Av. Braz Leme, Casa Verde – 04/Nov/2014

      A inauguração da primeira ciclovia sobre ponte na cidade aconteceu em um raro dia de chuva, o que impediu o prefeito Fernando Haddad de experimentar na prática a funcionalidade da pista.  Ele atendeu a imprensa sob uma tenda junto ao acesso da ponte da Casa Verde, e reafirmou a meta de completar 400 km de ciclovias na cidade até o final de sua gestão.

 

Primeira ciclovia sobre pontes na cidade de São Paulo.Primeira ciclovia sobre pontes na cidade de São Paulo.

LIGAÇÃO – Segundo a CET, que tem um departamento só para cuidar de ciclovias, com essa ativação a cidade contabiliza 106,5 km de novas faixas de bicicletas, que se somam aos 63 km que já existiam.  Essa ciclovia na ponte da Casa Verde une duas ciclovias: a da av. Braz Leme, que liga a Santana, e a da rua dos Americanos, que leva ao Bom Retiro.  Sobre a ponte, ao lado da costumeira faixa vermelha, foi pintada uma faixa azul para uso dos pedestres.

MAIS DUAS – A jornalista e cicloativista Renata Falzoni é uma das maiores incentivadoras do uso da bicicleta como meio de transporte, e acompanhou a inauguração.  “Hoje se está recuperando uma imensa dívida com os pedestres, com os ciclistas, com os cidadãos”, disse Renata com euforia.  “A demanda vai crescer, tem gente já se sentindo “com asas”, são pessoas que vão seguir da Zona Norte para o Centro. É uma nova política de transporte para a cidade”, afirmou.  O secretário municipal dos Transportes Jilmar Tatto noticiou que já estão em obras mais duas ciclovias nas pontes das Bandeiras (Santana) e Julio de Mesquita Neto (Limão). 

Na inauguração havia agente da CET.Na inauguração havia agente da CET. Prefeito e secretário vêem mapa da obra.Prefeito e secretário vêem mapa da obra.

Minudências:
@ Apesar da chuva o secretário Jilmar Tatto fez um teste na ciclovia, indo até o outro lado da ponte e retornando. 
@ Para acessar a ponte o ciclista precisa atravessar a alça de ligação dos carros que vêm pela Marginal do Tietê e acessam a ponte.  A CET instalou ali uma lombada larga e colocou sinalização.  Porém, como não existe semáforo, a travessia, pelos ciclistas e pelos pedestres, deve ser feita com muito cuidado. 
@ A CET apresentou proposta de construir ciclopassarelas em 12 das 28 pontes existentes nas duas avenidas marginais. 
@ Segundo o release da CET, a ponte da Casa Verde já tem como nome oficial “Ponte Jornalista Walter Abrahão”, que homenageia este que foi também vereador e presidente do Tribunal de Contas do Município, foi morador da Casa Verde por muitos anos.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado