CCJ  – 13/Jun/2015

      O 13º encontro dos vereadores com a população, do programa Câmara no Seu Bairro,  aconteceu na subprefeitura Casa Verde/ Limão/ Cachoeirinha, com a presença de cerca de 250 pessoas no Centro Cultural da Juventude.  A lotação completa do espaço fez com que muitos acompanhassem pelo telão externo.

 

Mesa de vereadores no “Câmara no Seu Bairro” da Casa Verde/ Limão/ Cachoeirinha.Mesa de vereadores no “Câmara no Seu Bairro” da Casa Verde/ Limão/ Cachoeirinha.

PRESENTES – Dos 55 vereadores da Câmara, 20 compareceram:   Andrea Matarazzo, Aníbal de Freitas, Antônio Donato, Ary Friedenbach, Aurélio Nomura, Conte Lopes, Claudinho de Souza, Elizeu Gabriel, Jonas Camisanova,  Kamia, Mario Covas Neto, Marquito, Nelo Rodolfo, Netinho de Paula, Noemi Nonato, Ota, Rubens Calvo, Salomão Pereira, Senival Moura e Vavá.  O encontro foi dirigido pelo vereador Antônio Donato, presidente da Câmara.

TEMAS – Dada a palavra por três minutos a cada parlamentar, os principais temas abordados por eles foram: falta de áreas de lazer e problemas de segurança; grave situação nos córregos Bispo e Água Preta (Cachoeirinha), Tabatinguera e Papaterra Limonji (Limão); o problema nos eventos “Pancadões” que incomodam o sono da população; falta de zeladoria; construção da UBS do Jardim Peri; e ocupação da área do entorno do cemitério da Cachoeirinha com equipamentos esportivos. Alguns vereadores, com lucidez, resumiram a fala e passaram a palavra direto aos cidadãos.

Comunidade presente no auditório do CCJ.Comunidade presente no auditório do CCJ.

DEMANDAS – Dado o número de inscritos (mais de 60), houve um sorteio para definição dos moradores que teriam acesso ao microfone por três minutos. Segue abaixo as principais reivindicações:

- Investir recursos para melhorar a situação de atendimento dos hospitais e equipamentos de saúde já existentes, em vez de construir novos.
- Divulgação dos ecopontos e combate ao descarte irregular de resíduos.
- Permanência dos campos de futebol de várzea na Casa Verde, próximo ao Campo de Marte. - Construção de um CEU no Jardim Peri.
- Implantação do Parque Linear do Córrego do Bispo.
- Construção da UBS do Jardim Antarctica e melhoria das UBSs em geral.
- Construção de um centro cultural no Parque Peruche, em terreno já existente.
- Realização do Plano de Bairro da Casa Verde.
- Criação de corredores comerciais nos bairros, para geração de emprego.
- Revitalização e reforma urbana da região da rua Gervásio Leite Rabelo, na Jardim Peri.
- Demandas gerais: mais investimentos na área de moradia, fim da discriminação contra imigrantes haitianos; atenção à Educação, mais importante que a discussão da maioridade penal.

Demanda da população.Demanda da população. Moradora participante.Moradora participante.

ESCLARECIMENTO – Alexandre Padilha, secretário de Relações Governamentais, esclareceu a situação de algumas demandas prioritárias colocadas pela população: 1 – A UBS Jardim Antarctica já tem terreno adquirido, e a licitação da obra será aberta em breve.  2 – O projeto do córrego Tabatinguera, envolvendo drenagem e moradia, foi concluído, e agora é aguardar a execução. 3 – Sobre o parque linear do córrego do Bispo, Padilha afirmou que essa obra envolve a DERSA e as compensações da obra do Rodoanel Norte.  Ele pediu o apoio dos vereadores para conseguir fazer andar esse processo.

Minudências:
@ Às 11h45, apenas 12 dos 20 vereadores permaneciam no encontro com a população.
@ Do meio para o final da audiência o nível de ruído (conversas paralelas) aumentou bastante, dificultando a concentração dos que pretendiam acompanhar o evento.
@ A subprefeitura engloba os distritos de Casa Verde, Limão e Cachoeirinha, com uma população total de 309.376 moradores (IBGE – 2010).
@ Alguns vereadores mostraram vínculo especial com a região.  Rubens Calvo nasceu e tem domicílio na Casa Verde.  Ota informou que passou a infância e a adolescência na Casa Verde.  Na mesma região mora a mãe de Marquito.  Claudinho de Souza nasceu e sua mãe mora até hoje na Vila Santa Maria, Limão.
@ A senadora Marta Suplicy lembrou quando esteve no local onde está o CCJ, e que era o famoso “esqueleto do Jânio”, uma construção abandonada.  Ela disse que iniciou as obras do CCJ, mas não o inaugurou.
@ O secretário de Relações Governamentais, Alexandre Padilha, afirmou que as pessoas confundem o Hospital Geral da Cachoeirinha (estadual) com a Maternidade da Cachoeirinha (municipal).  São equipamentos vizinhos, porém distintos.
@ Padilha, que é médico, contou que sua filha mais nova nasceu na Maternidade da Cachoeirinha, no final do ano passado. Ela nasceu prematura e ficou 30 dias na UTI desse hospital público.
@ Presentes à audiência a senadora Marta Suplicy e o subprefeito Luiz Fernando Gomez.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado