CCJ – 19/Jan/2017

     André Sturm, secretário municipal de Cultura, lançou na ZN o programa Gabinete Aberto, durante visita a equipamentos culturais da região e, em seguida, bate-papo com artistas e coletivos culturais no Centro Cultural da Juventude, na tarde de 19/01.  A proposta do programa é levar o secretário periodicamente todas as regiões da cidade, acompanhado de sua equipe, para conhecer as demandas locais.

 

 O programa Gabinete aberto ouviu demandas culturais da ZNO programa Gabinete aberto ouviu demandas culturais da ZN

VISITAS – O secretário, cineasta, ex-diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS) e coordenador do Cine Belas Artes, começou a visita pela Brasilândia, onde viu a situação da Biblioteca Municipal Afonso Schmidt e da Casa de Cultura da Brasilândia.  Chegando à Cachoeirinha, no CCJ, o secretário visitou as amplas instalações do equipamento e em seguida ficou à disposição para perguntas. Sua visão foi otimista em relação aos equipamentos de cultura da Brasilândia.  Sturm negou qualquer intuito de privatizações de equipamentos públicos como bibliotecas e centros culturais, e esclareceu que o que pode acontecer é conceder esses espaços para organizações sociais administrarem, sob tutela da prefeitura.

 

Sturm em momento do encontro.Sturm em momento do encontro. Jovem faz perguntas.Jovem faz perguntas.

 

DISCURSOS – As perguntas foram feitas em rodadas com quatro perguntadores por vez, embora os participantes mais tenham feitos discursos do que perguntas efetivas. A estudante e jovem monitora cultural Mariane de Souza, apesar de pouca idade, mostrou que sabe bem o que quer em relação a projetos e equipamentos culturais de sua cidade. Segundo ela, privatizações são decisões incertas. “Não acho correto porque é um lugar público, para todos, e normalmente quando coisas assim acontecem, muda toda a essência e contexto do local”, desabafou Mariane.

PARTICIPAÇÃO – Ingrid Soares Santos, gestora de redes e parcerias do CCJ, afirmou que “espero que o trabalho continue na pegada da descentralização, participação, e de um questionamento sobre o que é Cultura, espero que possamos continuar construindo com maior proximidade junto à população, principalmente na periferia, até o ponto em que ela se reconheça dentro dos espaços públicos”, enfatizou Ingrid.

 
Dezenas de pessoas compareceram ao encontro no CCJ.Dezenas de pessoas compareceram ao encontro no CCJ.

 

ASSESSORES – Sturm foi recepcionado pelo diretor do CCJ, Ricardo Scardoelli,  e se fez acompanhar de vários assessores da SMC:  Josephine Bourgois, secretária adjunta; Giovanna Lima, chefe de gabinete; Janaína Fainer, coordenadora de teatros e centros culturais;  Gabrielle Araújo, coordenadora de programação; Giovanna Longo, coordenadora de comunicação e  Priscila Machado, coordenadora de casas de cultura.  A proposta no Gabinete Aberto é exatamente levar a equipe à periferia para conhecer a produção e a demanda local de Cultura.

 

Sturm e a secretária adjunta Josephine Bourgois.Sturm e a secretária adjunta Josephine Bourgois.  Palavra de participante. Palavra de participante.

 

Minudências:

@ André Sturm tem 50 anos e é gaúcho
@ Como diretor de cinema, o secretário de Cultura da cidade  dirigiu seis filmes, sendo três longas-metragens. Seus filmes já foram finalistas e ganhadores de diversas premiações, dentre elas a do Festival de Gramado.
@ O Centro Cultural da Juventude abriga a biblioteca Jayme Cortez, seu acervo é de mais de 10 mil exemplares.
@ O CCJ fica na av. Deputado Emílio Carlos 3641, Cachoeirinha.  Conheça a rica programação de show e cursos do CCJ AQUI.

Texto e fotos:  Ronaldo Lages

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado