Jardim Elisa Maria – Maio/2015

      O programa ”Prefeitura no Bairro” se propõe a levar os olhos e os esforços da administração municipal até mais perto da comunidade, através da presença de diversas secretarias trabalhando em conjunto com a subprefeitura local, durante duas semanas.  O prefeito Fernando Haddad e a vice-prefeita Nadia Campeão passaram uma manhã de Sábado verificando esses trabalhos in loco na Brasilândia.

 

Haddad na praça do evento.Haddad na praça do evento. Visita à CEI Jd. Santa Tereza.Visita à CEI Jd. Santa Tereza.

AÇÃO – A base do programa foi montada na praça dos Sete Jovens, no Jardim Elisa Maria. Durante a inspeção o prefeito Haddad avaliou que “esse programa tem dado muito certo porque você vem com toda a equipe, ouve, e processa todas as reivindicações. Muita coisa dá pra fazer imediatamente e algumas coisas a gente faz com mais calma, mas faz, planeja pra fazer”.  Já o subprefeito de Freguesia/ Brasilândia, Bruno Ghizellini Neto, apresentou números alcançados pelo programa (veja Minudências abaixo).

VISITAS – O prefeito conheceu uma praça criada em local de fluxo de movimentos funk e ponto viciado de descarte de lixo, na rua Bernardo de Veras.  “Essa região toda tem muito problema de descarte irregular de lixo. E essa é uma luta que a gente tem que travar junto, está aqui o pessoal da Amlurb, que é a autoridade de limpeza que vai atrás dos pontos viciados, que vai atrás das caçambas pra recolher. A gente vai atrás de mais terrenos para fazer ecopontos para a comunidade”, garantiu a vice-prefeita Nádia.  Em seguida a comitiva visitou a CEI Jardim Santa Teresa, localizada à rua Augusto César Sandino s/nº, e a Casa Brasilândia, de assistência à mulher.

Vice-prefeita Nadia Campeão na Casa Brasilândia.Vice-prefeita Nadia Campeão na Casa Brasilândia.

PROMESSAS – A obra mais esperada pela comunidade é o Hospital da Brasilândia, e o prefeito Haddad não se furtou a dar prazos de realização.  “Deu trabalho porque não tinha projeto e não tinha um terreno definido. Depois que nós definimos o terreno, tivemos que contratar o projeto e licitar a obra”, afirmou o prefeito.  E houve um atraso de seis meses para alterar a posição do hospital e liberar espaço para a estação de metrô da Linha 6 – Laranja.  Isso vai aproximar duas promessas antigas para a região: o hospital da Brasilândia ficará junto a uma estação de metrô.  Haddad afirmou que a obra começa em Junho próximo, e a entrega será em 18 meses, portanto no final de 2016.  “No mês que vem a gente volta e nós vamos inaugurar a obra juntos”, convidou o prefeito.

CONSELHO – No embalo do “Prefeitura no Bairro” o secretário de Relações Governamentais, Alexandre Padilha, se reuniu com conselheiros participativos no auditório da subprefeitura. Em pauta os programas de habitação popular, expansão do serviço de saúde pública e melhoria da limpeza urbana. Também participaram Januário de Almeida, chefe de gabinete da subprefeitura; Ricardo Rodrigues, da secretaria municipal de Habitação; e Alberto Oliveira, coordenador regional da Supervisão de Vigilância em Saúde Norte.

HABITAÇÃO – Na área de habitação, os conselheiros questionaram sobre o número de moradias populares previstas e sobre o programa de regularização fundiária. Rodrigues esclareceu que o município prevê a construção de 55 mil novas moradias e o atendimento de 200 mil famílias pelo Programa de Regularização Fundiária. Segundo ele, a partir deste mês os munícipes cadastrados no programa Bolsa-Aluguel já podem consultar no site da SEHAB onde serão alocados. Os conselheiros indagaram sobre uma obra para resolver os alagamentos na rua do Promontório. Almeida informou que a obra já está prevista no programa da subprefeitura, aguardando apenas que haja dotação orçamentária para sua realização.

Secretário Padilha com conselheiros participativos e equipe da subprefeitura.Secretário Padilha com conselheiros participativos e equipe da subprefeitura.

ECOPONTOS – Sobre os pontos viciados de descarte irregular de entulho,  o secretário Padilha informou que a prefeitura tem gasto cerca de R$ 2 bilhões com a varrição, coleta de lixo doméstico e de materiais inservíveis, operação cata-bagulho e manutenção dos ecopontos. “Se a coleta está passando e há lixo na rua, estamos jogando dinheiro no lixo”, comentou Padilha.  Almeida informou que recentemente foi inaugurado o Ecoponto Vila Rica e que já está aprovado a criação do Ecoponto Paulistano, porém o chefe de gabinete observou que a administração enfrenta dificuldade em encontrar terrenos para novas unidades.

SAÚDE – Os conselheiros cobraram a criação da UBS Brasilândia 4, em benefício de cerca de 10 mil moradores do Jardim Paraná e do Damasceno, além de uma maior oferta de médicos para cumprir a demanda existente. Oliveira informou que a secretaria convocou aprovados em concursos para áreas de apoio e tem feito esforços para atrair novos médicos para a região, inclusive por meio do programa federal Mais Médicos. O especialista afirmou que a criação do Hospital da Brasilândia deve oferecer mais profissionais e aliviar o atendimento das UBSs.

Minudências:
@ Na visita o prefeito anunciou a convocação de uma audiência pública sobre o Parque Brasilândia; a reforma do Parque Linear Canivete, da Praça Sete Jovens e da Casa Brasilândia (Centro de Atendimento às Mulheres), entre outras medidas de interesse da comunidade.
@ O subprefeito Ghizellini Neto relatou os primeiros resultados da ação: limpeza de 350 bueiros, 80 poços de visita, 4500m² de leitos de córregos.  Houve o corte 26 mil m² de grama em praças e canteiros; 1200 buracos tapados; asfaltamento da rua Augusto Cesar Sandino e do pátio junto à escadaria Rômulo Naldi; revitalização e limpeza da área municipal da rua Bernardo de Veras e de 4 mil m² de calçadas de imóveis municipais.
@ Segundo relatório parcial da subprefeitura, de 04 a 08 de Maio foram realizados 1173 atendimentos por todas as equipes envolvidas, sendo o serviço mais procurado o CAT/MEI com 502 atendimentos.
@ Acompanharam o prefeito a primeira-dama Ana Estela, o secretário de Coordenação de Subprefeituras Ricardo Teixeira, o secretário de Serviço Simão Pedro, a secretária de Políticas para as Mulheres Denise Motta Dau, o secretário da Cultura Nabil Bonduki, o secretário do Verde Wanderley Meira do Nascimento, o secretário dos Transportes Jilmar Tatto, o secretário dos Direitos Humanos Eduardo Suplicy, o secretário da Promoção da Igualdade Racial Antonio Pinto, e os vereadores Eliseu Gabriel e Paulo Frange.
@ A subprefeitura Freguesia/ Brasilândia tem uma população total de 407.245 habitantes (IBGE 2010).  Só a Brasilândia tem 264.918 moradores, sendo um dos distritos de mais alta vulnerabilidade social da cidade.
@ Segundo a assessoria de comunicação a  Brasilândia voltará a promover o “Prefeitura no Bairro” no segundo semestre de 2015.
@ ET.: Confiram o comentário abaixo do conselheiro participativo Rui Primo, sobre a entrega de um manifesto dos conselheiros ao secretário Alexandre Padilha. 

Colaboração de texto e fotos: Aline da Cruz (subp. FÓ/Brasilândia)

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado