CE-FÓ – 20/Set/2014

      Aproximadamente 300 pessoas acompanharam a presença do prefeito Fernando Haddad ao CE-FÒ – Centro Esportivo Freguesia do Ó, para anunciar o lançamento do edital do novo Hospital Municipal da Brasilândia. Esse equipamento da Saúde era uma promessa da gestão anterior, e não foi sequer começado. A atual gestão colocou esse hospital como Meta 22 do Programa de Metas 2013-2016, e anunciou que a contratação da obra acontecerá até o final de 2014.

 

Momento do encontro.Momento do encontro.

SUSTENTABILIDADE – O hospital será construído em área de 42 mil m², com 250 leitos, centro cirúrgico e obstétrico, ambulatório adulto e pediátrico, pronto-socorro 24h e UTI adulto e neonatal. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município na véspera do encontro, e a pretensão é iniciar as obras em Janeiro/2015, com entrega prevista para 2016. “A Prefeitura investirá mais de R$ 200 milhões na obra, que será executada com práticas de sustentabilidade, como a adoção de energia solar e reuso da água de chuva”, declarou o secretário municipal de Saúde José de Filippi Jr.

Esboço do hospital pronto.Esboço do hospital pronto.

METRÔ – Localizado na esquina da Estrada do Sabão com a av. Michihisa Murata, o hospital vai compartilhar a mesma área onde será construída a estação Vila Cardoso da Linha 6 – Laranja do metrô. Nessa etapa ainda de projetos, essa situação preocupa alguns moradores. O conselheiro participativo Walter Giacon, morador há 60 anos da região, argumentou que “dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço”, manifestando preocupação de que os governos municipal e estadual dialoguem, para que as obras do hospital e da estação de metrô aconteçam simultaneamente da melhor forma. Isso conseguido, o ganho de acessibilidade ao hospital será enorme.

Secretário José de Filippi Jr.Secretário José de Filippi Jr. Prefeito Fernando Haddad no evento.Prefeito Fernando Haddad no evento.

Minudências:
@ O prefeito Haddad afirmou que o atendimento nesse hospital será “100% SUS”, ou seja, totalmente público.
@ No terreno em que se construirá o hospital havia um campo de futebol de várzea. Por isso, como compensação, o secretário José de Fillipi Jr. disse que a obra terá uma novidade: a construção de uma piscina semi-olímpica, aberta ao público, na parte de baixo do hospital.
@ A conselheira de saúde Rute Egg Silva sugeriu o nome “Naelson Correia Guimarães” para nomear o hospital. Naelson faleceu em 2013, e segundo Rute era um dos líderes comunitários pela construção desse hospital.
@ A estação Vila Cardoso da Linha 6 – Laranja do metrô é a penúltima estação, antes da estação terminal Brasilândia.
@ Tecnicamente falando, esse local do hospital fica no distrito Freguesia do Ó, porém bem mais perto do centro da Brasilândia do que do centro da Freguesia do Ó.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado