 1961 para a construção da Escola Estadual Pe. João Manoel da Nóbrega, o Matão.  A área livre era usada para feiras públicas e eventos cívicos. Em 2013 um decreto estadual transferiu sua posse para a Polícia Militar. 
@ Na mesa diretora estiveram (foto acima, esq. para dir.): Vicente Orenga Filho, diretor da SACV; inspetor GCM Nilson Coutinho; capitão PM Pedro Barboza; subprefeito eng. Luiz Fernando Gomez; vereador Rubens Calvo; capitão PM André de Oliveira e inspetor GCM Ariovaldo dos Santos.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado